/ marketing

As Novas Regras do Marketing

As regras do marketing mudaram! Bem na nossa vez! Mas não adianta chorar. Só nos resta entender o que aconteceu e como fazer para ganhar esse jogo.

O marketing e a publicidade são áreas apaixonantes, mas muito ingratas, principalmente hoje, na era digital, com tanto acesso à informação e tudo mudando tão rápido.

Essas são áreas muito dinâmicas, que assimilam coisas novas a cada dia. Isso faz com que o comportamento dos consumidores mude, assim como a forma de se comunicar com eles.

Por isso, às vezes você pode ter aquele sentimento de que tudo que aprendemos ontem não vale mais. As regras do marketing mudam a todo momento e você tem que estar preparado para isso.

Contudo, se você analisar por outra ótica, é muito apaixonante trabalhar com algo assim tão instável, que te desafia todo dia.

O marketing exige que você saia da sua zona de conforto, que pesquise, que olhe e que entenda o mundo a sua volta.

As novas regras do marketing exigem que você se conecte com as pessoas ao seu redor e entenda o que elas.

As antigas regras do marketing ?

Antes de nos aprofundarmos e aprendermos mais sobre as novas regras do marketing, é bom entender como ele funcionava no passado. Essas antigas táticas já não tem mais tanta eficiência estratégica, nem financeira.

Se entrarmos nesse túnel do tempo, vamos ver equipes de marketing focando seus esforços em grandes públicos.
A comunicação de massa era o grande trunfo. O pensamento era: quanto mais gente for atingida pela minha comunicação, mais gente pode adquirir meu produto.

Não é à toa que o auge de uma empresa era quando aparecia com um comercial na TV. Era um sinal de que a empresa estava com muito dinheiro para investir, afinal, anunciar na TV é caro.

A estratégia se resumia em tentar acertar algumas pequenas moscas usando uma metralhadora. Não era muito eficiente, mas era uma coisa bonita de se ver! Dava status e até agregava certo valor à marca.

**Mas aí chegou o marketing digital e mudou todas as regras do jogo. E não mudou apenas uma vez. **

A cada dia que passa as regras parecem mudar novamente. Como profissional dessa área, você não tem muito o que fazer a não ser acompanhar e ajustar suas estratégias para continuar tirando proveito de tudo isso!

As novas regras do marketing (por enquanto) ?

Precisamos ser sinceros. Dependendo de quando você estiver lendo este blogpost, estas regras já podem ter mudado.

Os mandamentos do marketing não estão mais talhados em pedra. Eles estão escritos na areia. Por isso, a qualquer momento pode vir uma onda e apagar tudo.

Essa onda pode ser uma nova rede social que muda a forma como as pessoas se conectam e interagem, uma nova tecnologia ou device, como foi o smartphone no seu surgimento, ou uma nova estratégia, como está acontecendo com o inbound marketing.

O que podemos notar agora, diferente do que acontecia com o marketing old school, é que o foco não é mais no macro, no público-alvo, na grande massa. O foco agora são as personas! Um conceito muito mais individualizado, que busca atingir públicos cada vez mais específicos.

Tudo isso por culpa da tecnologia e das facilidades que o mundo digital nos trouxe. Enquanto antigamente você só conseguia estimar o tipo de público que teria visualizado o seu comercial na TV, hoje é possível saber informações detalhadas das pessoas que interagiram com um anúncio na internet.

E quanto mais a tecnologia se desenvolve, mais você vai conseguindo interagir e conhecer cada pessoa que faz parte do seu público. Suas estratégias podem ficar muito mais direcionadas e baratas. Afinal, é melhor matar uma mosca com um inseticida do que atirar em tudo e tentar acertar uma com uma metralhadora, não é mesmo?

Como tirar vantagem dessas novas regras? ✔

Você já entendeu o que mudou nesse jogo. Personas, comunicação dirigida e personalizada são as apostas para você que quer se dar bem com essas novas regras do marketing.

E como sei que você provavelmente gosta de exemplos práticos, deixamos aqui uma dica: Faça pesquisas e tente segmentar ao máximo o seu público. Você pode usar o Google Forms ou o Typeform para criar formulários e colher respostas da sua audiência. Use as redes sociais para interagir com eles e fique sempre de olho em fóruns, grupos do Facebook ou Whatsapp que tenham a ver com o tema ou mercado que você se interessa.

A internet e as mídias digitais nos deram uma grande oportunidade de ter informação disponível de forma rápida e fácil, então, não hesite em usar isso a seu favor.

Invista também na criação de conteúdo relevante e enriquecedor para o seu público. Dessa forma você ajuda sua persona a resolver um problema e cria um vínculo maior com ela.

Fica muito mais fácil fechar uma venda quando o cliente já te conhece, sabe que você tem algo a acrescentar e que é autoridade em um assunto.

Não se esqueça que o segredo para dominar esse novo jeito de fazer marketing é ouvir e se conectar com sua persona. Quanto mais você conhecer seu público, mais fácil vai ser continuar mantendo contato, gerando valor, fazendo com que ele confie em você e nas soluções e produtos que você oferece.

E uma última dica importante: Use o Whatsapp pra manter contato com seus clientes. Inclusive já está disponível o Whatsapp Business, que traz vários recursos especiais e facilita o contato com seu target.  É legal, por exemplo, ter formas de contato direto com sua audiência, como grupos ou listas de WhatsApp, onde você compartilha conteúdos e interage com seus possíveis clientes.

Ao contrário do que muitos vociferam por aí, a tecnologia está nos unindo cada vez mais. Hoje podemos nos conectar de diversas formas com as pessoas a nossa volta.

Talvez essa seja a regra do marketing que nunca irá mudar: o marketing é feito de pessoas, então, pense nelas em primeiro lugar.

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
As Novas Regras do Marketing
Share this