/ wordpress

WordPress.com vs. WordPress.org. Qual usar?

Devido ao seu sucesso, todos os dias milhares de pessoas ouvem falar dos benefícios que o WordPress oferece e acabam decidindo por utilizá-lo para construir sites. Porém, muitas encontram o WordPress.com e o WordPress.org logo ao iniciar as pesquisas, ficando confusas e não sabendo exatamente qual deve ser utilizado.

Apesar do usuário iniciante não perceber, esta escolha é muito importante e deve ser feita com o máximo de cuidado. Afinal a opção errada pode lhe causar muita dor de cabeça no futuro! Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo este artigo, pois vamos explicar tudinho! Você conhecerá as diferenças entre as duas opções e aprenderá como escolher a mais indicada para seu site, confira!

Afinal, o que é WordPress?

WordPress é um CMS (Content Management System - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) que serve para criar e gerenciar sites e blogs. Com ele, você pode criar seu site, escolher uma aparência (tema) e instalar funcionalidades (plugins) rapidamente com poucos cliques. O WordPress democratizou, a criação de sites, permitindo que praticamente qualquer pessoa tenha um site bonito, seguro e profissional.

O WordPress é o CMS mais utilizado no mundo, e o mais legal de tudo isso é que seu código é aberto, podendo ser usado gratuitamente por qualquer pessoa. Ele é mantido por voluntários de todos os cantos do planeta, e sua qualidade vem justamente desse modelo colaborativo. Nele, a comunidade trabalha em conjunto e mantém o sistema atualizado, fiscalizando e resolvendo problemas do código. Incrível, né?

WordPress.com

Quando mencionamos WordPress.com, não estamos falando do software WordPress, mas sim de uma empresa privada (Automattic) que disponibiliza um serviço de hospedagem gratuita de blogs - utilizando o software WordPress na construção destas páginas. Através desta plataforma, você pode criar blogs em WordPress que ficarão hospedados gratuitamente dentro dos servidores da Automattic.

Apesar deste serviço ter seu plano gratuito e ajudar muitas pessoas que estão iniciando, ele impõe limitações para o usuário. Essas restringem a utilização de recursos mais avançados nos blogs e gera diversos inconvenientes, incluindo a exibição compulsória de anúncios da plataforma.

Para ter melhores opções e recursos, o usuário do WordPress.com pode contratar planos pagos que oferecem muito mais liberdade, comodidade e facilidade ao construir blogs e sites, dispensando a contratação de um serviço de hospedagem e de um domínio. E o melhor: nenhum conhecimento técnico especial é exigido! Além disso, esse serviço oferece em sua opção gratuita um subdomínio do tipo “seusite.wordpress.com”.

WordPress.org

Diferentemente do anterior, o WordPress.org é um site que disponibiliza o download grátis do código fonte do CMS WordPress, junto dos seus plugins e temas. Ele é mantido pela WordPress Foundation, que é um projeto comunitário idealizado para manter o software WordPress.

Quando você acessa o WordPress.org, não existe a opção de criar um blog nele, mas sim de fazer o download de uma cópia do software para que você possa instalá-lo e construir seu site WordPress por conta própria. Essa é a diferença básica entre os dois sites WordPress!

Ou seja, em um deles você tem acesso à um serviço de hospedagem de blogs, enquanto no outro você tem acesso ao código fonte do software. Logo, será preciso instalá-lo e utilizá-lo em um servidor de hospedagem próprio.

A vantagem de fazer a instalação da sua cópia do WordPress é que você terá acesso a todos os recursos do sistema sem limitações, podendo fazer todo tipo de modificação, customização e instalação de recursos. As desvantagens esbarram na necessidade de contratar um servidor de hospedagem próprio e de registrar um domínio.

Além disso, todo o processo de instalação e configuração do WordPress deverá ser feito por você ou por uma pessoa contratada. A boa notícia é que a instalação não é tão difícil e a maioria dos servidores de hospedagem oferece opções de instalação diretamente no painel de controle do servidor. Legal, né?

Qual a melhor opção para seu site e como escolher?

Para escolher corretamente a melhor opção, é preciso refletir sobre o perfil de necessidade do seu site. Se pergunte quais recursos você gostaria de ter em seu blog, compare e se questione se você precisará de funcionalidades que não são oferecidas pelo serviço de hospedagem de blogs do WordPress.com.

Caso o WordPress.com não atenda as suas demandas, o ideal é utilizar o WordPress.org. Afinal, se você precisa de uma solução profissional e avançada, a melhor escolha é utilizar um serviço de hospedagem próprio, fazer o download do código e realizar a instalação do WordPress. Assim, você terá toda a liberdade de manipular os códigos do site de maneira avançada e sem nenhuma limitação.

Esta opção é a mais indicada para sites profissionais que precisam lidar com a possibilidade de crescimento. Afinal, o serviço de hospedagem de blogs da Automattic é ótimo para iniciantes, mas é algo que pode se tornar uma verdadeira pedra no sapato quando o seu site ou blog precisar expandir.

Com a utilização de uma cópia própria do WordPress instalada em seu servidor, você terá a opção de instalar qualquer tema e plugin, podendo, inclusive, instalar soluções feitas por você ou por um desenvolvedor contratado. Com isso, você terá controle sobre todos os detalhes do seu blog. Que liberdade, né?

A escolha do Wordpress deve ser feita seguindo seu objetivo
O nível de controle e liberdade que você precisa ter na hora de construir e administrar seu site são as questões chave dessa escolha e as principais diferenças entre as duas opções.

Por isso, se você quer ter um site profissional e preparado para o sucesso, utilize a versão que oferece maior liberdade, contratando um serviço de hospedagem próprio e instalando sua cópia do WordPress. Ao fazer isso, você controlará cada aspecto da sua presença online e poderá crescer sem limitações, no ritmo da sua empresa.

Além disso, caso queira utilizar todo o potencial do WordPress, evite hospedagens compartilhadas e de má qualidade. Afinal, de nada adianta escolher a versão do Wordpress com mais liberdade de recursos se sua hospedagem for lenta e cair por não suportá-los, não é mesmo?

Como solução para este problema, adquira um serviço de hospedagem Cloud Server, garantindo que seu site funcione com todos os plugins e recursos sem cair ou ficar lento. Com isso, seu site oferecerá a melhor experiência ao usuário e terá o sucesso que merece. Clique aqui e veja como a Configr pode te ajudar!

Kalina Renno

Kalina Renno

CMO na Configr, formada em Relações Internacionais e aficionada por comunicação, vendas e marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
WordPress.com vs. WordPress.org. Qual usar?
Share this