Entrega Contínua e Implantação Contínua: qual a diferença?
Bom, em poucas palavras, a diferença é que Entrega Contínua inicia manualmente e Implantação Contínua inicia automaticamente.
Entrega Contínua é a entrega constante das alterações para um ambiente sempre que o desenvolvedor achar que o código está pronto para ser publicado. Essa "entrega" é um processo automático que é iniciado manualmente quando o desenvolvedor deseja enviar uma nova versão da aplicação. Ele então executará um comando que pode ser, por exemplo, fab production deploy, e as mudanças serão enviadas para o ambiente desejado rapidamente e sem falhas.
Se a Entrega Contínua precisa de intervenção manual para entregar as mudanças para um ambiente, Implantação Contínua vai além: cada nova alteração enviada ao repositório inicia automaticamente um processo automatizado que envia as mudanças para o ambiente desejado.
Então o que isso tudo significa?
É sempre mais fácil começar utilizando Entrega Contínua na sua empresa. Utilizar Entrega Contínua significa que seu código está pronto para ser implantado, com a certeza que as mudanças entrarão em produção de uma forma rápida e segura, no momento em que você desejar. Implantação Contínua é um passo além da Entrega Contínua, e exige mais amor e automatização para funcionar, então não se preocupe, um passo de cada vez.
Configr pode ajudá-lo a ter Entrega Contínua para cada uma das suas aplicações, dessa forma você pode estar facilmente preparado para implantá-las e seu time de desenvolvimento terá mais agilidade e você reduzirá as interrupções de serviço.
Comece hoje a usar Entrega Contínua, com a Configr é muito fácil.
Configr – Sua Nuvem. Suas Regras.