/ cache

4 erros mais comuns que podem prejudicar o desempenho do seu site

O tempo gasto para acessar uma página web está diretamente ligado ao nível de satisfação do usuário. Outros fatores, como o a posição da página no Google Page Rank, a popularidade do site e a taxa de conversão também são influenciados pela facilidade de acesso.

Evitar erros é algo importante. No texto de hoje, falaremos sobre as 4 principais falhas que uma página pode ter.

Principais erros cometidos na criação de uma página web

Ninguém abandona uma página web no primeiro acesso demorado. Entretanto, quando a lentidão torna-se frequente, a visita a um site torna-se mais rara. Isso pode impactar diretamente nas vendas de uma companhia, assim como a sua imagem no mundo virtual.

Diante desse cenário, a construção de uma página é algo fundamental na criação de uma boa estratégia de vendas na web. Falhas que podem tornar o acesso mais lento devem ser evitadas para garantir uma melhor performance ao usuário. Entre os principais erros cometidos na construção de uma página, podemos destacar:

1 - Uso excessivo de plugins

Widgets e plugins tornaram-se ferramentas rotineiras para quem procura expandir a flexibilidade de uma página. Eles integram ferramentas de terceiros e tornam a experiência de uso mais dinâmica. Entretanto, tudo isso vem com um preço.

Muitas vezes um widget de terceiros torna uma página mais lenta. Portanto, sempre procure desenvolver as suas próprias ferramentas ou evitar o uso daquelas que não acrescentam muito à experiência do usuário. Assim, o tempo de carregamento pode cair pela metade sem que o site perca conteúdo e agilidade.

2 - Mal gerenciamento de cache/armazenamento local

Uma das primeiras lições que são dadas para quem trabalha com TI é que a maneira mais rápida de acionar qualquer tipo de recurso é por meio de um cache local. A regra vale para arquivos, programas e, naturalmente, páginas web.

Não utilizar scripts e ferramentas de automatização que aumentam o uso de cache local pode aumentar o uso de servidores de hospedagem. A criação de uma página deve levar em conta a necessidade de utilizar o poder de armazenamento dos dispositivos dos usuários para diminuir o tempo de carregamento de um serviço. Essa é uma solução barata, simples e rápida de ser implementada.

3 - Ausência de otimização de requisições HTTP

Permitir o excesso de requisições HTTP é uma das formas mais simples para tornar uma página lenta. Ao sobrecarregar um servidor de hospedagem com requisições desnecessárias, o acesso a um serviço é prejudicado e visitantes tendem a abandonar o endereço web.

A solução pode ser encontrada por meio da otimização do código da página, melhorando scripts, fazendo um melhor uso do CSS e o uso de menos imagens. Com páginas mais simples, a sobrecarga do servidor diminui e o desempenho geral é otimizado.

4 - Mau uso de Javascript

As soluções baseadas em jQuery e Javascript mudaram a forma como construímos websites. Com a ajuda de desenvolvedores no mundo todo, APIs foram criadas para tornar serviços web mais dinâmicos e funcionais. Entretanto, a má implementação de um script pode impactar negativamente no tempo necessário para carregar uma página.

Para evitar problemas, várias medidas podem ser tomadas. O uso de APIs de terceiros deve levar em consideração a capacidade do desenvolvedor de prestar suporte constante. Já os scripts próprios devem ser feitos sempre levando em consideração a busca por bugs e boas práticas de desenvolvimento — dessa forma, o navegador será capaz de processar todas as requisições com facilidade.

Ninguém gosta de uma página lenta. Se alguns anos atrás, ter uma página que carrega em menos de oito segundos era o objetivo de qualquer desenvolvedor, hoje o tempo deve ser de apenas dois segundos. Em qualquer lugar com uma conexão 4G podemos acessar uma página com velocidades acima de 50 mega por segundo, o que aumenta a demanda por sites bem construídos.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
4 erros mais comuns que podem prejudicar o desempenho do seu site
Share this