/ rails

O que são frameworks para desenvolvimento WEB. (Conheça os melhores para PHP, Python e Ruby).

Desenvolver uma aplicação web completamente do zero é uma tarefa árdua e muito mais demorada. Atualmente, essa tarefa é como reinventar a roda, desnecessária e despende tempo demais.

Por isso existem os frameworks para desenvolvimento WEB, para diminuir o tempo gasto e nível de complexidade.

Os frameworks para desenvolvimento WEB ajudam no desenvolvimento rápido e seguro de aplicações. Mas cada linguagem tem particularidades e seus respectivos frameworks.

No artigo de hoje, vou te mostrar os melhores frameworks para as linguagens de programação PHP, Python e Ruby.

O que são Frameworks?

Em geral, os frameworks funcionam como uma biblioteca de arquivos que armazena diversas funções básicas para o desenvolvimento de uma aplicação.

Com o aumento dos padrões das aplicações web e da complexidade de tecnologia necessária para esses apps, os frameworks se tornaram ferramentas indispensáveis para os desenvolvedores.

Ele é uma base com algumas configurações básicas para você desenvolver suas aplicações em cima.

Seu conjunto de classes tem como objetivo a reutilização de arquitetura de software, como um guia para uma solução em um domínio específico de software.

O desenvolvimento de uma aplicação depende de diversos fatores, principalmente a linguagem de programação. Cada um deles é único quanto à maneira de desenvolver

Ao conhecer as tecnologias do Framework escolhido, o desenvolvedor é capaz de fazer modificações para que este Framework para desenvolvimento WEB atenda a todas suas necessidades.

Sendo assim, o principal objetivo de um Framework para desenvolvimento WEB é a resolução de problemas recorrentes, utilizando uma abordagem genérica.

Isso permite ao desenvolvedor mais tempo de foco de esforços na resolução desdes problemas, e não reescrever software.

Vantagens e desvantagens de um framework para desenvolvimento WEB

Vantagens

  • Produtividade;
  • Padrões de codificação e processos;
  • Aproveitamento e reutilização de código;
  • Segurança;
  • Extensibilidade;
  • Rede de apoio de outros desenvolvedores (suporte)

Desvantagens

  • Curva de aprendizagem — Pode ser lento o processo de aprendizado e domínio sob o framework escolhido,
  • Dependência — Uma aplicação criada em cima de um framework dificilmente terá compatibilidade com outro.
  • Vício do programador — Pode ser desenvolvido, normalmente em pessoas com pouca experiência, um vício ao utilizar o framework, negligenciando o conhecimento da linguagem nativa.

Quais são os melhores frameworks para desenvolvimento WEB?

1. Laravel para PHP

Este framework é focado em desenvolvimento rápido para PHP, seu principal foco é a performance. Ele é livre e de código aberto, além de permitir que você trabalhe de forma estruturada e rápida.

Com o Laravel, você começa a trabalhar nos seus projetos rapidamente. Além de economizar muito tempo e trabalho com acesso a funções como autenticação de usuário, gerenciamento de seção, e cache.

O Laravel é completo e possui inúmeras funcionalidades e todas as ferramentas que você precisa para construir uma aplicação PHP moderna.

Ele possui um direcionamento para a escrita de códigos bonitos e refinados, utilizando o padrão PSR-2. E obedece às boas práticas de escrita, o que reitera o slogan: “O framework PHP para artesãos Web”.

Além de tudo, o Laravel tem uma grande comunidade ativa, conseguir ajuda não é uma tarefa difícil.

Django para Python

Django é um dos frameworks para desenvolvimento web mais rápidos do mercado. Escrito em Python, ele possui estrutura Model-View-Template.

Django utiliza o princípio DRY (Don't Repeat Yourself) onde faz com que o desenvolvedor aproveite ao máximo o código já feito, aplicações desenvolvidas com a maior quantidade de aproveitamento de código possível, evitando a repetição.

O padrão MTV (Model, Template e View), é basicamente:

Model: Onde acontece toda interação com o banco de dados;

Template: Onde acontece a renderização dos dados para uma visualização mais intuitiva, em outras palavras, a interação do usuário com o site em Django;

View: Lógica sobre os dados. A camada responsável pelas regras de negócio do sistema Django.

Além de permitir um desenvolvimento rápido e com o principio de evitar ao máximo a repetição, Django ainda fornece um administrativo que é capaz de criar, ler e excluir dados via interface.

Rails para Ruby

O Rails utiliza alguns padrões e conceitos que permitem que as funcionalidades de um sistema possam ser implementadas de maneira incremental.

Isso o tornou uma das principais escolhas para projetos que adotam metodologias ágeis de desenvolvimento e gerenciamento de projeto.

Ele também útiliza do princípio DRY que incentiva a fazer bom uso da reutilização de código, uma das principais vantagens da orientação a objetos.

Além do DRY, ele possui como pilar o Convention over Configuration (CoC): escrever muito menos código para implementar uma determinada funcionalidade na aplicação.

Para isso, é necessário respeitar alguns padrões de nome e localização de arquivos, nome de classes e métodos, entre outras regras simples e fáceis de serem memorizadas e seguidas.

O Rails adota um padrão arquitetural chamado de MVC (Model View Controlle). Ele consiste em:

View: Responsável por apresentar os resultados na página web.

Controller: Camada que faz o trabalho de tratar os parâmetros da requisição e direcionar para as demais camadas.

Model: São as classes que representam suas entidades e, também, as que te ajudam a armazenar e buscar os dados.

Frameworks na Configr ?

Focada no que há de melhor no mercado e nas mais avançadas tecnologias, a Configr oferece suporte ao Laravel, Django, Flask, Rails e vários outros frameworks.

Você consegue instalar facilmente e em poucos cliques suas aplicações em um Cloud Server para desenvolver tranquilamente e atingir o máximo de desempenho que sua aplicação merece.

A Configr tem Cronjobs configurados seguindo as melhores práticas de conversão, sistema de gateway de email integrado com 100.000 emails grátis todos os meses, além de um ambiente de última geração com cloud server próprio, ip dedicado e processamento exclusivo.


Com isso, as suas aplicações estarão com todos os recursos necessários para brilhar!

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
O que são frameworks para desenvolvimento WEB. (Conheça os melhores para PHP, Python e Ruby).
Share this