/ cloud server

Cloud Server ou servidor dedicado: qual a melhor opção para você?

Através dos diversos tipos de servidores de hospedagem é possível armazenar arquivos, dados, sistemas e projetos. Muitas empresas têm dúvidas ao ter que escolher entre Cloud Server ou Servidor Dedicado, e para que essa escolha seja acertada é preciso analisar o tipo do negócio, qual a opção mais rentável e que oferece as configurações mínimas necessárias para o que é preciso hospedar.

Para descobrir qual é a melhor opção para você, entenda como funcionam esses dois tipos de servidores, conheça suas vantagens e desvantagens.

Antes de escolher entre Cloud Server ou Servidor Dedicado, você deve ter definido que tipo de plataforma ou arquivo você disponibilizará online. Após essa etapa, analise as características dos dois tipos de servidores de hospedagem e veja qual é a que mais se adequa ao que você precisa.

SERVIDOR DEDICADO

É um hardware com estrutura física, inteiramente dedicado a sua aplicação — em alguns casos, as empresas que oferecem esse serviço se limitam a dar um suporte mínimo que garanta a disponibilidade do servidor e conexão da máquina com a rede.

A utilização do servidor dedicado pode implicar em falta de flexibilidade e excesso de preocupação com a parte técnica, em alguns casos pode necessitar da ajuda de um profissional especializado na configuração da hospedagem. Nessa opção, que não é barata, o usuário pode sentir falta de recursos como: registro/gerenciamento de domínios e interface de controle amigável, o que torna inviável para quem pretende administrar a hospedagem sozinho.

Há quem diga que ao se tratar de projetos de porte maior e com grande demanda de recursos a serem utilizados, essa é a melhor opção pela velocidade de processamento. Mas tal afirmação nem sempre é verdadeira porque como o hardware físico, caso você precise de mais recursos do que o seu servidor suporta, precisará migrar todo seu ambiente para uma nova infraestrutura com maior capacidade.

CLOUD SERVER

O Cloud Server é capaz de armazenar e executa sistemas, dados e arquivos em um datacenter externo. Além de oferecer todos os recursos necessários para essa hospedagem, optar pelo cloud computing pode ser vantajoso por ter:

  • Custo reduzido;
  • Agilidade;
  • Flexibilidade;
  • Escalabilidade;
  • Confiança.

Tem aumentado cada vez mais o número de empresas de todos os portes e segmentos que utilizam a computação na nuvem e, na maioria dos casos, o que tem feito mais profissionais escolherem o "cloud" é a relação custo x benefício. É possível acessar o sistema de qualquer lugar que a pessoa estiver, até mesmo através de dispositivos móveis.

Mas a agilidade e facilidade de acesso não são as únicas vantagens que ele oferece. A flexibilidade de adequação do serviços oferecidos de acordo com a necessidade do cliente (escalabilidade), e a configuração e segurança dos dados deixam a opção do Cloud Server ainda mais atrativa. Além disso, paga-se apenas pelo que realmente vai consumir.

Com os problemas enfrentados atualmente com relação à privacidade na rede, ter os dados e arquivos de uma empresa na nuvem permite que o acesso aos dados aconteça de forma extremamente segura, e para quem trabalha com arquivos que possuem grande volume de disco, o acesso a eles também acontece de forma rápida, sem a possibilidade do sistema travar ou dar erros.

Antes de optar por uma hospedagem, o ideal é sempre comparar os serviços oferecidos pensando na facilidade de configuração, administração e segurança dos dados que estarão guardados ali e assim evitar eventuais problemas.

Afinal, a intenção é estar sempre disponível quando seu público procura por sua orientação e com a velocidade das informações e o mercado de consumo cada vez mais dinâmico, não estar preparado para atender as demandas pode gerar um prejuízo que nem sempre dá para recuperar.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Cloud Server ou servidor dedicado: qual a melhor opção para você?
Share this