/ criatividade

Home office: vilão ou herói da criatividade?

Trabalhar em casa, logo ali, ao lado de tantas possibilidades, como a televisão, o celular, o computador, que com facilidade poderiam roubar a sua atenção. No entanto, enquanto para muita gente isso pode significar liberdade, para outros tantos pode ser um enorme convite a procrastinação. Mas então, como saber se o home office pode ser uma boa para você? Quais são as profissões que podem de fato tirar proveito desse modelo de trabalho e como evitar que ele se torne um vilão da sua produtividade?

Estes são os pontos que abordaremos aqui nesse post, portanto, confira!

As profissões que podem se dar bem com o home office

Antes de resolver jogar tudo para o alto e começar a investir em um trabalho remoto é bom saber se a sua ocupação é do tipo que abre possibilidades para se trabalhar dessa forma. E não é difícil encontrar uma resposta para essa questão.

Se você trabalha com algo que pode ser realizado via internet, como design gráfico, tradução, programação, jornalismo e até call center, já existe uma chance para isso. Agora, existem também outras profissões não necessariamente ligadas à web que podem tirar proveito do home office, como a de mecânico, médico, advogado e arquiteto.

Em comum entre todas elas está o fato de que ou seus clientes não precisam ter contato físico com você ou eles podem ser atendidos em qualquer lugar, algo que não funcionaria, por exemplo, para caixas de banco ou vendedores de lojas.

Se a sua ocupação estiver de acordo com esse requisito do trabalho de home office, basta se livrar de alguns possíveis problemas que podem vir a atrapalhar a sua produtividade em casa.

Lidando com as distrações

Um dos principais fatores que colaboram com a queda do rendimento e também da criatividade no home office é o excesso de distrações.

Apesar de hoje em dia termos acesso às redes sociais e a aplicativos de bate papo em qualquer lugar, a verdade é que em casa, sem o devido controle, isso pode acabar sendo prejudicial. No entanto, existem formas de driblar esse problema, como a instalação de programas como o RescueTime, que pode não apenas bloquear temporariamente os sites considerados como “distração” e até gerar relatórios diários e semanais de desempenho.

O problema de achar que tudo é fácil de ser resolvido

Normalmente, quem parte para o home office já tem alguma experiência passada no mercado de trabalho. E essa experiência não raramente acaba por trazer uma sensação de que qualquer demanda é simples de ser concluída, fazendo com que a pessoa a deixe para depois ou até ignore o verdadeiro grau de dificuldade de uma tarefa — algo que, se não for bem resolvido, pode trazer problemas para aquele profissional.

Cuidado ao postergar a realização de tarefas

Outro problema que pode acontecer e que demanda cautela é a má vontade em realizar tarefas que não são aquelas que você mais gosta de fazer. Isso, geralmente, pode levar um profissional à procrastinação ou até a não realização de uma demanda. Por isso, é bom lembrar que todo trabalho sempre envolve realizar tarefas que podem não ser as nossas favoritas e que todas devem ser feitas com profissionalismo e dedicação.

Quando se trabalha em casa, com a proximidade da TV e até do animal de estimação, fica mais fácil deixar uma tarefa para depois em prol de alguns minutinhos de diversão e relaxamento. Portanto, é muito importante não deixar de ter em mente que o trabalho em home office é como um trabalho qualquer, que precisa do seu tempo e que não pode ser deixado sempre para mais tarde. E para te ajudar a desenvolver esse seu lado, dê uma olhada em nosso post com 8 cuidados que você precista ter quando for fazer home office.

Capaz de melhorar a qualidade de vida de uma pessoa e até o seu rendimento como profissional, o home office também pode ser um convite à procrastinação quando não encarado de forma correta. Portanto, antes de pensar em realizar seus trabalhos de casa, reflita sobre os pontos que abordamos por aqui e evite dores de cabeça no futuro.

Se você quiser conhecer uma maneira bastante eficiente de se concentrar no trabalho em casa, leia também o nosso post sobre como a técnica de pomodoro pode te ajudar no home office.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Home office: vilão ou herói da criatividade?
Share this