[Digital Hypers Talks #2] - Thomaz Cia - Lampejos

E aí, beleza?

Hoje trouxemos a segunda entrevista para nossa série especial: Digital Hypers Talks!

Se você ainda não a conhece, nossa ideia é trazer profissionais de diversas empresas para batermos um papo descontraído.

A proposta é que eles compartilhem diversas coisas, como experiências, erros, acertos e sua visão de futuro sobre suas empresas e sobre o mercado, além de recomendações.

Além de conhecer mais sobre suas empresas, podemos conhecer mais sobre quem está por trás delas :)

Hoje vamos bater um papo com o Thomaz, Gerente de Projetos da Lampejos!

Quer conferir?

Vamos lá!


Primeiro de tudo, pode nos contar um pouco sobre você? Sua história, como chegou até aqui etc?

Entrei no mercado publicitário com 16 anos a convite de uma amiga que trabalhava em agência para fazer um teste com desenvolvimento de sites (na época eram homepages) e, após duas semanas de testes, fui contratado.

Ao longo dos anos aprendi como era o mercado e seus processos.

O desenvolvimento acontecia com base em livros, revistas e eventos da área, pois não existiam cursos especializados em marketing digital (nem o Google rsrs).

Voltei aos estudos em Publicidade e Propaganda e Análise de Sistemas.

Depois de muito aprendizado abri uma agência com dois sócios, me desliguei, me tornei freelancer por um bom tempo, gerenciei uma agência e fui convidado a integrar uma equipe em um escritório de tecnologia, onde me tornei sócio.

Esse estúdio foi fundido com a Lampejos e hoje estou à frente das operações junto com meus sócios.

Pode nos contar a história da Lampejos?

A Lampejos nasceu digital em 2006 com duas forças motoras, o design e a tecnologia, e vem evoluindo junto ao desenvolvimento dos mercados de comunicação e tecnologia.

Começou com a criação de sites, um CMS próprio (isso é passado) e estratégias de comunicação digital para diferentes fins.

Colocou empresas online, abriu o relacionamento dessas empresas com seus públicos de interesse, lançou produtos digitais e vem evoluindo a passos largos, aproximando departamentos de marketing e vendas na geração de negócios para nossos clientes.

Hoje temos uma estrutura com foco em planejamento estratégico, criação, design, conteúdo, mídia e tecnologia, trazendo empresas e negócios para novas realidades com a transformação digital.

A Lampejos possui um foco na questão do Marketing Digital como um processo, certo? Pode falar um pouco mais sobre isso?

Temos um processo de trabalho bem definido e orgânico, alterado sempre que necessário, adequando-se à evolução do mercado e aprimoramento de nossa metodologia.

A fonte dessa metodologia vem da experiência baseada na similaridade entre os processos de gestão em design e tecnologia e, principalmente, na responsabilidade e autonomia como atributos fundamentais enquanto indivíduo e equipe.

Fora as áreas com as quais você trabalha, quais outras áreas você costuma estudar/se interessa?

Política, religião e fotografia. Gosto também de ficar por dentro do que ocorre no mundo business, como os CEOs se movimentam, interagem e opinam.

Quais conselhos você daria para quem está começando agora e quer montar ou está montando sua própria agência?

TENTE! Sem tentar jamais vai saber se vai conseguir. É outro universo. É uma empresa. Leia sobre empresas, entenda a burocracia (por mais que todo dia algo mude e não dê pra ficar sempre atualizado), compartilhe com outros empreendedores.

Você não precisa ser o expert em tudo, tenha pessoas ao seu redor e junto de você em quem possa confiar e compartilhar as alegrias e tristezas, faz parte do negócio, da vida.

Não adianta abraçar o mundo sem um objetivo.

Às vezes é melhor dar um passo de cada vez.

Você já vislumbra como será o seu futuro? Pode nos dizer um pouco mais sobre aonde quer chegar?

Acredito que é difícil vislumbrar o futuro, porém a cada dia trabalho para construir meu legado, no profissional e pessoal.

Os dois andam juntos, por isso sou um só. É preciso ter o equilíbrio para prosseguir e construir algo, e é neste ponto que me encontro hoje, construindo e não sei até quando.

O que sei é que estou trabalhando com entusiasmo para algo grande, a recompensa vem. Muitos chamam isso de sorte.

Quais profissionais ou empresas você mais admira? Pode detalhar o porquê?

Empresas vêm e vão, pessoas ficam.

Mas deixo aqui um livro inspirador que me mostrou há muito tempo que boas ideias podem surgir da necessidade própria ou de força de vontade: Startup, de Jessica Livingston.

Em termos de profissionais, o primeiro que cito é Michel Lent.

No início de minhas buscas sobre como desenvolver site, Lent mantinha uma lista de discussão onde pude aprender muito; e a interação direta dele em colaborar com os demais era algo que até então eu não compreendia, até perceber o quanto a internet conectava as pessoas de uma forma simples, quebrando barreiras.

Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira e inspiração para muitos jovens com suas campanhas e redações dignas de prêmios, é reconhecido internacionalmente. Suas propagandas marcaram época.

E por fim, não tem com não citar Steve Jobs e sua forte personalidade, porém ele sempre pensava no ponto final, o usuário. A experiência que suas ideias trouxeram ficou marcada, é e será referência por muito tempo.

Nem tudo foi ideia dele, mas era a pessoa para te dar o empurrão que fazia a equipe/pessoa pensar diferente.

Qual o futuro do marketing? E na sua visão, qual o futuro das agências? (Sei o quão difícil essa pergunta pode ser hehe)

Difícil? Imagina!
O marketing sempre se adaptou ao meio, inúmeros termos foram e serão criados, mas tudo tem como base o marketing.

Com a tecnologia o marketing está se aproximando cada vez mais do usuário, seja pela segmentação de perfil, localidade, interesse.. e isso é ótimo.

Novas oportunidades, novos negócios, novas ideias!

Vemos nos últimos anos grandes agências, no mundo todo, se movimentando para se adaptar.

O mundo mudou, é preciso se reinventar para se manter em constante movimento.

Há inúmeras empresas menores com ideias incríveis, pois não estão com a mentalidade de 15 anos atrás. As agências full service ou 360 como diziam, são coisa do passado, pois é preciso focar e se especializar.

Pode compartilhar os maiores erros que você cometeu desde que ingressou nesse mundo de agências?

Quando empreendi a primeira vez, sem nenhum conhecimento empresarial, como ficava com a criação, não olhava muito para o negócio em si.
Mas o maior erro, independente de ser em agência, foi colocar o trabalho em primeiro lugar e deixar a saúde de lado. Foi bom para que eu pudesse parar e analisar muitas coisas ao meu redor. É errando que se aprende.

Pode recomendar 5 materiais que você acha que todo mundo deveria ler/assistir/ouvir? Podem ser livros, podcasts, vídeos, artigos etc. E podem ser sobre qualquer assunto, também. Se quiser compartilhar mais de 5, fique à vontade! :)

Volto a citar o livro Startup de Jessica Livingston.
A newsletter Meio - https://www.canalmeio.com.br/
Wwwhastnews - https://br.wwwhatsnew.com/
Obvious - http://obviousmag.org/
O famoso discurso de Steve Jobs em Stanford - https://www.youtube.com/watch?v=UF8uR6Z6KLc
Lista de novas Startups - https://betalist.com/

Para finalizar uma pergunta bem clichê (mas que é bem legal): Qual a sua ~frase~ favorita?

Não chega ser um clichê, mas vale: "Se você não é apaixonado pelo que faz, deveria tentar fazer outra coisa." (Steve Jobs)


Site: https://lampejos.com.br
Site Pessoal: http://thomazcia.com
Instagram: @thomazcia
Facebook: https://fb.com/thomazcia
Contato Empresa: thomaz@lampejos.com.br
Contato Pessoal: thomaz@thomazcia.com

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
[Digital Hypers Talks #2] - Thomaz Cia - Lampejos
Share this