/ websites

5 Detalhes que fazem toda a diferença no seu site

Todos os dias a internet ganha mais usuários, sendo responsável por enormes volumes de compra e venda de produtos, mudando as dinâmicas do mercado.

Com isso é importante que as empresas tenham uma presença forte, profissional e diferenciada na internet.

Nesse cenário, podemos perceber que somente um bom conteúdo não é capaz de assegurar resultados.

O site ou aplicação que o apresenta deve ser totalmente otimizado, tendo boa performance e garantindo uma ótima experiência do usuário.

Afinal, se o conteúdo é rei, o site onde o conteúdo está é o castelo.

E se o castelo estiver caindo aos pedaços será muito difícil demonstrar a majestade do rei.

Por isso, escrevemos este artigo no qual apresentamos os 5 detalhes que você deve levar em conta para aumentar as chances de sucesso do site da sua empresa.

Vamos lá!

1/5 - Certificado SSL

O SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo de segurança que protege as comunicações via internet.

Sua função é oferecer um canal seguro de transferência de informações entre o usuário e o servidor onde o site está hospedado.

A maior vantagem da utilização de um certificado SSL é a segurança que ele traz, tanto para o usuário quanto para o servidor.

Esse tipo de protocolo de segurança impede escutas ilegais e previne que dados sensíveis, como dados de cartão de crédito, caiam nas mãos de hackers. Incrível, né?

Além disso, esse certificado possui outras vantagens, como aumento de performance em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização Para Mecanismos de Busca) sinalizando aos mecanismos de busca que um site é seguro, profissional e que pode oferecer boa experiência ao usuário.

Com isso, sites com certificado SSL válido ganham melhores posições nos buscadores.

Outro ponto bacana é que a utilização deste protocolo não atrapalha o usuário final, que não precisa instalar nada.

Ele somente vê como diferença um ícone de cadeado ao lado da URL do site, sinalizando sua segurança (aparência de profissionalismo!).

Além disso, de HTTP o protocolo da url do site muda para HTTPS. Como por exemplo: http://www.suaagencia.com.br para https://www.suaagencia.com.br

2/5 - Content Delivery Network (CDN)

Outra otimização bastante interessante para o seu site é a utilização de uma CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo).

Esta tecnologia oferece diversas vantagens, melhorando a velocidade do seu site e ajudando a reduzir o consumo de recursos do servidor de hospedagem.

A CDN é uma rede composta por vários servidores ao redor do mundo, armazenando cópias de sites e aplicações nesses servidores.

Assim, ela fornece essas cópias a partir do servidor geograficamente mais próximo do usuário sempre que um site dessa CDN for acessado.

Isso gera aumento de performance e faz com que o tempo de carregamento do site seja extremamente reduzido.

Além disso, uma CDN pode evitar que seu site fique fora do ar, evitando sobrecargas, travamento e quedas e protegendo contra ataques DDOS.

Como ela possui diversas cópias de um site em vários servidores, se um deles cair ainda existirão muitos outros o mantendo online. Bacana, né?

Além dos benefícios de estabilidade, velocidade e segurança, a utilização de uma CDN também oferece benefícios de SEO (Otimização para mecanismos de busca) por causa da velocidade de carregamento da página ser um dos fatores de ranqueamento nos mecanismos de busca.

Com isso, se você utilizar uma CDN, você tem chances de melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores.

3/5 - Domínio próprio e profissional

A utilização de um nome de domínio próprio profissional é uma das práticas essenciais que ajudam a passar uma sensação de autoridade e profissionalismo para os usuários do seu site e para os buscadores em geral.

Afinal, ele fortalece a identidade da sua marca na internet e sinaliza profissionalismo.

Além disso, o domínio próprio também ajuda os clientes a encontrarem sua página.

Ele permite ainda que você controle diversos aspectos do seu site de maneira mais profissional, como a organização das páginas e criação de subdomínios.

Um domínio próprio permite também que sua empresa tenha um endereço de email personalizado, como no caso de seunome@suaempresa.com.

Isso faz com que seus contatos oficiais por email pareçam legítimos e dignos de confiança.

E isso é extremamente importante, principalmente em campanhas de email marketing.

Além disso, com um domínio próprio você pode criar subdomínios e dividir as diversas seções do seu site ou aplicação de maneira organizada.

Por exemplo, se sua empresa tiver um blog, um e-commerce e um site institucional, você poderá dividi-los sob um mesmo domínio principal utilizando subdomínios, ficando do seguinte modo:

Site institucional
https://seusite.com

Blog
https://blog.seusite.com

E-commerce
https://loja.seusite.com

Percebeu como fica muito mais organizado e profissional?

Você obtém diversas vantagens em termos de performance e otimização ao utilizar subdomínios para dividir as seções de um site.

Isso garante a liberdade de utilização de múltiplos servidores, maior organização, múltiplas aplicações e benefícios em SEO.

Se você quiser se aprofundar no assunto, clique aqui e confira este artigo onde explicamos tudo sobre a importância do uso dos subdomínios.

4/5 - Otimização da Aplicação

Aplicações não otimizadas podem ser fatais para a experiência do usuário e podem aumentar significativamente os custos do seu site.

Afinal, elas utilizam muitos recursos do servidor de maneira desnecessária e extremamente prejudicial.

Aplicações que não seguem as boas práticas de desenvolvimento ou que estejam desatualizadas correm grandes riscos de consumir recursos do servidor de maneira excessiva e desnecessária.

Isso pode levar seu site a passar por instabilidades, quedas e até mesmo ter falhas de segurança.

Problemas muito comuns de otimização de aplicações tem origem na utilização de funções depreciadas, tecnologias desatualizadas, requisições e loops excessivos etc.

Para evitar isso é recomendado que as aplicações utilizem tecnologias focadas em performance e otimização, como o Framework Laravel, por exemplo.

A falta de otimização das aplicações pode gerar diversos efeitos negativos na experiência do usuário, impactando diretamente na imagem e nos resultados da empresa.

Além disso, uma experiência do usuário negativa pode arruinar suas estratégias de SEO, aumentando suas taxas de rejeição e diminuindo suas conversões.

Por conta de todos esses malefícios que a falta de otimização das aplicações traz é extremamente necessário que você coloque esse ponto como uma prioridade dentre os detalhes que fazem toda a diferença no seu site.

Se você trabalha com sites WordPress, temos um artigo especial onde falamos sobre 5 Otimizações Essenciais para o seu WordPress ?.

Clique aqui para ler!

5/5 - Hospedagem de qualidade (servidor cloud)

Chegamos em um dos fatores mais críticos!

O site depende tanto da hospedagem que se ela falhar toda a sua estratégia pode ir para o ralo, afinal se sua hospedagem cair, o seu site otimizado e profissional também cai.

Uma hospedagem de qualidade é o solo firme onde você deve construir as fundações do seu projeto.

Em alguns casos, como na utilização de hospedagens compartilhadas, a empresa pode ter um site extremamente otimizado e profissional mas que vive lento e fora do ar.

Essa situação impacta negativamente na experiência do usuário e consequentemente nas suas conversões.

Para solucionar esse tipo de problema é indicado que as empresas utilizem hospedagens de qualidade.

Logo, elas devem fugir de padrões antigos e contratar tecnologias profissionais focadas em performance, como um Cloud Server.

A utilização de uma hospedagem cloud é a base do sucesso de todas as aplicações e sites.

Isso porque não adianta ter uma campanha executada com perfeição, mas que tenha uma landing page fora do ar devido à hospedagem, não é mesmo? Situações assim mancham a imagem da empresa e tem efeitos nocivos nos resultados financeiros.

Conclusão

Como podemos observar, estes 5 detalhes que fazem a diferença nos resultados do seu site estão intimamente relacionados, servindo como base para o sucesso de qualquer site ou aplicação profissional.

Pontos como esses não devem ser negligenciados pois são o diferencial entre ficar à frente ou atrás da concorrência.

Podemos ver que a utilização de uma hospedagem profissional, como um Cloud Server, é a pedra angular de um site. Se ela não for perfeitamente adequada, toda a estrutura desmorona.

Se você não quer que sua empresa fique para trás, cuide dos detalhes apontados nesse artigo e clique aqui para ver como a Configr pode te ajudar nisso!

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 Detalhes que fazem toda a diferença no seu site
Share this