/ cloud server

Quais as diferenças entre hospedagem compartilhada e Cloud Server?

Antes de falarmos sobre Cloud Server e hospedagem compartilhada, pensemos no cérebro humano.

É ele que envia todas as informações e comandos para que o organismo funcione corretamente, certo?

Podemos entender o servidor mais ou menos dessa maneira, pois ele hospeda todas as informações de um site e as distribui para os visitantes.

No entanto, existem diversos "tipos de cérebros", como a hospedagem compartilhada, o Cloud Server, hospedagem dedicada e a VPS.

Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens e, nesse artigo, explicaremos sobre as diferenças entre os dois primeiros, para que você descubra a melhor solução para o seu negócio!


O que é hospedagem compartilhada?

O nome desse tipo de hospedagem é bem literal e já explica muita coisa: o servidor físico é compartilhado por diversos usuários.

Ou seja, o seu site fica no mesmo computador e compartilha o mesmo IP, recursos, memória etc, com outros sites, sejam eles com boa ou má reputação, com conteúdo relevante ou não - você não tem nenhum controle sobre isso.

Mesmo assim, a hospedagem compartilhada é a mais comum dentre os endereços na web, por ser uma opção barata e não exigir muitos conhecimentos técnicos.

Sendo assim, ela é bastante utilizada por pessoas que estão começando a entrar nesse mundo digital e não têm tanta experiência.


O que é Cloud Server?

Antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer que Cloud Server não é uma máquina física, mas, sim, um espaço na nuvem.

Para que isso aconteça, há uma teia computacional com servidores físicos interligados que disponibilizam todo o seu poder de processamento em diversos servidores virtuais menores.

Nesse cenário, cada site hospedado fica totalmente alocado em um desses pequenos espaços disponíveis na nuvem.

Logo, seus recursos não são compartilhados com nenhum site e, caso haja algum problema com o seu servidor, algum outro logo assume a carga, o que diminui drasticamente as chances de o seu site cair.


Cloud Server x Hospedagem Compartilhada

Um Cloud Server tem muitas vantagens em relação à hospedagem compartilhada, sendo a escalabilidade a primeira delas, já que, ao utilizar a segunda, você esbarrará em limitações técnicas.

Por outro lado, com a hospedagem na nuvem, a sua empresa sempre poderá pedir mais (ou menos) recursos, de acordo com a necessidade.

Além disso, como vimos, todos os recursos do servidor serão divididos caso o seu site compartilhe a hospedagem.

Nesse cenário, o seu negócio pode ser prejudicado por algum outro site que esteja exigindo muitos recursos do servidor, causando lentidões ou, até mesmo, fazendo com que o seu site saia do ar.

Por fim, embora a hospedagem compartilhada geralmente seja confiável, Cloud Servers oferecem muito mais segurança, afinal, na hospedagem compartilhada, um dos sites que divide o servidor com o seu pode sofrer um ataque, gerando invasões à sua empresa e/ou perda de dados.

Já no servidor cloud, o seu site é hospedado de modo seguro em um local com permissões de acesso, antivírus e criptografias avançadas, ou seja, é a solução ideal para quem busca segurança.


Podemos concluir que a hospedagem compartilhada não é o tipo ideal de hospedagem para aplicações e sites modernos. Quer saber mais sobre isso? Acesse: configr.com/hospedagem-compartilhada/

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Quais as diferenças entre hospedagem compartilhada e Cloud Server?
Share this