/ agencias

O que o Censo de Agências 2018 nos diz sobre a gestão nas agências

A Gestão nas Agências ?

Apesar de ser uma prática comum nas grandes empresas, que adotam táticas buscando melhorar sua gestão e produtividade, desenvolvendo métodos eficazes de controle e acompanhamento, nas pequenas empresas esse processo de controle e gestão acaba sendo muitas vezes negligenciado, por questões de custo e acesso.

Por esse motivo, um gestor de uma pequena agência tinha que contar quase que exclusivamente com a sua experiência ou intuição para gerir seu negócio.

Com a evolução dos pequenos negócios e a amplificação do acesso à informação, sistemas de gestão se tornaram mais necessários e mais acessíveis. Empresas de todos os segmentos e dos mais diversos tamanhos prestam cada vez mais atenção e alocam mais recursos em ferramentas de gestão, buscando ganhos de produtividade.

As agências digitais, tipo de negócio que vem adquirindo bastante relevância devido ao crescimento da internet e dos meios digitais, são um exemplo de segmento que vem buscando melhorar seus processos e sua produtividade através de uma gestão mais eficiente.

Essa busca por eficiência na gestão tem tudo a ver com o dia-a-dia das agências, já que elas possuem um fluxo de trabalho extremamente dinâmico. Esse fluxo dinâmico conta com centenas de demandas diárias, tornando uma boa gestão algo indispensável.

O Censo de Agências 2018 ?

Em uma iniciativa inovadora, a Operand realizou uma pesquisa que busca mostrar a evolução e principais características das agências no Brasil. Os dados foram coletados entre novembro e dezembro de 2017 e o censo contou com a participação de gestores e sócios de mais de 500 agências de todo o país.

Em linhas gerais, o censo mostra que, assim como ocorre com pequenas empresas, gestão vem se tornando uma preocupação frequente para as agências, principalmente em relação à gestão operacional e à gestão tecnológica.

Gestão Operacional ⚙

Um ponto que chama a atenção no censo diz respeito às dificuldades de gerenciamento operacional das agências. Nas pequenas agências (aquelas constituídas de 1 a 10 colaboradores), tanto do interior quanto das capitais e regiões metropolitanas, no quesito principais dificuldades de gerenciamento, as opções “Produtividade da equipe ou individual” e “Definição e organização de processos” ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente.

Isso mostra a necessidade da definição clara de processos e utilização das ferramentas corretas para o aumento da produtividade dos indivíduos e das equipes. Diante disso, é fácil ver o porquê do surgimento e crescimento de ferramentas como a Operand, um software de gestão para equipes criativas; ou então sites como o Quickbooks, ferramenta para controle financeiro extremamente intuitiva.

Gestão Tecnológica ?

Outro tipo de gestão que vem ganhando o foco das agências é a gestão tecnológica. Segundo o censo, para agências pequenas localizadas no interior, soluções web (como sites, SEO, email marketing etc) ocupam o segundo lugar quando o assunto são serviços com melhor rentabilidade financeira. Para as pequenas agências localizadas em capitais ou regiões metropolitanas, serviços web ocupam a terceira posição dentre aquelas com melhor rentabilidade financeira.

Já que serviços web representam um bom retorno financeiro para boa parte das agências, possuir uma solução para gerir sua infraestrutura tecnológica significa centralizar processos. E já que muitas delas não possuem muitos recursos para investir em profissionais apenas para cuidar dessa parte, utilizar uma solução que centralize a gestão de centenas de websites e emails, como a Configr, é uma forma de melhorar a administração de processos e clientes.


Conclusão ✔

O aumento do uso de ferramentas de gestão por parte das agências mostra uma busca cada vez maior por formas mais automatizadas e práticas de gestão. Uma boa gestão passou a ser não apenas algo suplementar para as agências. Se tornou um diferencial competitivo.

Esse tipo de ferramenta acaba dando às agências um recurso precioso: mais tempo para pensar em soluções para seus clientes.

Para ter acesso ao censo, acesse: https://blog.operand.com.br/resultados-censo-agencias-2018/

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
O que o Censo de Agências 2018 nos diz sobre a gestão nas agências
Share this