/ HTML

Otimização de sites: entenda sua importância e como fazer

A otimização de sites tem sido uma ferramenta utilizada por vários especialistas de desenvolvimento. Com uma série de técnicas que melhoram o carregamento da página e a tornam mais amigável para os usuários e os mecanismos de busca.

Uma página otimizada possui um tempo de carregamento menor, aparece primeiro nas páginas de busca e consegue gerar mais lucros. Se você quer saber como é possível otimizar o seu endereço eletrônico para atrair mais visitantes, leia o nosso texto de hoje!

O que é a otimização de sites?

A otimização de sites é o processo de utilização de técnicas de melhoria da estrutura HTML de sites e de melhorias no servidor. Títulos são modificados, o código é reescrito para atender a padrões mais modernos, plugins podem ser removidos para tonar o tempo de carregamento menor e uma série de técnicas são aplicadas no servidor.

Ao eliminar detalhes que consomem recursos desnecessários do computador do visitante e melhorar itens como layout e posicionamento de tags, o desenvolvedor web torna a página mais agradável para o usuário — e se pessoas ficam mais tempo dentro de uma página web, maiores são as receitas online de uma marca.

Como uma página web afeta a experiência do usuário?

A experiência do usuário é o novo SEO. Hoje, os usuários de internet exigem páginas com layout responsivo, adaptadas para dispositivo mobile ou que não utilizem plugins em excesso — elas precisam se adaptar para entregar páginas que sejam mais ricas, seguras e modernas caso queiram ter uma taxa de conversão maior.

A expansão dos smartphones impulsionou a busca por páginas mais limpas e com menos funcionalidades. Os sites não são mais construídos atualmente com tecnologias como o Adobe Flash, que dominou a web por vários anos, e hoje é conhecido pela sua baixa segurança e alto consumo de recursos de processamento.

Na era da mobilidade, fornecer uma boa experiência de uso em várias plataformas passou a ser até critério de classificação no PageRank, o algoritmo de catalogação de páginas do Google.

3 formas de otimização de páginas web

1 - Investir em SEO

A otimização de páginas para mecanismos de busca envolve uma série de rotinas e técnicas que tornam o código HTML mais simples e visível para serviços, como Google, Bing e Yahoo.

Aperfeiçoamentos podem ser feitos por meio do link building, mudança de tags, melhoria nos títulos e adoção de palavras-chave mais populares na construção de posts. Sendo bem aplicado, o SEO pode aumentar o número de visitantes de uma página e melhorar a taxa de conversão do endereço.

2 - Tornar o seu layout mais responsivo

O HTML5 é a última versão da linguagem de marcação de texto utilizada na criação de páginas web. Adotando os padrões recomendados pela W3C, a organização responsável pelos principais padrões da linguagem, a empresa pode melhorar a sua página da web e torná-la mais compatível com dispositivos móveis.

Esse processo envolverá melhorias que diminuem a necessidade de plugins e permitem a implementação de um layout mais responsivo. Assim, a página exibirá os conteúdos mais importantes em qualquer tamanho de tela.

3 - Otimizar a velocidade de carregamento

Um dos fatores que mais contribuem para uma pessoa deixar de visitar um endereço é a lentidão no carregamento. Uma página lenta possui visitantes pouco frequentes, atrai reclamações e contribui para a piora da imagem online da empresa.

Para diminuir a velocidade de carregamento, o código HTML pode ser otimizado e plugins de terceiros devem ser evitados ao máximo. O mesmo vale para imagens de posts que, quando bem escolhidas,tornam o site mais leve.

A popularização do smartphone está impulsionando uma nova geração de endereços web. Eles são mais limpos, responsivos, com um número menor de plugins e que menos pesados. A otimização de sites para os novos padrões pode ser desafiadora, mas a recompensa será uma página capaz de atrair mais consumidores e parceiros comerciais. Lembre-se que o seu site deve ser muito mais do que apenas bonito. Ele deve ser funcional, seguro e confiável.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Otimização de sites: entenda sua importância e como fazer
Share this