/ Drupal

Procurando uma alternativa ao WP? Conheça o Drupal.

Conhecido como um dos CMS mais completos do mundo, o Drupal é uma ótima alternativa para quem quer ter um site completo.

Seu é bem completo e está disponível em mais de 100 idiomas.

Além disso, é uma plataforma Open Source (código aberto). O que permite a criação de sites e aplicativos de forma gratuita.

Ele foi desenvolvido por uma Comunidade Internacional e usado por mais de um milhão de sites, de blogs a alguns dos maiores sites na web.

História

O sistema foi criado em 2000, por Dries Buytaert, como um fórum online, tendo sido escrito em linguagem PHP.

O sistema evoluiu e tornou-se um CMS, possibilitando a fácil criação de diversos tipos de sites, como blogs pessoais ou coletivos, fóruns, lojas online, sites institucionais, dentre outros.

além disso, o Drupal pode funcionar também como uma comunidade para compartilhamento de conhecimentos sobre o assunto e de conhecimentos empresariais.

Desde o seu lançamento, o sistema já foi atualizado diversas vezes e a próxima atualização está prevista para dezembro de 2019, a versão 8.8.

Mas o que é um CMS?

CMS é uma sigla para “Content Management System” (ou “Sistema de Gerenciamento de Conteúdo”).

Ele serve basicamente para facilitar a vida de administradores de sites em todo o processo de criação, administração e publicação de conteúdos dinâmicos para a internet.

Com a utilização de um CMS, qualquer pessoa consegue criar um site ou blog rápida e facilmente.

Basta escolher a aparência e criar as páginas necessárias sem a necessidade de conhecimentos especiais. Um ótimo exemplo de CMS é o WordPress e o Drupal.

Esta é uma estratégia pode ser adotada depois de ter certeza do que você precisa saber antes de fazer um site.

Aliás, existem diversos tipos de sistemas gerenciadores de conteúdo, incluindo aqueles com foco corporativo e educacional.

Hoje falaremos do Drupal, um dos mais abragentes do mercado.

O que posso fazer com ele?

O usuário de Drupal conta com variadas utilidades para que seu trabalho na criação e administração do site seja o mais simples possível.

Com a plataforma, o usuário consegue gerenciar diversos sites a partir da mesma conta.

É possível fazer upload dos mais diversos tipos de mídia (como vídeos, imagens e pdfs) gerenciar facilmente as publicações de conteúdos do site. Além de permitira administração das permissões para diversos autores.

Você está pronto para alcançar todos os tipos de dispositivos, com aplicações totalmente adaptáveis a smartphones?

Para ter um site seguro e funcionando em poucas etapas, é simples fazer uso dos milhares de temas fornecidos pelo sistema e por desenvolvedores e empresas ao redor do mundo.

O usuário pode escolher o tema que melhor se encaixa nos seus objetivos, seja ter uma revista online, uma loja de e-commerce ou um blog sobre moda.

Existem atualmente mais de 2500 temas disponíveis para Drupal e com preços variádos.

Os módulos

O Drupal permite escrever módulos/temas personalizados para qualquer funcionalidade/design específico que possa ser necessário

Eles funcionam como extensões que estendem e customizam funcionalidades, além de integrar funções com outros sites.

Essas funções vão desde construtores de página, a galerias customizadas e geradores de menus.

Sites como CodeCanyon comercializam módulos robustos e funcionais, com preços variando entre 6 e 69 dólares. Atualmente existem cerca de 39 mil módulos.

Um dos módulos mais destacáveis do sistema é o Drupal Commerce, um módulo especialmente construído para que os usuários possam criar sites de e-commerce.

Com os módulos é possível: criar produtos com atributos personalizados e displays dinâmicos de produtos, gerenciar pedidos, cálcular impostos, além das integrações com sistemas de pagamento.

Vantagens do CMS

  • Temas responsivos
  • Mais alinhado com os padrões de web do mundo
  • Rápido para desenvolver projetos complexos
  • Flexível
  • Open Source
  • Seguro
  • Escalável
  • Possui uma comunidade ativa e colaborativa

Desvantagens do CMS

  • Drupal requer certo conhecimento técnico
  • Além da comunidade oficial, existem poucos fórum sobre ele.

Por que usar Drupal

Por ter uma comunidade oficial extremamente ativa.

Por ele oferecer multifuncionalidades, ele se torna o sistema gerenciador de conteúdos escolhido por diferentes setores, como saúde, educação superior e mídia,

Ele é utilizado por grandes empresas e organizações como Warner, Sony BMG, Sony Ericsson, Nações Unidas, Disney, Nokia, Sun, WhiteHouse, assim como grandes instituições brasileiras como Marinha do Brasil, Copa 2014, Olimpíadas Rio 2016, Grupo Abril, ESPM, entre outros.

O Drupal se destaca ainda por sua poderosa otimização para SEO.

Drupal é na Configr

Aqui na Configr, você pode instalar o Drupal em poucos cliques e sem dor de cabeça. Além disso, seu site terá a melhor performance do mercado, otimizações aumáticas para SEO e segurança reforçada.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Procurando uma alternativa ao WP? Conheça o Drupal.
Share this