5 sites legais para você aprender a programar

Programar não é uma tarefa tão difícil assim. A programação – e suas linguagens – é algo que está mais perto de nós do você imagina. Todos temos potencial e oportunidades para dominar essa área da tecnologia.

Agora com a internet, qualquer aprendizado ficou mais acessível e fácil já que temos diversos sites e uma infinidade de tutoriais explicativos

Essa lista conta com cursos em português e inglês, com conteúdos tanto gratuitos como pagos, para todos os públicos —desde beginner assim como eu, até para os mais experts.—

Code Avengers

O site é voltado para iniciantes, possuindo cursos cuidadosamente projetados para o aprender a programar de forma simples e no final de cada lição você encontra um mini jogo.

Ele possui uma abordagem de ensino descontraída, tornando o aprendizado mais leve.

O Code Avengers é voltado para programação web (com HTML e CSS) e desenvolvimento de jogos e aplicativos (JavaScript), mas conta também com ensinos dePython, jQuerye noções de Design.

Inicialmente ele é gratuito mas para ter acesso a conteúdos mais aprofundados é preciso pagar uma taxa. E, infelizmente, não possui um acervo em português.

Kahn Academy

A Khan Academy conta  com laboratórios virtuais, área de projetos e fórum interno. Uma vasta área de ensino nos campos da matemática, Ciências, Engenharia, Economia, Música e Computação.

A área de computação conta com cursos de Programação, Ciência da Computação, Hora do Código e Animação Digital.

A seção de Programação é focada na introdução a linguagens como JavaScript, HTML, CSS e SQL, e parte para opções mais avançadas – como desenvolvimento de jogos, por exemplo.

Se você quiser algo menos focado em linguagens, veja os cursos de Ciência da Computação, com conceitos de criptografia, algoritmos e teoria da informação.

A opção Hora do Código é voltada para quem tem pouco tempo para se dedicar: nela você aprende a criar banco de dados e páginas web, além de conceitos de programação. Tudo em apenas uma hora.

Codecademy

A Codecademy é uma instituição educacional com o compromisso de desenvolver a melhor experiência de aprendizado, e isso eles não escondem de ninguém.

O site gratuito mais famoso para aprender a programar desde as noções mais básicas até as avançadas, e conta com uma interface útil e interativa. Além dos cursos bem estruturados, há também materiais em português.

Navegue por aulas interativas em linguagens como —JavaScript, jQuery, PHP, Python, Ruby, HTML, CSS, APIs— e tantos outros.

Em cada lição você encontra um painel explicativo com instruções necessárias e uma área prática para escrever o código. Caso você cometa alguns erros, ele irá te avisar e fornecer dicas.

Há vários módulos de ensino divididos em apostilas, onde é possível retornar aos estudos de onde parou.

Code School

Indicada para quem gosta de aprender a programar com os próprios erros e acertos, a Code School é uma ferramenta que ensina programação na prática de uma forma criativa, semelhante a um jogo. Lá você encontrará tutoriais também, mas o foco são os exercícios.

A Code School possui cursos com mais profundidade de conteúdo, então ela deve ser o seu próximo passo após os cursos introdutórios.

Possui mais de 50 cursos em inglês que abrangem: Ruby, JavaScript, HTML, CSS, iOS, Git e Banco de Dados. E os cursos estão disponíveis para download em vídeo no seu celular.

Aqui vale uma ressalva —os primeiros cursos são gratuitos, mas para aprofundar o seu desenvolvimento é preciso pagar

Code Combat

Já deu para perceber que programação combina muito com jogos, não é? Mas com Code Combat isso é mais evidente pois você precisa escrever linhas de código para controlar o seu personagem.

Inicialmente o jogo ensina conceitos de JavaScript e Python. E conta um módulo para iniciantes que ensina conceitos básicos da programação, e outro módulo para programadores mais experientes, onde é possível interagir com outros jogadores.

Cada um desenvolve o seu próprio código para lutar contra os inimigos. O Code Combat é open-source e está disponível no GitHub para contribuições.

*E aí, o que achou do conteúdo? Contamos sempre com o seu feedback.*
* *
* *
*Se você gostou, não gostou ou se tem sugestões de temas para abordarmos. Fique à vontade para deixar seu comentário.*
Alex Medeiros

Alex Medeiros

Apaixonado por comunicação e marketing digital, criatividade e inovação. CMO na Configr e mestrando na FCSH.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 sites legais para você aprender a programar
Share this