/ cuidados

8 cuidados que você precisa ter quando for fazer Home Office

O home office está ganhando cada vez mais espaço entre autônomos, freelancers, prestadores de serviço e também entre empresas que buscam agilidade, produtividade e redução de custos. Na verdade, esse modelo de trabalho é uma alternativa interessante ao formato tradicional e supre algumas demandas dos tempos atuais, relacionadas a qualidade de vida, autonomia e flexibilidade de horários, principalmente, nos grandes centros urbanos.

O tempo desperdiçado no trânsito e o estresse causado pelos deslocamentos diários, são responsáveis por prejuízos financeiros e impactos negativos na saúde física e psicológica de muitos profissionais.

Porém, para garantir as vantagens do home office, é preciso ter alguns cuidados. Conheça, no artigo de hoje, os principais.

1 - Pesquise a legislação

É importante pesquisar a legislação trabalhista e as regras existentes em seu município e estado, a respeito da prática do home office. No caso de profissionais autônomos e freelancers, possivelmente não haverá problemas, mas as empresas devem atentar para essa questão, antes de oferecer o trabalho remoto aos seus colaboradores.

De qualquer forma, o controle oficial das horas trabalhadas é necessário, a fim de evitar reclamações e ações futuras. Também é interessante consultar se os conselhos de classe do ramo de atuação possuem exigências especiais quanto a este procedimento.

2 - Mantenha a rotina

O home office precisa de rotina e exige muita disciplina e concentração. Assim, os colaboradores devem acompanhar a jornada acordada com o gestor, exatamente para assegurar a integração com os demais membros da equipe. Todos os profissionais que atuam em home office precisam estabelecer regras cotidianas, manter horários regulares para as refeições e preservar hábitos comuns.

3 - Organize o ambiente de trabalho

É fundamental organizar um ambiente de trabalho apropriado, que conte com os recursos necessários, como notebook, impressora, scanner, celular ou telefone fixo. Outros pontos também devem ser considerados, como iluminação, temperatura, layout funcional, móveis ergonomicamente planejados e certificar que ruídos externos sejam abafados.

4 - Faça uma lista de tarefas

Planejar as atividades diárias e semanais, com antecedência, colabora muito para o sucesso do home office. Prepare uma lista de tarefas, definindo prioridades e respeitando prazos de entrega e pendências. Essa lista deve ser atualizada constantemente e pode ajudar a mensurar o desempenho do profissional, através do percentual de tarefas realizadas dentro do cronograma.

5 - Planeje horários e elabore uma agenda

Para manter a produtividade e não misturar os horários de trabalho e lazer, é fundamental planejar corretamente a distribuição do tempo e definir períodos para a realização de cada atividade — a lista de tarefas deve ser a base para este planejamento. Com uma agenda, mesmo que flexível, é possível organizar as demandas do dia a dia, da semana e até do mês, com mais transparência, garantindo a qualidade das entregas e o atendimento aos prazos acordados.

6 - Reduza as distrações

O modelo home office também pode trazer mais distrações para o profissional, por isso, é preciso administrar o acesso à internet, às redes sociais e à televisão. Também é ideal gerenciar o tempo dedicado a assuntos pessoais, aos telefonemas e intervalos durante o trabalho.

7 - Invista em aplicativos para aumentar a produtividade

Os aplicativos se tornaram bons aliados dos profissionais que buscam maior produtividade e, atualmente, é possível contar com esses recursos para gerenciar atividades, definir agendas e organizar prioridades. Alguns exemplos úteis são o Trello (para administração de tarefas), o Dropbox (para compartilhamento de arquivos) e o Toggl (para contagem de tempo gasto em cada tarefa).

8 - Evite o isolamento

O home office pode contribuir para o seu isolamento, prejudicando a produtividade e o desenvolvimento profissional. Por isso, é fundamental atentar para as novidades do mercado, manter o contato pessoal com os colegas e reforçar o networking, através de reuniões, encontros, congressos e eventos da área.

Você também já adotou o home office? Compartilhe com a gente suas dicas e experiências!

 
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
8 cuidados que você precisa ter quando for fazer Home Office
Share this