5 passos para criar uma Persona Incrível
Uma das palavras da moda é “persona”.
Mas o que ela é? Bem simples: um personagem fictício extremamente humanizado, criado com base em informações reais dos seus clientes!
Ela tem o objetivo de fornecer uma compreensão profunda sobre as qualidades, necessidades, medos, dores e demais informações sobre o seu cliente ideal.
Dessa maneira, o profissional de marketing pode criar campanhas bastante otimizadas e segmentadas, sempre focadas em enviar a mensagem certa às pessoas certas, aumentando sua taxa de conversão.
Legal, né? Vamos entrar nesse mundo?
1 - Colete dados sobre os clientes
Para criar sua persona, você deve fazer pesquisas e coletar o máximo possível de dados sobre os seus atuais clientes e sobre os clientes em potencial.
Ou seja, para que a persona seja certeira e definitiva para sua campanha de marketing, você precisará de informações relevantes sobre o seu público-alvo!
Lembre-se que nessa fase da criação da persona não existe margem para a especulação: tenha certeza da validade destas informações.
2 - Analise os padrões dos dados de seus clientes
Na criação da persona definitiva deve-se buscar as características dos clientes que sejam mais recorrentes para que a idealização seja quase que perfeita.
Vejamos um exemplo fictício que uma empresa focada em cursos de yoga colheu com a análise dos traços mais comuns dos seus clientes:
Idade: 40-55 anos
Gênero: Mulher
Profissão: Área Jurídica
Estado Civil: Casado
Filhos: Não Possui
Renda Mensal: R$ 6.500
Interesse: Cursos esotéricos de fim de semana e aulas de Yoga.
Com estes dados já dá para se ter uma ideia do tipo de cliente.
Mas convenhamos: ainda assim parece um pouco difícil de compreender a profundidade de toda a vida destes clientes, não é mesmo? Então vamos ao próximo passo!
3 - Faça questionamentos
A melhor forma de chegar a conclusões mais aprofundadas é fazer questionamentos e se colocar no lugar da persona.
Portanto, com base nas informações coletadas e na análise dos padrões, faça perguntas relativas àquilo que você acredita faltar na sua pesquisa.
Veja alguns exemplos de questões apropriadas:
Qual o nome mais comum desse tipo de pessoa?
O que motiva ela a buscar cursos esotéricos?
Quais serão suas dores, medos e sonhos?
Se eu fosse ela, quais problemas eu estaria enfrentando?
Quais os problemas de pessoas da idade dela?
Selecionadas as perguntas, desenvolva respostas. O ideal seria perguntar para pessoas da área ou até mesmo para alguém que preencha os requisitos básicos do seu público alvo.
No entanto, sabemos que isso nem sempre é possível, então a sua empresa pode ter uma reunião de brainstorming e tentar responder esses questionamentos.
Feito é melhor que perfeito!
4 - Descreva a Persona com base nas suas conclusões
A partir das respostas obtidas com as perguntas anteriores, chegou a hora de colocar em prática todo o seu conhecimento sobre a persona.
Para isso dê um nome e vá descrevendo suas características!
Aqui vai um exemplo:
“Rafaela tem 44 anos, é advogada realizada profissionalmente e sofre com o estresse da sua rotina profissional. Ela é casada e não tem filhos, se comunica de maneira formal e sente incômodo com o foco materialista que deu à sua vida.
Agora, ela quer fazer cursos com enfoque esotérico e está interessada em aliviar seu estresse através de práticas alternativas como meditação e Yoga. Seu interesse esotérico é causado pela necessidade de se tornar mais espiritualizada.”
5 - Esteja em constante evolução
Apesar da persona estar bem definida, com certeza existe espaço para melhoria e evolução.
Os seres humanos estão em constante mudança, sua idade passa, seus interesses mudam e se renovam com o passar do tempo.
Portanto, esteja sempre preparado para repetir o processo e fazer uma manutenção da sua persona quando for necessário.
Afinal, tudo tem prazo de validade, não é mesmo?
Conclusão
Como podemos ver, conseguimos ter uma noção bem mais precisa do público alvo ao criar a persona. Com isso, criar uma estratégia segmentada que aumente suas chances de conversão fica muito mais fácil!
Afinal, conhecendo a fundo o seu cliente você será capaz de oferecer soluções extremamente apropriadas às suas necessidades, saberá quais problemas ele enfrenta e poderá aumentar drasticamente seus resultados. Falando em soluções, a Configr está empenhada em lhe ajudar, clique aqui e veja como!