/ escalabilidade

5 motivos para sua próxima hospedagem de sites ser na nuvem

A internet viabilizou às pessoas a possibilidade de armazenar dados, textos, planilhas, fotos, áudios, vídeos, apresentados em interfaces como sites, blogs, vídeos e muito mais. Por trás de tudo isso há um grande parque tecnológico que interliga pessoas de todas as partes do mundo: a nuvem.

Com cada vez mais sites e aplicações hospedadas na nuvem, os provedores de hospedagem de sites se tornam essenciais para que os criadores de conteúdo possam levar sua mensagem a seus seguidores.

A hospedagem de site tem limites variáveis de acordo com planos específicos e modelos tecnológicos adotados em cada provedor. Estes serviços vêm evoluindo e melhorando significativamente com o passar dos anos, podendo acontecer em servidores compartilhados, servidores virtuais privados (Virtual Private Server - VPS), servidores dedicados ou baseados na nuvem, como o Cloud Server.

Todas estas modalidades convivem bem no mercado e, atualmente, têm praticamente a mesma faixa de custo para o cliente. Neste artigo você verá 5 boas razões pelas quais deve considerar apostar na hospedagem em nuvem para seu site.

Confira!

O que é Hospedagem de sites na Nuvem?

Nesta modalidade, um site é hospedado em várias máquinas físicas, que trabalham integradas distribuindo as cargas de processamento, armazenamento de dados e memória. Desta forma, é possível expandir ou reduzir sob demanda os recursos utilizados por um site. Pode aplicar a tecnologia cluster, grid ou ser suportada por uma rede CDN (Content Delivery Network, em português Rede de Distribuição de Informação).

O que é a tecnologia cluster?

Na tecnologia cluster, dois ou mais servidores trabalham em conjunto como se fossem um só, sendo gerenciados por um software específico para distribuição de tarefas.

O que é a tecnologia grid?

A tecnologia grid utiliza vários computadores em uma rede local ou de longa distância, constituindo uma grande máquina virtual, com altas taxas de processamento, sendo as tarefas divididas entre todas estas máquinas.

Como funciona uma rede CDN?

Este tipo de rede armazena o conteúdo do site em múltiplos servidores, instalados em diversas localidades geográficas do mundo. Desta forma, o internauta acessa o site de seu interesse, no servidor mais próximo fisicamente de sua localização, com alta velocidade e o tráfego de dados requer menor largura de banda.

Agora que você já adquiriu importantes conceitos e conhecimentos sobre este serviço imprescindível da internet, saiba por que a sua próxima hospedagem será na nuvem. ☁

1. Recursos escaláveis

Na hospedagem de sites na nuvem, os recursos utilizados pelo site são ajustados de acordo com a demanda, considerando o volume de tráfego de dados, se tornando praticamente ilimitados, já que é possível utilizar múltiplos servidores simultaneamente.

Esse ajuste é feito quase em tempo real e o usuário pode, por exemplo, solicitar um aumento de memória hoje e daqui a 20 dias quando não for mais necessário, pode solicitar um downgrade em seu plano. Tudo sem complicação e de forma rápida.

2. Alta disponibilidade

Devido à redundância de equipamentos trabalhando em conjunto, mesmo que haja falhas ou defeitos em algum componente de um servidor, outro será imediatamente acionado e assumirá as tarefas em andamento.

Isto garante alta disponibilidade do site, sem que haja descontinuidade ou interrupções do serviço. Mesmo que ocorra algum imprevisto, seja ele de pequeno ou grande proporção, ainda assim será possível a manutenção dos serviços de forma transparente para o usuário, ou seja, sem que o usuário fique sabendo que um servidor teve algum problema. Show, né?

3. Rapidez de processamento

Em caso de pico de tráfego, o acesso ao conteúdo do site se torna mais ágil, já que a tarefa será direcionada ao servidor com maior disponibilidade (no caso de infraestrutura cluster ou grid), e/ou mais próximo do internauta (no caso de infraestrutura CDN).

Desse modo, não há latência e nem ocorrência de instabilidade no site.Desta forma é possível garantir alta disponibilidade dos serviços do site e os usuários podem ter uma boa experiência de uso com o site.

4. Facilidade de uso

Até pouco tempo atrás era necessário grande conhecimento técnico para configuração de servidores. Hoje não é necessário dominar conhecimentos técnicos, geralmente, são disponibilizados templates de criação automática de sites e vídeos tutoriais de ensino que permitem a qualquer usuário hospedar o seu site em poucos minutos — o seu uso é tão amigável quanto o uso dos planos tradicionais.

Em algumas empresas, as configurações também são automáticas e o painel de controle é intuitivo e amigável. Utilizarei a Configr como exemplo, por possuir uma Cloud Platform (plataforma em nuvem) altamente gerenciável, garantimos ao cliente que ele perca menos tempo configurando seu cloud e assim pode focar em seu negócio, o que realmente importa para ele.

5. Custo-benefício favorável

Nos anos 90, para hospedar um site, era necessário que o usuário tivesse um conhecimento técnico de alto nível e os custos do serviço eram altos — consequentemente, isso limitava, significativamente, o público.

Com foco na inclusão digital, recursos de automatização de criação e configuração de sites foram desenvolvidos ao longo do tempo e novas arquiteturas tecnológicas de suporte, gerenciamento de sites e de tráfego de dados surgiram, ampliando o acesso a públicos anteriormente não alcançados, melhorando a performance e diminuindo os custos dos serviços.

A cada dia que passa, os custos de utilização da hospedagem na nuvem têm ficado mais acessíveis e os avanços tecnológicos têm contribuído para que suas funcionalidades técnicas e operacionais sejam refinadas, otimizando os resultados alcançados.

Há planos básicos de hospedagem em nuvem a partir de R$ 79,00 mensais, menos de R$ 3,00 por dia. É a prova de que o cloud é acessível a todos que querem seu espaço na internet.

Conclusão

Com esta crescente melhoria tecnológica, os provedores de hospedagem de sites estão adotando a tecnologia em nuvem, que garante acesso rápido e seguro aos sites de seus clientes e reduz, drasticamente, a ocorrência de falha técnica, indisponibilidade, instabilidade e descontinuidade dos serviços prestados. Assim, o responsável pelo site e os seus seguidores terão alto nível de satisfação garantido.

Para o usuário final, esta migração para a nuvem é imperceptível, por isso, em algum momento sua hospedagem será na nuvem e você pode nem estar ciente disto, mas, com certeza estará satisfeito com o serviço prestado e com a experiência de navegação.

E se você ainda não tem seus sites na nuvem, não perca tempo e teste a nuvem na Configr. Garantimos até 7 dias grátis para ver por conta própria tudo que dissemos nesse artigo e comprovar a eficácia do Cloud Hosting.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 motivos para sua próxima hospedagem de sites ser na nuvem
Share this