6 chaves para uma experiência positiva do usuário com seu site

Acessar um site é interativo. Portanto, todos os seus elementos devem funcionar a favor do usuário, proporcionando a ele a melhor experiência e ajudando-o a conseguir com facilidade o que está procurando. Isso parece simples, mas existem muitos sites que proporcionam péssimas experiências do usuário (ou user experience, UX).

Ao oferecer uma boa experiência do usuário em seu site, você maximiza o seu potencial de sucesso e de visitas. Só que, para isso, é necessário atender a alguns pontos-chave.

Veja abaixo as chaves para uma experiência positiva do usuário para com seu site:

1 - Ter um layout adequado

Uma boa interface é essencial para que a experiência do usuário seja positiva. Somos seres visuais e a primeira impressão que fica de um site é o seu layout. Ele deve ser limpo e fácil de entender, além de se adequar às expectativas do seu público-alvo. É claro que apenas um visual atraente não é o suficiente para garantir uma boa experiência do usuário, mas é algo que não deve ser descartado. Vale lembrar também que o layout do seu site deve dialogar com a identidade visual da sua empresa.

2 - Possuir uma boa interface

Qual a diferença deste para o item anterior? É simples: além de o seu site ter um visual adequado, ele também precisa disponibilizar as suas funções de forma fácil e acessível. Pense no seu usuário médio e como ele se comporta ao acessar um site. Em quais pontos ele procuraria os recursos que deseja? Lembre-se que um usuário que se confunde diante de uma interface dificilmente volta àquele site. Nesta etapa, vale a pena realizar vários testes de posicionamento de botões e links para encontrar a combinação ideal para todo o seu público.

3 - Ser otimizado para mobile

De acordo com o Google, 2015 ficou marcado como o ano em que os acessos à internet via dispositivos móveis ultrapassaram os feitos por computadores. Isso é um dado muito valioso para todos que possuem um site na internet: é preciso que ele seja adaptado para múltiplos tamanhos de tela. Não faz sentido desconsiderar a importância dos celulares no planejamento do seu site, já que eles podem representar uma imensa fatia do seu público. Aposte em um design responsivo e ofereça uma boa experiência do usuário para quem estiver no smartphone ou no tablet.

4 - Ter uso consciente de recursos

Um site acessível para dispositivos móveis não precisa só se adaptar a vários tamanhos de tela. Quem acessa o seu site através de celulares, por exemplo, pode não utilizar uma rede Wi-Fi. Dependendo da região em que o seu público se situa, pode ser que esteja sujeito a uma conexão 3G ou 4G de baixa qualidade. Os recursos do site precisam ser otimizados para que as imagens não demorem a carregar nem comprometam o plano de dados dos seus visitantes.

5 - Não se esquecer do rodapé

O rodapé de um site é onde se costuma encontrar um verdadeiro índice dos principais links para outras seções, além de informações de contato e o nome da empresa. Pode parecer redundante, mas lembre-se que o seu usuário pode chegar até o fim da página e, a partir dali, querer seguir para outra seção. Se não houver nada para ele clicar no rodapé, é muito provável que ele feche a aba. O rodapé também é um ótimo lugar para colocar links para páginas, como a da política de privacidade e termos de uso, que devem constar em seu site, mas não precisam ocupar o espaço nobre do topo.

6 - Velocidade do site

Segundo levantamento da Kiss Metrics, 40% dos usuários abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar.

O impacto nas vendas também foi estudado. Se um ecommerce que vende R$5.000,00 por dia, apenas um segundo de demora na abertura de cada página tem um impacto potencial de R$125.000,00 em vendas perdidas por ano.

Esses números já mostram o impacto para experiência do usuário da falta de otimização de sites e por isso é preciso de um servidor de alta performance, além de otimizações constantes no site.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
6 chaves para uma experiência positiva do usuário com seu site
Share this