/ cloud

5 razões pelas quais a sua empresa deve migrar para a nuvem

A tecnologia Cloud proporciona muitas vantagens às empresas que a aderem e pode ser tornar um grande diferencial entre o seu negócio e seus concorrentes.

Você sabe o que é Cloud Computing? ☁️

Cloud computing é a tecnologia responsável pela execução de serviços e sistemas, além do armazenamento de arquivos na nuvem.

Com esse recurso é possível aumentar (e muito!) o desempenho e a segurança das informações e dados armazenados.

Muitas ferramentas podem aproveitar as vantagens de utilizar um servidor na nuvem. Uma das atividades que pode ser muito beneficiada por esse tipo de tecnologia, por exemplo, é a gestão empresarial.

Os sistemas de gestão empresarial (Enterprise resource planning, em inglês) na nuvem, os chamados ERP cloud proporcionam mais controle e acessibilidade às informações.

Com um sistema de Gestão Empresarial ERP é possível, por exemplo, registrar em um só lugar todas as informações da empresa e acessá-las de qualquer lugar e em qualquer horário.

O sistema ERP permite ainda controle de estoques, cadastro de clientes e fornecedores e controle financeiro.

Além disso, é possível emitir notas fiscais eletrônicas e gerar relatórios, o que auxilia na tomada de decisões para a empresa.

Agora que introduzimos o assunto, é hora de vermos 5 razões pelas quais a sua empresa deve migrar para a nuvem. ?☁️


#1. É mais seguro ?

A falta de conhecimento no assunto pode gerar dúvidas e confundir muitos empresários, fazendo-os acreditar que o armazenamento em nuvem é mais perigoso.

Contudo, o que acontece é justamente o contrário! O armazenamento cloud oferece mais segurança às informações e dados registrados.

A tecnologia de armazenamento em nuvem funciona em uma rede de servidores que trabalham em conjunto, ou seja, uma ação física de destruição de parte desses equipamentos se torna completamente inútil, não oferecendo problemas aos contratantes.

Um tipo específico de tecnologia Cloud que vem crescendo bastante nos últimos anos são os Cloud Servers (em português, Servidores na nuvem), considerado o melhor tipo de hospedagem da atualidade.


#2. Amplia o acesso às informações ?

Como as informações estão armazenadas na nuvem o acesso é facilitado e pode ser realizado a partir de diversos dispositivos (notebook, tablet, smartphone) com acesso à internet, a qualquer hora.

Essa praticidade permite um maior controle do gestor sobre as informações que mais interessam a ele. Com tecnologias cloud, não é necessário levar papéis para reuniões ou viagens.

Além disso, o gestor não fica dependente de dispositivos físicos, como um pendrive, para armazenar e ter acesso a informações.


#3. Aumenta a produtividade ?

Quando o sistema utilizado pela empresa pode ser acessado por todos os funcionários, com a devida segurança, o trabalho se torna mais fácil e a produtividade aumenta.

Isso permite a realização de tarefas por diferentes pessoas ao mesmo tempo, proporcionando agilidade e eficiência à empresa.


#4. Melhora a comunicação interna ?

No dia a dia das empresas é muito comum que os gestores passem boa parte do tempo fora do escritório.

Isso pode acabar se transformando em um problema de comunicação na empresa, gerando altos custos e mal entendidos.

A tecnologia Cloud oferece soluções para esse problema, como a possibilidade de realizar videoconferências sem precisar instalar qualquer tipo de programa no computador. Além disso, existem também soluções online de mensagens instantâneas.

Essas soluções permitem o aumento das opções de comunicação com a sua equipe, possibilitando a eliminação de comunicações confusas, reduzindo atritos e melhorando a qualidade da condução dos processos internos.


#5. Redução de custos ?

A tecnologia cloud computing proporciona várias oportunidades de redução de custos internos, como:

  • Diminuição do uso de papel;
  • Opções mais econômicas de comunicação interna;
  • Redução de gastos com servidores.

Além disso, os recursos tecnológicos permitem o aumento do desempenho de sua equipe sem necessitar de grandes investimentos iniciais, reduzindo os custos com treinamentos específicos para funcionários e com manutenção de servidores.


Você percebeu quantas vantagens a tecnologia de armazenamento na nuvem pode proporcionar à sua empresa?

Seu negócio está aproveitando os benefícios da cloud computing, seja utilizando softwares ou hospedando seus sites, emails e demais aplicações na nuvem?

Se não, busque uma empresa que ofereça serviços e soluções em cloud computing e veja como seu negócio pode melhorar com esses recursos!

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 razões pelas quais a sua empresa deve migrar para a nuvem
Share this