/ analytics

5 ferramentas para melhorar a velocidade do seu site

Se o seu site é lento, ele pode se tornar um problema para a sua empresa — ninguém gosta de lentidão na internet. Como a velocidade do website pode fazer uma empresa perder clientes, muitos webmasters investem em ferramentas que diminuem o tempo necessário para o acesso a um endereço. Para melhorar a velocidade do seu site, um especialista pode lançar mão de diversas ferramentas.

É possível investir em melhorias no código HTML e até na redução de plugins. Assim, a experiência do visitante se torna mais fluida e segura. Se você quer conhecer as principais ferramentas para melhorar a velocidade do seu site, leia o nosso texto de hoje!

Código eficiente e usuários contentes

Uma página web bem construída é uma forma barata de converter potenciais clientes em consumidores fiéis. Em função disso, saber administrar os recursos de um site para garantir que ele seja rápido e eficiente é indispensável. Entre as principais ferramentas que auxiliam um webmaster a melhorar uma página, podemos destacar:

1 - Google Analytics

O Analytics é a principal ferramenta web para quem procura entender melhor o comportamento das pessoas em uma página — ele permite o acesso a estatísticas de visitas completas. Do número de page views às fontes do tráfego, diversas são as informações disponíveis.

O primeiro passo para efetuar melhorias em uma página web é conhecer o fluxo de visitantes dela. Assim, você consegue direcionar melhor os recursos e os aprimoramentos para as páginas corretas, sabendo quais canais vale a pena um maior esforço por trazer maiores retornos ao site.

2 - Xenu Link Sleuth

Essa solução verifica a página em busca de problemas, como links quebrados, por exemplo. Ao solucionar esses problemas, os visitantes podem visitar a sua página sem correr o risco de enfrentarem erros 404 constantes.

3 - Google Page Speed

A qualidade do código HTML de uma página é um dos muitos critérios utilizados pelo algoritmo do Google para ranquear sites em suas páginas. Com o Google Page Speed, o seu site será verificado para identificar pontos de melhoria gratuitamente. Com alguns pequenos ajustes, o código pode ser melhorado, tornando o site mais bem posicionado e visível no principal buscador da internet.

4 - SEOmoz

Essa é uma das ferramentas mais populares para quem trabalha com SEO. O SEOmoz dá acesso a um conjunto incrível de ferramentas e recursos que permitem a melhoria de uma página. Com treinamentos e dicas, qualquer um pode tornar essa solução em uma ferramenta de aprendizado.

Quem optar por assinar o produto terá acesso a uma série de recursos exclusivos. Entre eles, está o acesso a diversos vídeos de aprendizado. Eles envolvem conteúdos para a melhoria de páginas que são ensinados em apenas uma hora e meia.

O SEOmoz também conta com uma comunidade de usuários ativa. Por meio de blogs e fóruns, eles podem interagir e tirar dúvidas via web. Com a maior troca de experiências e conhecimento, novas possibilidades são encontradas a um clique de distância.

5 - Pagespeed Insights

Essa ferramenta do Google é focada na melhoria da velocidade de acesso a uma página web. Independentemente do dispositivo preferido dos seus visitantes (smartphone, tablet ou desktop), ela informará como é possível otimizar o endereço com relatórios detalhados. Eles não só apontam os pontos de melhoria, mas também mostram como esses problemas podem ser solucionados.

Nem tudo são críticas. Com o uso das extensões para os navegadores Chrome e Firefox, você também pode ter acesso ao que está feito da maneira correta. Para medir o avanço da otimização, o serviço possui uma pontuação que varia de acordo com a experiência web do usuário ao visitar o seu domínio.

Verificar o código de uma página web em busca de pontos que podem ser melhorados faz parte da rotina de qualquer especialista em desenvolvimento. Com o auxílio de ferramentas web, qualquer um pode melhorar a velocidade do seu site otimizando o código HTML — visitantes podem ser convertidos em clientes fiéis e que recomendam a sua página para amigos e familiares.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 ferramentas para melhorar a velocidade do seu site
Share this