/ dicas

8 configurações básicas de Wordpress e WooCommerce que muita gente esquece

Logo após instalar o WordPress e o WooCommerce no servidor, a vontade que temos é de escolher um tema bonito e de adicionar plugins que fazem as mais diversas firulas. Porém, muitas vezes esquecemos de focar em configurações básicas que trazem resultados imediatos. E não é só isso: se tivermos pequenos cuidados com os procedimentos iniciais, a manutenção do website ficará muito mais fácil no futuro.

Por isso, separamos algumas configurações básicas de WordPress e WooCommerce que acabam passando despercebidas, mas que são extremamente importantes para aumentar as visitas no seu site, diminuir o trabalho e as dores de cabeça diárias. Confira!

1. Utilizar URLs amigáveis

Por padrão, o WordPress cria URLs com números como configr.com/blog/?p=498, mas em três cliques você pode alterar e utilizar o próprio título do post na URL, ficando como configr.com/blog/compra-woocommerce-wordpress-2/.

Alterar a configuração para usar URLs amigáveis no WordPress vai ajudar suas páginas a obterem melhores posições na busca do Google, sem falar que essa configuração é simples e rápida.

Para alterar vá em Settings > Permalinks. Clique na opção "Post Names" e então "Save Changes". Pronto! Esta simples alteração vai melhorar muito o posicionamento das suas páginas e posts no Google.

2. Configurar seu Sitemap

Essa é uma dica importante para novos sites porque vai ajudar o Google e outros mecanismos de busca a encontrar todas as páginas do seu website.

O Sitemap é um documento que contém uma listagem de todas as páginas do website, facilitando o trabalho dos motores de busca, como o Google, Yahoo ou Bing. É mais fácil para eles escanear o sitemap ao invés de vasculhar todo o site para encontrar as páginas que serão exibidas nos seus resultados.

Para facilitar esse trabalho, existem alguns plugins, como o Google XML Sitemaps e o WordPress SEO by Yoast que fazem todo o trabalho pesado do sitemap automaticamente.

Depois de criar o sitemap, é necessário avisar o Google da existência dele. Para isso, basta um rápido cadastro no Google Webmasters Tools. Após o cadastro, você vai apontar onde está o sitemap do seu website e por meio dessa ferramenta será possível verificar se ele está funcionando corretamente.

3. Configurar o cache

Configurar o cache é uma excelente maneira de melhorar o desempenho do website, diminuindo seu tempo de resposta e melhorando seu posicionamento nos sistemas de busca como o Google.

Recentemente publicamos no blog o quão importante é ter uma boa configuração de cache, tanto no servidor quanto no website. Aqui vale lembrar que se você tem um website gerenciado pela Configr, todas as configurações de cache no servidor já estão funcionamento automaticamente.

Veja como configurar cache no WordPress.

4. Comentários e Anti-spam

Quem tem um site ou blog com comentários abertos sabe como é chato ter que moderar comentários e excluir spans. Então, uma sugestão é utilizar outros plugins de comentários que facilitam bastante esse trabalho, como o Facebook Comments ou o Disqus.

Mas se você prefere utilizar a caixa de comentários do próprio WordPress, é preciso ativar a moderação de comentários e utilizar plugins anti-spam. Se precisar de ajuda, nesse link você encontra um tutorial de como configurar e instalar o anti-spam.

5. Se proteger configurando backup

Todo mundo sabe a importância do backup, mas ninguém gosta de fazer porque é uma tarefa repetitiva. É verdade que o backup exige um tempo que poderia ser empregado em outras tarefas, como desenvolver novas features para seus produtos, escrever posts no blog e vender produtos no WooCommerce. Entretanto, o backup é importante e você precisa cuidar disso desde o início se quiser ter um projeto sério e duradouro.

6. Apagar plugins e temas que não serão utilizados

Após a instalação do WordPress e do plugin WooCommerce, certifique-se de apagar os plugins e temas que não serão utilizados e os exemplos de páginas e posts que são criados com o WordPress. Eles servem para mostrar o funcionamento básico do seu website, mas podem deixá-lo mais pesado e com conteúdo irrelevante.

7. Alterar o título e a descrição

Esquecer essa configuração básica vai fazer o seu site parecer extremamente amador. Isso porque a frase padrão que o próprio WordPress exibe é "Só mais um site WordPress". Não é isso que você deseja exibir no Google, não é mesmo?

O título e a descrição são essenciais para que as pessoas entendam rapidamente qual é o tipo de conteúdo que você oferece. Configurar um título e descrição interessantes não só vai deixar você melhor posicionado no Google ou Bing, como pode aumentar a taxa de cliques vindos dos mecanismos de busca.

Essa alteração é bem fácil de fazer. No Painel de Administração do seu WordPress, acesse Configurações > Geral. Em seguida, altere as informações Título do Site e Descrição. Procure usar a sua principal palavra-chave na descrição, pois isso vai beneficiar o ranqueamento.

8. Configurar as opções de leitura

Essa alteração é bem simples, mas é importante para melhorar a experiência dos seus leitores. A primeira coisa é se perguntar o que deve aparecer na sua página inicial. Se for um site corporativo, mostrar uma página estática pode ser uma boa opção. Já se você estiver construindo um blog, pode ser interessante exibir os seus posts mais recentes.

Outro ponto importante: sabia que você também pode escolher quantos posts vai mostrar em cada página? Não só isso: dá para definir se você vai mostrar somente um resumo de cada artigo na página inicial ou se vai exibir o texto completo.

Essas mudanças também podem ser feitas no Painel de Administração do WordPress. Acesse o menu Configurações > Leitura e defina suas prioridades.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
8 configurações básicas de Wordpress e WooCommerce que muita gente esquece
Share this