Como a técnica do Pomodoro pode te ajudar no Home Office?

Quem exerce o Home Office sabe que um dos maiores desafios é controlar o tempo diante da ausência de um expediente fixo. No entanto, esse controle pode ser melhor executado por meio da Técnica Pomodoro que é um modo de elevar a produtividade no trabalho através da gestão do tempo.

Já ouviu falar da técnica Pomodoro? No post de hoje, vamos ensinar como usar essa técnica que pode muito lhe ajudar no seu cotidiano e a melhorar a sua produtividade nos dias de home office. Confira!

Invenção

Francesco Cirillo, no final dos anos 80, iniciou uma bateria de testes para elevar a eficiência do ato de estudar, através da administração do tempo. Esse controle sobre o tempo pretendia multiplicar a concentração e suprimir as distrações.

No ano de 1992, Cirillo começou a divulgar a Técnica Pomodoro que recebeu esse nome, pois esse italiano utilizou em sua pesquisa, um cronômetro no formato de um tomate. Atualmente, a técnica do Pomodoro é referência internacional.

Como funciona a técnica do Pomodoro

A Técnica Pomodoro é um ciclo constituído por 4 intervalos de 25 minutos que são intercalados por 3 pausas de 5 minutos. Ao finalizar o ciclo, você deve fazer uma pausa de meia hora. Todos esses tempos precisam ser marcados por um cronômetro que pode ser de um relógio ou de um aplicativo tal qual o Focus Booster — a medição do tempo é importantíssimo para o êxito do Pomodoro. O mais indicado é fazer quantos ciclos você quiser ou puder durante o seu dia de trabalho.

Concentração

Em cada tempo de 25 minutos, você executará uma tarefa diferente, elevando ao máximo a sua concentração. Para facilitar a obtenção desse estado, você deve desligar os telefones, fechar as redes sociais, evitar conversas desnecessárias, ou seja, deve distanciar-se de qualquer coisa que possa te distrair.

Pausas

Finalizado o tempo de 25 minutos, você vai fazer uma pausa de 5 minutos. Nesse pequeno intervalo vale tudo: acessar a internet, ir ao banheiro ou se alimentar. Não se esqueça que 5 minutos são 300 segundos, ou seja, não estique a pausa.

Depois de completar a série de 4 tempos, faça a pausa de 30 minutos. Nesse descanso maior, você pode utilizá-lo realizar tarefas pessoais ou algum serviço doméstico, como lavar louça ou levar o lixo para fora, realizar uma série de abdominais, ou efetuar algum pagamento pelo internet banking.

Adaptação

Durante o período de trabalho, você deverá deixar em sua mesa um caderno ou uma agenda para registrar as ideias que forem surgindo. Escrever esses pensamentos vai colaborar com sua concentração.

Essa divisão de 4 tempos de 25 minutos, 3 pausas de 5, e um descanso de meia hora podem ser alterados conforme a sua necessidade. Às vezes, você precisa de 4 tempos de 50 minutos, e de um descanso de uma hora. Tudo dependerá da duração ideal de cada intervalo para você.

Independentemente da duração do ciclo, o essencial na Pomodoro é controlar o tempo e aumentar a concentração, para elevar assim a eficiência da execução das suas tarefas. Certamente, ao fazer uso dessa técnica ela contribuirá com o aproveitamento e produtividade durante o Home Office.

Já utilizou alguma vez a técnica Pomodoro? Obteve um resultado positivo? Compartilhe com a gente a sua experiência!