/ design

Conheça os 5 elementos da experiência do usuário

O que é UX

Experiência do usuário, ou User Experience (UX), é tudo que envolve a percepção de uma pessoa sobre um produto, serviço ou sistema. Está ligado às expectativas, ao uso e à satisfação geral do público em relação a alguma coisa, seja no ambiente virtual ou físico. A natureza desse conceito envolve tanto aspectos práticos quanto subjetivos.

Para tal, é necessário estudar uma série de elemento que podem trazer grandes impactos no resultado de visitas e conversões do seu site ou ecommerce.

Um exemplo prático é um estudo da consultoria Akamai and Gomez que descobriu que um ecommerce que vende R$1.000 por dia, cada segundo de demora no carregamento das páginas tem um impacto potencial negativo de R$25.000 por ano, quase um mês de faturamento perdido.

Experiência do usuário - Elemento #1: Carregamento do Site

Como vimos no exemplo acima, o tempo de espera ou as falhas para abrir um site podem ser determinantes para afastar um possível cliente logo de cara do seu site. Se ele tiver mais opções no mercado digital para resolver os seus problemas, não hesitará em ignorar a primeira busca e encontrar o que procura na concorrência. Além da lentidão, muitas vezes ocasionada pelo site ser pesado, outro erro comum são os conhecidos erros de carregamento 404.

Experiência do usuário - Elemento #2: SEO Search Engine Optimization

É o conjunto de técnicas voltadas para tornar o site amigável aos motores de busca. Geralmente, o primeiro contato que um consumidor tem com um e-commerce é pelo Google, Bing ou Yahoo. Portanto, ignorar esse item é fechar os olhos para a geração de tráfego orgânico, que é mais intensa e barata. Um erro relacionado a SEO são os títulos das páginas iniciais dos e-commerces. É comum ver apenas o nome da empresa e os termos “Home” ou “Página Inicial”, em vez de usar alguma palavra-chave ou o slogan da marca.

Experiência do usuário - Elemento #3: Adaptação a diferentes dispositivos e plataformas

A importância desse elemento é óbvia: a cada dia, mais pessoas se conectam em smartphones e tablets. Elas acessam de qualquer lugar e isso obriga as empresas a entregarem uma experiência de navegação adequada ao usuário mobile, principalmente no design e no tempo de abertura do site.

Experiência do usuário - Elemento #4: Produção de Conteúdo

Se você não entrega um conteúdo que informe e eduque os consumidores, perderá chances de criar envolvimento e fechar futuras vendas. Vale lembrar que os produtos e serviços não se vendem por si só. Eles precisam que sua empresa agregue valor e repasse credibilidade ao público. Se as pessoas veem que o e-commerce se preocupa em produzir bons conteúdos sobre a área e as experiências proporcionadas pelas suas ofertas, maiores serão as oportunidades de negócios serem fechados.

Experiência do usuário - Elemento #5: Design

A composição visual de um site também faz toda a diferença em UX. É fundamental cuidar dos aspectos visuais, como o tamanho dos blocos de texto, a dimensão das imagens e, principalmente, as cores de botões e layout. Esse infográfico do Viver de Blog retrata bem a importância das cores, inclusive na permanecia de uma pessoa em um ambiente e na sua decisão de compra.

Esses são os elementos básicos da experiência do usuário que é preciso estar atento para garantir mais visitas e conversões para o seu site.

Alex Medeiros

Alex Medeiros

Apaixonado por comunicação e marketing digital, criatividade e inovação. CMO na Configr e mestrando na FCSH.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Conheça os 5 elementos da experiência do usuário
Share this