Conheça 4 mitos e verdades sobre a computação na nuvem

Muito se fala a respeito da computação na nuvem, também conhecida como Cloud Computing. É inegável que esse fenômeno veio para ficar e mudar a forma como o setor de TI se relaciona com as startups, micro e pequenas empresas, organizações e governos.

Mas ainda existem vários mitos e verdades sobre computação na nuvem. Conheça alguns deles!

1 - O retorno do investimento é rápido [Verdade]

Sim, a computação em nuvem não exige tempo como as antigas instalações demoradas nem configurações de servidores realizadas de máquina em máquina. Todo o sistema é virtualizado e se encontra online.

Aplicativos, servidores e dados da empresa ficam automaticamente disponíveis para empreendedores, gerentes e administradores. Para isso, basta apenas pagar a assinatura mensal e a solução já vem pronta e customizada, esperando que a empresa comece a usufruir de seus benefícios.

A computação em nuvem tem uma imensa vantagem: a escalabilidade! Ela é considerada por muitos o maior benefício da Cloud Computing, já que, graças a ela, as empresas conseguem reduzir custos, uma vez que a organização contratará somente os recursos que vai efetivamente utilizar e pode aumentar ou diminuir a sua demanda em qualquer momento.

2 - A computação em nuvem não é segura [Mito]

Se algum profissional de TI diz que a computação em nuvem não é segura, ele está enganado ou desatualizado. Essa afirmação é muito comum entre aqueles que estão acostumados a trabalhar com datacenters instalados na própria empresa, o que exige a contratação de pessoas capacitadas para a operação e manutenção do sistema.

No entanto, além desses servidores exigirem uma manutenção mais cara e constante, e espaço físico climatizado, eles estão mais sujeitos a ataques de segurança e geram um alto custo para as empresas que os adotam. Enquanto isso, a computação em nuvem trabalha em um ambiente totalmente virtualizado e todos os processos de atualização dos aplicativos e do sistema operacional podem ser realizados de forma automática.

Os dados armazenados na nuvem ficam distribuídos para que, caso algum servidor apresente uma falha, todas as informações são redirecionadas para outro servidor, de forma totalmente segura, já que o próprio sistema de Cloud Server pode contar com firewalls, antivírus e sistemas modernos de proteção de dados contra invasores.

3 - Sua gestão é mais ágil e precisa [Verdade]

Os sistemas de computação em nuvem podem ser acessados pelos empreendedores, administradores e gestores de qualquer lugar, através de um computador ou de dispositivos móveis. Ou seja, se você está em uma viagem de negócios, consegue acompanhar tudo o que está acontecendo na empresa, já que as informações corporativas são processadas e atualizadas em tempo real.

Um gestor chega para uma reunião e precisa de algum relatório específico ou informação? Basta acessar o sistema na nuvem e obter o dado que necessita. Isso diminui problemas com atrasos e falhas operacionais, garantindo uma gestão mais ágil e precisa.

4 - A computação em nuvem reduz a complexidade do seu negócio [Verdade]

Na prática, a computação em nuvem facilita todos os processos dentro de uma empresa, integra todos os seus sistemas, facilitando o entendimento da complexidade do negócio como um todo. Porém, se a startup, micro ou pequena empresa trabalha em um mercado muito específico, a Cloud Computing não será a solução de todos os seus problemas.

A computação em nuvem é importante para o crescimento organizacional, mas ela não tem autonomia para resolver questões que envolvam a administração da empresa ou o seu tipo de modelo de gestão.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Conheça 4 mitos e verdades sobre a computação na nuvem
Share this