Armazenamento na nuvem e backup na nuvem: entenda a diferença

O armazenamento na nuvem e o backup em nuvem já despontam como realidade na computação mundial. Contudo, muita gente ainda não entende a diferença que existe entre o armazenamento e o backup na nuvem. O fato é que conhecer esses conceitos pode prevenir sua empresa de riscos, como a perda de dados, por exemplo.

O objetivo deste post é explicar qual a diferença entre armazenamento na nuvem e backup na nuvem, além de mostrar qual modelo é mais indicado para cada situação. Confira!

Armazenamento na nuvem

Armazenamento na nuvem significa guardar os dados na nuvem. Assim, quando o usuário envia arquivos para um disco virtual ele está fazendo armazenamento na nuvem. Essa forma de salvar arquivos é muito comum entre os usuários domésticos. No entanto, algumas empresas também costumam adotam esse modelo.

A principal vantagem dos discos virtuais é que os usuários podem acessar os arquivos de qualquer lugar com conexão à internet, seja qual for o dispositivo. Diante do exposto, no modelo de armazenamento na nuvem, caso um arquivo seja apagado pelo usuário, ele será automaticamente apagado do disco virtual através da sincronização — é preciso muito cuidado para não cometer um engano e apagar algum arquivo importante, podendo gerar prejuízos à empresa, já que não será possível a recuperação dos dados.

Backup na nuvem

O backup na nuvem pode ser entendido como a cópia de segurança dos arquivos. Nesse formato, é feita uma cópia dos dados presentes nos computadores da empresa e essa cópia é gravada na nuvem, propiciando maior segurança às informações corporativas. Esse é um modelo muito utilizado por empresas, contudo, também existem soluções voltadas aos usuários comuns, principalmente no que se refere a fotos pessoais.

A grande vantagem do backup na nuvem em relação aos antigos backups realizados em servidores é o custo. Manter equipamentos locais gera despesas e mão de obra especializada — para a manutenção dos servidores e para a elaboração das rotinas de backup. Na cloud computing, os servidores estão online e fora das empresas contratantes, o que reduz os custos, mas mantendo o nível de qualidade na entrega da solução.

Qual formato utilizar em cada situação?

A utilização dessas ferramentas apresentadas varia de acordo com a necessidade de cada organização. Se o foco é compartilhar arquivos para realização de trabalho colaborativo e garantir o acesso em variados pontos e dispositivos, o recomendado é uma ferramenta de armazenamento em nuvem, os discos virtuais. Por outro lado, caso o objetivo seja manter cópias de segurança dos dados com registros de versões e modificações feitas, o mais indicado é escolher uma solução de backup na nuvem.

Para ambos os casos, é ideal conhecer os conceitos e particularidades de nuvem pública e privada para fundamentar ainda mais a sua decisão.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Armazenamento na nuvem e backup na nuvem: entenda a diferença
Share this