/ automações de marketing

Automações de Marketing com Mautic [Digital Hypers #3]

Cada vez mais empresas e agências buscam automatizar processos. Pensando nisso, preparamos um guia explicando como você pode automatizar o seu marketing usando Mautic!

Por que automatizar processos? ?

Antes de falar diretamente sobre automação de marketing e sobre Mautic, é interessante falar um pouco do porquê a automatização de processos é uma tendência entre empresas de todo o mundo.

Automatizar significa:

Tornar automático.
Fazer algo, agir, quase inconscientemente, por instinto ou hábito adquirido.

Vamos focar primeiro na parte de "Tornar automático". Se levarmos isso em conta, automatizar um processo nada mais é do que torná-lo automático, tirando dele a necessidade de intervenções manuais.

E por que tantas empresas e profissionais estão prestando atenção e adotando ferramentas de automação?

Aqui entra a segunda definição: "Fazer algo, agir, quase inconscientemente, por instinto ou hábito adquirido.".

Muitas empresas perceberam que muitos de seus colaboradores estavam perdendo tempo (e produtividade) por passarem dezenas de minutos (ou até horas) por dia realizando tarefas repetitivas, muitas vezes até mesmo de forma inconsciente.

Assim, a ideia de automatizar processos surge da necessidade de empresas e profissionais não perderem tempo com tarefas repetitivas e que podem ser facilmente automatizadas.

Isso aumenta (e muito!) a produtividade das companhias.

Um exemplo legal de citar é o Zapier, uma plataforma focada totalmente em automatizar processos. O texto de entrada do site da empresa já diz tudo e resume bem o que falamos até aqui: "Zapier move informações através dos seus aplicativos web automaticamente, para que você possa focar no seus trabalhos mais importantes".

Ah! outra plataforma bem legal é a Pluga, que é 100% nacional ?? e, assim como o Zapier, conecta as ferramentas que você usa no dia a dia, criando uma comunicação inteligente entre elas.

As automatizações da Pluga funcionam a partir do disparo de um gatilho em uma ferramenta A, que gera uma ação em uma ferramenta B. Por exemplo: A cada resposta em um anúncio do Facebook Lead Ads, criar/ atualizar um contato na Mautic.

Se quiser conhecer um pouquinho melhor a Pluga, assista o vídeo:
[ https://www.youtube.com/watch?v=mAr3cMXRbBM ]

Automação de Marketing ?

Explicamos acima o porquê de muitas empresas estarem optando por soluções automatizadas, certo?

Agora é hora de ir um pouco mais a fundo nisso tudo e falar como toda essa onda de automatização de processos está relacionada ao Marketing das empresas.

Para começar essa explicação é necessário dizer que o marketing é uma das áreas mais influenciadas por ferramentas de automação.

Um exemplo disso é que, segundo o Tech Trends 2018, estudo produzido pela Rock Content e pela Resultados Digitais, 98,8% das agências digitais utilizam ao menos uma ferramenta de marketing digital.

Dentre elas, as mais utilizadas são ferramentas de email marketing, plataformas de gestão de conteúdo, ferramentas de SEO e testes A/B e, claro, ferramentas de automação de marketing.

Elas servem, sobretudo, para fazer com que processos manuais, como o envio de emails e a estruturação de campanhas, sejam feitos de forma automatizada.

Isso é extremamente importante para entender melhor os seus prospectos e clientes e saber como lidar com eles e como eles estão lidando com as suas tentativas de comunicação.

E como usar uma plataforma para automatizar o seu marketing?

É hora de falar sobre o Mautic!

Mautic ?

Vamos falar em primeiro lugar sobre a plataforma em si e depois falaremos um pouco mais sobre como automatizar o seu marketing com ela, beleza?

O Mautic foi fundado em 2014 por David Hurley. Segundo ele, sua missão era democratizar o marketing para pequenas e médias empresas.

A plataforma é a primeira plataforma de Automação de Marketing gratuita e de código aberto. Assim, é possível que os usuários façam modificações na plataforma, alinhando-a às suas necessidades.

Assim como outras soluções de automação de marketing, Mautic foi criado para eliminar erros e aumentar a eficiência daqueles que buscam realizar marketing através de várias plataformas, como redes sociais, emails e websites.

Assim, o que antes era feito por diversas pessoas e envolvia vários passos, agora pode ser feito por menos colaboradores, através de um processo automatizado que poupa tempo, diminui erros e aumenta a produtividade.

Como o objetivo de David é democratizar a automação de marketing, o processo de configuração da plataforma é feito em 3 passos simples, finalizados em poucos minutos, sem a necessidade de que você saiba programação.

Automações de Marketing com Mautic ⏭

Agora que você já conhece mais sobre a plataforma, vamos aprender como você pode automatizar o marketing do seu negócio usando as funcionalidades do Mautic.

Você pode criar uma estratégia automatizada para cada tipo de prospecto do seu funil de vendas!

Vamos começar!

Contatos ?

Em sua plataforma, o Mautic possui uma aba com a opção Contatos, onde você terá acesso e poderá gerenciar todos os seus leads.

Na sua listagem de contatos, você terá informações fundamentais como nome e email e outras informações que podem ser importantes para a sua estratégia, como local, estágio e pontos (mais sobre isso abaixo).

Além disso, você tem acesso também à informação de quando foi a última atividade realizada por aquele prospecto/cliente.

Contatos-1

É possível também ir um pouco mais além e ver mais informações sobre cada um dos contatos, ao clicar sobre o nome deles.

Contatos-2

Lá você terá uma visão mais detalhadas sobre o contato. Mais abaixo, você pode ver também as atividades realizadas por ele: por quais páginas ele navegou, quais emails ele abriu etc.

Ainda na página de detalhes do contato, clicando na opção Detalhes você poderá ver o perfil completo do usuário.

Já que estamos falando sobre Contatos, é legal falarmos também sobre o sistema de pontuação que o Mautic fornece.

Pontos

Existem duas configurações principais a serem realizadas para que o seu sistema de pontos seja o mais completo possível:

Ações -> Como o próprio nome já diz, referem-se às ações tomadas pelos usuários. Digamos que você queira exaltar os seus usuários mais responsivos (aqueles que mais abrem os emails que você envia). Para isso, é só atribuir uma pontuação que ele ganhará ao realizar aquela ação (por exemplo, 10 pontos).

Você pode basear suas campanhas (mais sobre elas abaixo) de acordo com seus usuários mais ou menos responsivos, por exemplo.

Assim, toda vez que um usuário abrir um email enviado por você, ganhará 10 pontos :)
A--es


Gatilhos -> Conforme seus usuários forem ganhando pontos, você pode recompensá-los a partir do momento em que eles atingirem determinada pontuação.
Gatilhos

Tudo o que você precisa fazer é criar um gatilho, colocar uma pontuação mínima para que ele seja disparado e, em seguida, adicionar um evento.
Gatilhos-2

Imagine que você queira recompensar seus usuários mais responsivos com um ebook exclusivo ou um cupom de desconto. Assim, é só criar uma Ação de adicionar uma determinada pontuação toda vez que ele abrir seu email.

Depois, crie um gatilho com o número mínimo de pontos para que aquele gatilho seja disparado e, em seguida, adicione como evento um email a ser enviado para aquele usuário.


Tags (Etiquetas) ?

Esse recurso está diretamente ligado à segmentação dos seus usuários (falaremos mais sobre segmentação abaixo).

Essa feature é extremamente útil se você lida com diversos tipos de usuários. Por exemplo, se dentre os seus clientes estão pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Usando tags, você consegue separá-los e segmentá-los facilmente.

Lembrando que os usuários podem receber mais de uma etiqueta ao mesmo tempo. Por exemplo: um contato pode receber as etiquetas de AGÊNCIA e MÉDIO PORTE; enquanto outro pode receber as etiquetas AGÊNCIA e GRANDE PORTE.


Estágios ?

O Mautic possibilita que você faça segmentações de usuários de acordo com o estágio atual no qual ele se encontra no seu funil de vendas, por exemplo.

Se ele é apenas um prospecto que ainda está reconhecendo o problema que possui, você pode adicionar um estágio no Mautic que irá reconhecê-lo como "prospecto".

Dessa forma, você pode focar na produção de conteúdos topo de funil para enviar para esse tipo de usuário, ajudando-o a reconhecer o problema que possui, até que ele esteja pronto para passar para o meio do funil.

Quando o prospecto passar por todo o funil e se tornar cliente, ele será reconhecido no Mautic como cliente. Assim, você pode realizar campanhas direcionadas apenas para aqueles usuários que já são seus clientes, como upsells, por exemplo.


Segmentos ?‍

Já que falamos sobre segmentações, vamos falar de outra funcionalidade bastante interessante do Mautic e que com certeza irá melhorar o seu processo de marketing: os segmentos.

Segmentos são grupos de usuários filtrados em grupos menores para receber campanhas específicas.

Você pode segmentar seus usuários a partir de dezenas de filtros diferentes, como empresa, data de leitura de um determinado email, data em que entrou no sistema, email, estágio etc.

Isso é bastante útil para segmentar suas campanhas e ter uma comunicação muito mais personalizada com cada usuário.

Vamos imaginar que você queira ter uma segmentação apenas de clientes, para que você possa enviar comunicações voltadas especificamente de quem já comprou de você.

Assim, é só criar um segmento com um filtro "Estágio" igual Cliente. Aquele segmento terá apenas contatos que preencham o filtro selecionado. Legal, né?

Contatos-3-2

Por outro lado, se você atende diversos tipos de clientes (por exemplo: pessoas físicas e pessoas jurídicas), mas quer criar uma campanha segmentada para apenas um tipo, é só adicionar uma Tag (Etiqueta) a esse tipo de usuário e, na hora de criar sua campanha, filtrá-la por Tag.


Campanhas ?

Já que já falamos de contatos, estágios e segmentos, o melhor a fazer agora é falar das campanhas!

Campanhas são sequências automatizadas de ações que você dispara para seus contatos.

Campanhas---Mautic

Pode ser, por exemplo, uma sequência de emails para um determinado tipo de usuário.

As campanhas funcionam sempre a partir de um gatilho: por exemplo, ela começará a ser disparada a partir do momento em que o seu contato entra na sua lista de emails. Ou então quando ele clica em um determinado link em um dos seus emails anteriores.

As campanhas são um dos pontos mais fortes da automação do marketing digital da sua empresa, já que você não precisará se preocupar com todo o processo de envio dos emails.

Campanhas---Mautic-II-1

Essa imagem acima mostra um exemplo de uma campanha simples programada no Mautic.

A partir do momento em que um usuário se inscreve em uma determinada lista de emails, ele então integrará um Segmento. A partir disso, você programa emails específicos para aquele segmento, levando em conta as ações que aquele usuário tomou ou deixou de tomar.

Você pode programar que um email seja enviado, por exemplo, 10 dias depois que o anterior foi enviado, apenas para usuários daquele segmento que não abriram o último email.

Veja todas essas possibilidades e imagine o quão trabalhoso seria realizar todas essas ações e ter controle sobre todos esses prazos de forma manual.

Imagine enviar emails sempre de forma manual e controlar datas de envio a partir de uma planilha, como era feito antes dessas ferramentas de automação de marketing.

As chances de erro seriam estrondosamente maiores, não acha?

Esse é um dos motivos pelos quais as ferramentas de automação de marketing mudaram tanto o mercado e são tão adotadas por agências e empresas em geral.

Elas economizam tempo e diminuem as chances de erro.


Componentes ?

Outra funcionalidade interessante do Mautic são os Componentes. Existem basicamente 4 tipos de componentes para suas campanhas do Mautic:

Ativos ?

Os ativos são arquivos que podem ir em anexo ao seu email quando ele for enviado aos usuários. Imagine que você está oferecendo um ebook como recompensa para quem se inscrever em uma determinada lista no seu site.

Bom, para automatizar o processo de envio do conteúdo, você pode adicionar esse ativo ao seu email de agradecimento.

Lembrando que ativos podem ser imagens, arquivos PDF ou quaisquer outros tipos de documento eletrônico.

Formulários ?

Outra funcionalidade dos Componentes são os Formulários.
Se você trabalha com marketing digital, sabe que a captura de emails de usuários é uma ótima forma de contato direto com sua potencial audiência.
Com a feature formulários, você pode construir formulários customizados para colocar em landing pages ou na homepage do seu site, por exemplo.

Formul-rio-2

Na tela acima, a de Detalhes, você adicionará algumas configurações fundamentais para o seu formulário, como o nome e descrição.

Além disso, você pode escolher uma ação que ocorrerá assim que o usuário se cadastrar no seu formulário, como permanecer no formulário; ser redirecionado para uma URL específica (como uma página de obrigado) ou uma mensagem customizada.

A feature de formulários do Mautic permite também que você
edite os campos que irão aparecer no seu formulário, escolhendo quais são mais importantes para você.

Formul-rio-1-1

Há campos mais comuns para captura, como Email e Nome, mas também campos bastante específicos, como Data e URL.

Por fim, há também como adicionar uma ação específica a ser realizada assim que o seu usuário se inscrever no formulário.

Você pode configurar, por exemplo, que um email seja enviado para o contato.

Assim, se você criou uma landing page com um ebook, por exemplo, pode criar o email e adicioná-lo como o email automático a ser enviado para todos os contatos que se inscreverem naquele formulário.

Formul-rio-3

Landing Pages ?

Já que falamos acima dos formulários, é interessante falarmos das páginas onde boa partes dos seus formulários serão colocados, certo?

O Mautic permite que você crie landing pages para atrair e converter usuários.

A plataforma fornece alguns modelos já definidos. Se você preferir criar o seu formulário inteiramente do zero, existe também a possibilidade de criar um formulário vazio ou então com a opção de código.

Landing-Page

Conteúdo Dinâmico ↔️

Outra funcionalidade sensacional do Mautic é a possibilidade de criar Conteúdos Dinâmicos.

Essa funcionalidade é ideal se você trabalha com diversas segmentações no seu processo de marketing.

Como já falamos em exemplos anteriores, imagine que você forneça serviços para pessoas físicas e jurídicas.

São públicos diferentes, certo? É natural que você queira se comunicar de forma diferente com cada um deles!

Imagine agora que você queira oferecer um serviço e irá mostrá-lo através de uma landing page.

Com a funcionalidade de Conteúdos Dinâmicos, você pode mostrar diferentes textos ou imagens na sua landing page, dependendo do tipo de lead com o qual você está lidando.

Para um lead inserido na tag Pessoa Jurídica, por exemplo, você pode configurar textos mais conservadores e com uma chamada para marcar uma reunião com seu time comercial.

Para um lead que seja inserido na tag Pessoa Física, você pode configurar textos mais diretos e já redirecioná-lo para a página de checkout a partir de um call-to-action.

Com essa feature, você pode configurar que diferentes chamadas, textos e imagens apareçam para seu usuário dependendo da Tag atribuída a ele no seu Mautic.


Canais ?

Por fim, vamos falar dos Canais que, como o próprio nome já diz, são os meios de comunicação com os seus usuários e prospectos.

Mensagens de Marketing ?

As mensagens de marketing servem para que você otimize a entrega das suas mensagens para que elas sejam o mais próximo possível da preferência do seu usuário.

As mensagens de marketing permitem que você visualize como será o layout da mensagem em diferentes canais: email, notificação web, mensagens de texto ou Twitter.

Dessa forma, quando você for enviar uma determinada campanha para seus usuários, o Mautic irá enviar aquela comunicação através do canal preferido do seu prospecto (obviamente, o prospecto deve ter selecionado um canal preferido anteriormente. Se ele não houver selecionado nenhum, a comunicação será enviada por email por padrão).

Emails ?

Os emails são a principal forma de comunicação para aqueles que escolhem utilizar o Mautic como plataforma de automação de marketing.

Ao criar um email, você pode escolher entre um Email de Campanha ou um Email de Segmento.

Email

Um Email de Campanha, como o próprio nome já diz, foi feito para ser veiculado junto a uma campanha, ou seja, serão emails automatizados (um email de boas vindas ou então com alguma recompensa, por exemplo).

Um Email de Segmento, por sua vez, serve para ser enviado para um determinado segmento (uma newsletter, por exemplo).

O potencial que essa feature traz para a automação do marketing do seu negócio são imensas!

Imagine tudo o que você pode fazer juntanto tudo o que já falamos acima? Abaixo pegamos como exemplo o ciclo de emails enviados a partir de apenas uma ação: a inscrição em uma newsletter.

Email-Campaign
Fonte.


Para finalizar essa exposição de funcionalidades para a automação do seu marketing através do Mautic, vamos falar de mais duas features:

Focus ?

Essa funcionalidade permite que você adicione barras ou popups para aumentar a conversão do seu website.

Imagine, por exemplo, que quando o usuário estiver visitando o seu site, apareça para ele um popup oferecendo um ebook gratuito.

Como mostrado na imagem abaixo, você pode configurar quando a notificação irá aparecer.
Focus-1

Lembrando que existem 4 tipos de focus:

  1. Barra - que mostrará uma barra no topo ou na parte inferior de uma página;
  2. Modal - uma pequena janela que irá aparecer no centro da página;
  3. Notificações - pequenas janelas que irão aparecer a partir do canto da tela;
  4. Página Cheia - uma janela que cobre toda a página irá aparecer.
    Focus-2

É possível também editar com qual frequência as notificações irão aparecer para os seus usuários.
Focus-3

Integrações com o Mautic

Um exemplo legal de citar é o Zapier, uma plataforma focada totalmente em automatizar processos. O texto de entrada do site da empresa já diz tudo e resume bem o que falamos até aqui: "Zapier move informações através dos seus aplicativos web automaticamente, para que você possa focar no seus trabalhos mais importantes".

Ah! outra plataforma bem legal é a Pluga, que é 100% nacional ?? e, assim como o Zapier, conecta as ferramentas que você usa no dia a dia, criando uma comunicação inteligente entre elas.

As automatizações da Pluga funcionam a partir do disparo de um gatilho em uma ferramenta A, que gera uma ação em uma ferramenta B. Por exemplo: A cada resposta em um anúncio do Facebook Lead Ads, criar/ atualizar um contato na Mautic.

Se quiser conhecer um pouquinho melhor a Pluga, assista o vídeo:


E aí, que tal automatizar o seu Marketing com Mautic? ?

Vamos recapitular tudo o que falamos acima, tentando aplicar cada um dos pontos à realidade do seu negócio, pode ser?

Vamos lá.

Você provavelmente utiliza alguns mecanismos para aumentar a conversão do seu site, certo? Popups ou uma barra superior, por exemplo.

Você precisa também de formulários e landing pages para capturar os emails de seus prospectos.

Uma vez que você tem o email dos seus prospectos, é preciso ficar atento que nem todos os usuários são iguais, por isso segmentá-los é uma boa ideia.

Além das segmentações, outra boa ideia é oferecer recompensas para seus destinatários mais responsivos ao seu conteúdo. Isso estimulará que eles continuem interagindo com você e aumentará seu relacionamento com a sua lista.

Além disso, após investir no relacionamento com os usuários, alguns deles estarão muito mais propensos a serem seus clientes e outros se tornarão seus clientes conforme o tempo.
Por isso, é interessante também segmentá-los conforme o estágio no qual eles se encontram no funil de vendas.

Por mais que você trabalhe com um segmento específico de mercado, sabe que nem todos os clientes são iguais. Por isso é interessante também adicionar etiquetas para conseguir segmentá-los e tratá-los de forma muito mais personalizada.

Por fim, tudo isso está diretamente ligado a uma das formas de comunicação mais eficazes do mundo digital: o email.

Já pensou ter que enviar emails de forma manual para cada um dos seus prospectos?

E tem que calcular o dia exato para entregar conteúdos e fazer ofertas para cada um deles?

Pois é. Percebe como o Mautic é perfeito para automatizar praticamente todos os seus processos de marketing?

Você gerencia usuários, cria formulários, landing pages, campanhas, segmentos etc, tudo a partir de uma plataforma única, gratuita e de código aberto.


Deixe um comentário abaixo dizendo o que achou desse nosso Digital Hypers #3!
Você tem algum hack de Mautic que acha que seria interessante compartilhar? Não deixe de comentar!

Confira os artigos especiais para o Digital Hypers que já escrevemos:
Digital Hypers #2: O Guia Definitivo para Estruturar um Funil de Vendas ?

Digital Hypers #1: Por que sua Agência deve Investir em Conteúdos Densos ?

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Automações de Marketing com Mautic [Digital Hypers #3]
Share this