/ CMS

Conheça o Opencart: ferramenta completa para ecommerce

Decidir qual o melhor CMS para seu site é uma tarefa delicada. Nem sempre a opção mais óbvia é a mais indicada para o seu perfil de negócio.

Por isso, aqui no blog a gente vem te mostrando algumas opções de CMS voltadas para diversos tipos de site que podem ser uma boa solução para o que você procura.

Já falamos de WordPress, que é voltado para diversos tipos de sites; o Magento, com foco em e-commerce; Drupal, possui templates para qualquer perfil de site; o Ghost para blogs e hoje é a vez do OpenCart.

Se você busca um sistema de e-commerce completo, seguro e confiável, existem várias opções no mercado que simplificam a criação de uma loja virtual, uma delas é o OpenCart.

Quem é o OpenCart?

A OpenCart foi lançada em 2009 e é uma das mais utilizadas soluções para criação de lojas online. Criada pelo programador britânico Daniel Kerr, possui como linguagem de programação o PHP e tem como gerenciador de banco de dados MySQL.

Foi desenvolvida com o intuito de facilitar a criação de lojas de e-commerce. Ela é uma plataforma Open Source, código aberto, e por isso possui uma variedade imensa de customizações possíveis de serem feitas, criadas por desenvolvedores ao redor do mundo.

Atualmente em sua versão 3.0.3.1, lançada no dia 07/01/2019, a aplicação é uma das soluções mais confiáveis e práticas para quem quer iniciar uma loja online, mas que não sabe programar ou quer reduzir custos.

Entre as funcionalidades do OpenCart, estão:

  • Cadastro ilimitado de produtos, marcas, departamentos, páginas;
  • Suporte para várias moedas, métodos de pagamento, regiões e idiomas;
  • Integração com outras plataformas como Google Merchant;
  • Sistema de gerenciamento de relatórios e registros de erros;
  • Ferramenta de backup e restauração integrada;
  • E muito mais...

Se você precisar de alguma outra funcionalidade que não venha de padrão no OpenCart, é possível trazer recursos adicionais com os módulos e temas na loja de extensões do CMS.

Por que usar o CMS?

Com a plataforma, os usuários conseguem administrar seus negócios de maneira prática e começar a faturar com a loja após poucos cliques.

Os donos de lojas online que utilizam a plataforma podem administrar diversas lojas a partir de uma só conta, vender produtos com diferentes modelos, cores e tamanhos, criar um programa de afiliados customizado e gerar cupons de desconto.

Também é possível criar ilimitadas categorias para seus produtos, adicionar um número ilimitado de produtos a serem vendidos, vender produtos digitais (através de download), criar um sistema de pontos de recompensa, além de terem acesso aos comentários e avaliações que os clientes fizeram acerca dos produtos oferecidos.

Outras funcionalidades importantes que podem ser customizadas pelo dono do site são a criação de filtros (dando aos clientes a opção de filtrar os produtos segundo categorias específicas, como modelo, estado de conservação, preço etc), a venda em diversas moedas, a possibilidade de ter um site disponível em vários idiomas e a criação de newsletter.

Os temas do OpenCart

Para tornar todo o processo ainda mais simples, a OpenCart oferece milhares de layouts de sites pré-definidos. Esses layouts são conhecidos como temas.

Os temas podem ser gratuitos ou pagos. Você consegue adquirir um pelo próprio site da plataforma, mas também em sites de terceiros, como CodeCanyon e ThemeForest.

Após definir um tema, o usuário pode fazer mudanças e colocar todas as informações pertinentes ao seu negócio.

Como é uma plataforma focada em lojas online, existem temas direcionados aos mais diversos tipos de negócios.

Com ele, os smartphones são aliados, não obstáculos. Geralmente, grande parte dos temas são adaptados para dispositivos móveis como celulares e tablets.

Os módulos

Outra opção para que os lojistas personalizem e aprimorem ainda mais suas lojas online são os módulos, extensões que adicionam ou potencializam funções dentro do site.

Assim como os temas, os módulos são comercializados no próprio site da OpenCart e em sites de terceiros. Muitos são disponibilizados gratuitamente, embora outros sejam comercializados.

Eles adicionam as mais diversas funcionalidades aos sites, como integrações com redes sociais, geradores de tabela para controle de vendas, editores de produtos, entre outros.

Vantagens

  • Simples, acessível e amigável de usar, sendo recomendado tanto para usuários experientes quanto novatos.
  • Possui funções de SEO integradas para sua loja virtual aparecer nas melhores posições do Google.
  • Suporte a uma variedade gigantesca de temas (visual personalizado) e extensões (recursos extras).
  • É de código aberto e costuma receber melhorias por desenvolvedores experientes e pela própria comunidade de usuários.
  • Alto desempenho mesmo para lojas virtuais em pleno crescimento e nos planos de hospedagem mais baratos.

Desvantagens

  • Poucas funções integradas de forma nativa, precisando obrigatoriamente instalar temas e extensões para ter os recursos necessários.
  • Exige algum conhecimento em programação para editar códigos do sistema, conseguir mexer nos módulos e adicionar recursos básicos.
  • Desenvolvedores iniciantes podem desenvolver temas, extensões ou funções que podem não estar tão bem otimizadas, atualizadas ou seguras para uso, podendo causar problemas na plataforma.

Conclusão

Por sua versatilidade e grande número de extensões, a OpenCart é uma das plataformas para criação de lojas e-commerce mais usadas do mundo.

Seu fórum oficial conta atualmente com aproximadamente 110 mil membros, existem mais de 13 mil módulos e temas disponíveis para a plataforma e mais de 370 mil lojas online no mundo foram criadas a partir dela.

Aqui na Configr você consegue instalar o OpenCart sem dor de cabeça e em poucos cliques. Teste grátis por até 7 dias e veja a performance do seu e-commerce mudar.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Conheça o Opencart: ferramenta completa para ecommerce
Share this