/ cloud server

6 motivos pelos quais a sua empresa deve usar Cloud Server

Você já ouviu alguma vez falar nos servidores na nuvem? O Cloud Server, como é chamado em inglês, está cada vez mais comum e vêm se expandindo nas empresas.

A hospedagem de site na nuvem, em países como Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos e Japão, vem sendo utilizado em larga escala, tanto pelas grandes corporações, quanto pelas empresas de pequeno e médio porte, buscando maior flexibilização do trabalho e redução de custos. E no Brasil não é diferente!

Neste artigo você verá as vantagens de utilizar o Cloud Server e como ele pode ser benéfico à sua empresa.

O que é Cloud Server?

Para entender o que é Cloud Server, antes você precisa entender o que é Cloud Computing, pois sem o segundo o primeiro não poderia existir.

Cloud Computing ou Computação em nuvem é a tecnologia que utiliza grandes estruturas remotas para armazenar dados, executar projetos, e manter sistemas corporativos em diversas escalas por meio da conectividade à internet.

Com o Cloud Computing as empresas são capazes de aumentar sua produtividade, além de conseguir reduzir os custos de TI. Tudo feito de acordo com a realidade de cada um, já que cada empresa tem sua realidade.

Como funciona o Cloud Server?

Como bem diz o nome, Cloud Server na mais é do que um servidor em nuvem. Na prática significa que existe um conjunto de servidores e sistemas virtualizados, presente em um data center (servidor físico que fica localizado na empresa provedora dos serviços).

Importante: não confundir Cloud Server com VPS (Virtual Private Server).

Assim, o contratante do serviço de cloud server vai ter um perfil individual dentro desse conjunto de servidores, com configurações personalizadas, que fazem com que ele opere como um servidor dedicado online, porém com os benefícios adicionais do serviço, como a flexibilidade, segurança e a escalabilidade de todos os seus recursos e serviços. Diferentemente da hospedagem compartilhada, onde o usuário fica à mercê de diversos fatores externos que podem levar seu site a ficar fora do ar.

O Cloud Server garante uma coisa que os outros tipos de hospedagem nem sempre podem garantir: alta disponibilidade. Isso acontece devido à forma que o Cloud Computing foi projetado para ser, pois não é apenas um servidor físico que hospeda todas as informações e sim vários, assim, caso um servidor fique inoperante, outro assume seu lugar e tudo continua funcionando.

Benefícios do Cloud Server

1. Performance

Os servidores antigos exigiam das empresas espaços físicos especiais, com diversos cabos e conexões, além de sistemas de ar condicionado para o resfriamento das máquinas e, em muitos casos, do acompanhamento de um profissional de TI, o que tornava toda essa estrutura mais complexa e onerosa.

Já a nuvem é uma solução que acaba com esse sistema ultrapassado e permite que as empresas, independentemente de seu porte ou espaço físico tenham acesso a um sistema muito mais dinâmico, barato e moderno.

Enquanto isso, são os provedores cloud que abrigam os data centers e estruturas especiais com todos os servidores de seus clientes, tornando todo o processo mais dinâmico, inteligente e oferecendo uma excelente performance para os empreendedores.

2. Redução de custos

Uma das grandes vantagens do serviço de cloud server é que a empresa pode pagar apenas pelos recursos que utiliza, tanto no nível de memória e velocidade de processamento quanto no fluxo e armazenamento de dados.

No caso das micro e pequenas empresas, esse é um benefício ainda mais importante, que gera maior flexibilidade e produtividade. Porém, com economia para o bolso do empreendedor.

3. Escalabilidade

Diversas micro e pequenas empresas começam com baixos orçamentos. Mas, com o tempo, o negócio se expande e a necessidade de uma maior capacidade de dados e recursos cresce proporcionalmente.

Graças à escalabilidade, o serviço de cloud server pode ser expandido de acordo com a sua necessidade, oferecendo mais recursos e aplicações, à medida que a demanda da empresa aumenta.

4. Estabilidade

O serviço de cloud server conta com cada vez mais estabilidade no mercado e é muito valorizado por isso. Ou seja, o seu sistema irá funcionar perfeitamente seja com baixas demandas ou até mesmo com um grande volume de dados.

A empresa jamais vai precisar parar o seu trabalho por causa de um servidor com problemas. Quando o sistema do próprio servidor cloud detecta alguma falha, ele disponibiliza, de forma totalmente automática outro servidor, sem afetar a segurança dos dados nem deixar o sistema da empresa na mão. O cloud server funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

5. Mobilidade

O cloud service pode ser acessado de qualquer lugar, até mesmo através de dispositivos móveis, como tablets e celulares, desde que haja acesso à internet.

Muitas micro e pequenas empresas ainda utilizam o transporte de dados e arquivos através de mídias removíveis, como pendrives, cartões de memória e DVDs, o que torna essa movimentação perigosa, uma vez que as mídias, por serem físicas, podem ser danificadas acidentalmente e os dados, perdidos. Com o cloud server, isso não acontece.

6. Segurança da informação

Com todos os dados na nuvem, micro e pequenos empreendedores conseguem acessar dados confidenciais da empresa, arquivos e até mesmo dados financeiros, de forma totalmente segura, sem riscos de perda ou corrompimento de dados.

No caso de organizações que trabalham com mídias pesadas, como gráficos 3D, fotos e vídeos, a cloud server permite que eles sejam acessados e trafegados de forma muito mais rápida e sem riscos à segurança.

Conclusão

Como viu, o Cloud Server é uma ótima opção para hospedagem de sites e esses 6 motivos são apenas os principais, pois há outras camadas que validam a eficácia do Cloud Server.

E aí, pronto para utilizar a hospedagem em nuvem e ter liberdade para focar mais tempo à sua empresa? A Configr pode te ajudar nisso, com uma plataforma em nuvem altamente gerenciável, você poderá em poucos cliques otimizar ações que geralmente levam tempo, como fazer uma migração, por exemplo.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
6 motivos pelos quais a sua empresa deve usar Cloud Server
Share this