/ google

Como micro-momentos estão mudando as dinâmicas do marketing? (parte 2)

Continuando nossa série sobre micro-momentos, chegou a hora de darmos o próximo passo e nos aprofundarmos um pouco mais! Na primeira parte deste artigo, introduzimos o conceito e explicamos como ele está mudando as dinâmicas do marketing digital. Agora, daremos exemplos de uso dessas situações e explicaremos como as empresas podem se beneficiar para aumentar suas conversões.

E já adentrando nessa questão, podemos dizer que você só precisa entender uma única coisa sobre os micro-momentos: eles preveem necessidades! E isso, logicamente, significa estar em vantagem sobre a concorrência, pois a sua empresa poderá se posicionar estrategicamente para aparecer no momento exato da necessidade e oferecer uma solução.

Vamos relembrar os 4 principais micro-momentos, segundo a Google:

1. Micro-momento “eu quero saber”;
2. Micro-momento “eu quero ir”;
3. Micro-momento “eu quero fazer”;
4. Micro-momento “eu quero comprar”.

Como fazer uso dos micro-momentos a favor da sua estratégia?

"Quem foi Ada Lovelace"

Utilizando o micro-momento “Eu quero saber”

Este micro-momento é perfeito para quem adota estratégias de marketing de conteúdo. Ele diz respeito às situações em que alguém tem uma dúvida ou curiosidade sobre alguma informação e recorre à internet para satisfazer essa necessidade.

Se pensarmos na jornada do consumidor, este micro-momento se refere às pessoas na fase de descoberta. Mas como usar isso? Descobrindo para quais perguntas você quer ser a resposta!

Assim, criar artigos otimizados para mecanismos de busca que respondam às perguntas mais comuns dos usuários é uma ótima estratégia. Portanto, trabalhe para ser a primeira resposta para o usuário!


"Como chegar na baladinha"

Utilizando o micro-momento “eu quero ir”

Este micro-momento diz respeito à necessidade do usuário de encontrar endereços, estabelecimentos comerciais e até mesmo pontos turísticos. Você pode estar se perguntando: “Tá, mas como isso pode me beneficiar?” A resposta é simples.

Certifique-se de que o endereço e as informações de contato do seu estabelecimento comercial, empresa ou serviço estejam nos mecanismos de busca! Práticas, como SEO Local (Otimização para mecanismos de busca com foco em buscas locais), são ótimas aliadas para usufruir desse micro-momento.

Portanto, tenha certeza que o seu negócio está nas primeiras posições das buscas dos usuários na sua cidade. Assim, sua empresa aparecerá no momento de necessidade e você terá mais chances de aumentar as conversões da sua estratégia de marketing digital!


"Como aprender inglês"

Utilizando o micro-momento “eu quero fazer”

Essa situação está intimamente relacionada à necessidade de o usuário aprender a fazer algo por conta própria. É por causa dela que páginas com a temática DIY (Faça Você Mesmo) têm feito cada vez mais sucesso. Já notou quantos tutoriais você vê no Facebook ou YouTube?

Esse micro-momento é uma verdadeira mina de ouro para quem trabalha com educação e venda de cursos e, para usufruir dele, preveja necessidades dos usuários e os ensine! Aqui, oferecer conteúdo de extrema qualidade e atender a demandas que ainda não são supridas é o segredo do sucesso.


"Comprar brusinhas estampadas"

Utilizando o micro-momento “eu quero comprar”

Esse micro-momento diz respeito à necessidade das pessoas pela consulta informações sobre produtos que queiram comprar. Voltando à jornada do consumidor, este é o momento de decisão dentro do marketing digital.

Dessa forma, o usuário consulta reviews em sites com autoridade sobre o assunto e sites de reclamações para saber se a solução é confiável ou não. O seu negócio pode lucrar com essa situação ao antecipá-la, oferecendo informações que o cliente precisa! Portanto, mostre a ele que a sua empresa é perfeita para a compra.


Os micro-momentos são uma mudança nas dinâmicas de marketing digital e uma fonte inesgotável de oportunidades para as empresas. Eles são ótimos para posicionar o seu negócio estrategicamente, fazendo com que seja encontrado pelo cliente em um momento crucial.

Para aproveitar essas situações, seu site deve ser encontrado na internet sempre que preciso. Descubra como a Configr pode te ajudar nesse sentido e até a próxima.

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como micro-momentos estão mudando as dinâmicas do marketing? (parte 2)
Share this