Cloud computing é seguro? Tire suas dúvidas

A computação na nuvem ganhou um grande número de adeptos nos últimos anos. Gestores de TI passaram a utilizar estruturas remotas para armazenar dados, executar projetos de big data e até manter sistemas corporativos inteiros. Basta ter uma conexão de internet para, em qualquer lugar do mundo, conseguir se conectar aos principais serviços corporativos de uma organização.

Ainda assim, seja por medo ou falta de conhecimento, muitas pessoas estão receosas quanto as reais vantagens das estratégias baseadas na nuvem. O crescimento da complexidade das ameaças digitais e os ricos de uma má implementação colocam em cheque a real capacidade do cloud computing melhorar o ambiente operacional de uma empresa. Mas seriam todos os boatos verdadeiros? Saiba mais no nosso texto de hoje!

Cloud computing é seguro?

Sempre que uma nova tecnologia ganha popularidade, inúmeros boatos são criados. Entender melhor como a computação na nuvem funciona é ideal para gestores de TI definirem melhor as suas estratégias de serviço. A nuvem é, basicamente, uma estrutura de servidores que executam ferramentas de acesso remoto.

Empresas que lidam com arquivos sensíveis de terceiros, por exemplo, tendem a não confiar na capacidade de empresas do ramo manterem os seus registros em ambiente seguro. No entanto, com os mais recentes protocolos de segurança digital e métodos de criptografia, é possível manter dados em serviços de cloud storage com a garantia de que apenas pessoal autorizado terá acesso aos arquivos sensíveis.

O risco de dados serem vendidos para outras companhias também afasta muitas empresas dessa solução. No entanto, essa prática (comum em soluções gratuitas) pode ser eliminada por meio de cláusulas contratuais ou da contração de uma empresa voltada para o ambiente corporativo.

implementação de camadas de segurança e privacidade impede, também, que até os funcionários da empresa consigam obter acesso aos dados armazenados remotamente. Isso garante a maior confiabilidade dos produtos utilizados e permite que empresas possam controlar melhor como as suas informações são vistas, controladas e alteradas.

Como implementar uma estrutura de nuvem eficiente

Apesar das suas vantagens, a incorporação do cloud computing nas estratégias comerciais deve ser feita com um bom planejamento. Gestores de TI devem estar preparados para implementar políticas de privacidade, treinar colaboradores e definir os principais KPIs das soluções migradas para a nuvem. Utilizando ferramentas de monitoramento automático, eles também poderão reduzir o tempo de resposta a falhas, diminuindo os prejuízos causados pela indisponibilidade de ferramentas remotas.

Aumentando a produtividade e reduzindo custos de gestão

Uma das maiores preocupações do dia a dia de um gestor de TI é a necessidade de criar métodos que reduzam os custos operacionais das soluções digitais adotadas pela empresa sem reduzir a capacidade produtiva e de inovação dos recursos digitais. Diante disso, a computação em nuvem pode ser vista como uma forma simples e prática de aumentar a escalabilidade de sistemas, diminuir os custos de gestão e flexibilizar os modelos de governança de TI. Justamente por isso, nos próximos anos um número maior de companhias devem adotar a nuvem como uma ferramenta de negócios para se manterem competitivas.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Cloud computing é seguro? Tire suas dúvidas
Share this