/ certificado

A importância de se ter um site com HTTPS

Você sabe o que é o HTTPS e quais as suas vantagens? Descubra neste artigo!


Comprar e vender pela internet tem se tornado uma prática cada vez mais comum no mundo inteiro. Sendo assim, mais e mais pessoas sentem que precisam garantir a segurança das suas transações.

Uma das formas de proteger os dados dos consumidores na internet é utilizando o protocolo HTTPS nos sites! Esse protocolo garante que dados sensíveis não caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas. E é sobre esta tecnologia que falaremos no artigo de hoje!


História e Funcionamento do HTTPS ? ?

O protocolo HTTPS foi criado em 1994 pela Netscape Communications, para ser usado no seu navegador Netscape e hoje é sinônimo de segurança na rede, sendo bastante utilizado na internet.

Mas o que ele significa? Simples! HTTPS é a sigla para Hyper Text Transfer Protocol Secure (ou “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”, em português). Sua função é criar um canal seguro de transferência de informações entre o navegador do usuário e o servidor. Assim, ele evita que pessoas mal-intencionadas efetuem escutas ilegais dos dados transferidos na rede.

Com essa explicação, você deve imaginar que essa tecnologia é bastante utilizada em sites que lidam com informações sigilosas, né? O protocolo HTTPS é utilizado para melhorar a segurança de sites com trocas de informações delicadas, como cartões de créditos e senhas.

HTTP x HTTPS ??

Já a tecnologia HTTP é um pouquinho diferente. Afinal, quando um site utiliza somente esse protocolo, é possível que suas informações sejam interceptadas e facilmente visualizadas por hackers, os famosos Eavesdroppers.

Podemos fazer uma analogia das técnicas de interceptação de dados sobre o protocolo HTTP com as escutas de telefone, nas quais uma pessoa se conecta à linha telefônica e passa a ouvir tudo que é falado nas ligações. Nada agradável, né?

O exemplo também poderia se estender para outra pessoa lendo tudo o que você falou no messenger com alguém, por exemplo. Já imaginou se um desconhecido pudesse ouvir ou ler todas as suas conversas?

O uso do HTTPS veio como uma solução para proteger os sites e usuários contra este tipo de escuta ilegal. E o melhor: a adoção do HTTPS não traz nenhum problema ao usuário final porque a única mudança que ele irá perceber é a modificação de uma letra no início da url do seu site.

Na prática, o que a instalação do HTTPS proporciona ao usuário final é que as URLs do seu site vão iniciar com “https://” ao invés do padrão “http://”. E o navegador do usuário mostrará um cadeado verde sinalizando que o seu site é seguro e confiável! Maravilha, né?

Ter o cadeado verdinho e essa sinalização de "Seguro", além de proteger as informações dos seus usuários, passa uma imagem de muito mais credibilidade e segurança. Assim, eles ficarão mais confiantes em realizar uma compra no seu site, por exemplo. Assim, se você é dono de um ecommerce ou então de um site em que há registro de usuários, é essencial utilizar o protocolo HTTPS.

Benefícios de SEO que o HTTPS traz ao seu site ?

Os benefícios de segurança que o protocolo HTTPS traz são indiscutíveis, mas você sabia que existem mais vantagens que o uso desse protocolo traz além da segurança? Pois é! O Google e outros mecanismos de buscas priorizam sites que ofereçam a melhor experiência para o usuário e veem com bons olhos aqueles que possuem HTTPS.

Os mecanismos de busca inclusive dão mais pontos de ranqueamento para esses endereços. Afinal, eles enxergam que a segurança das informações é um dos pilares da boa experiência do usuário.

Mesmo com todos esses benefícios, a adesão ao HTTPS ainda é bem pequena entre os sites nacionais. Segundo a brasdo.com, apenas 19,71% da Internet brasileira é servida através de um protocolo protegido.

No entanto, a tendência é que cada vez mais endereços passem a utilizar o protocolo HTTPS para que sejam considerados seguros. E se você quiser fazer parte dessa onda, não ficando à mercê da insegurança, a Configr pode te ajudar oferecendo certificado HTTPS gratuito e instalado em poucos cliques! Clique aqui e veja como instalar no seu site.

Já que está por aqui, que tal dar uma olhada em alguns outros conteúdos que podem lhe interessar? ??

⏰5 Ferramentas para melhorar a sua produtividade em 2018

?4 Formas de criar sua loja online e começar a vender rapidamente

?5 Tendências de Marketing Digital para 2018

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
A importância de se ter um site com HTTPS
Share this