/ criar site

O que você precisa saber antes de fazer um site! Saiba o que é aplicação, servidor e mais.

Em tempos de tecnologias avançadas para WEB, muitas vezes ficamos perdidos com a quantidade de termos e opções existentes.

Se você já participou do processo de estruturação de um site, sem ser uma pessoa técnica, provavelmente se perdeu entre os termos: domínio, aplicação web, hospedagem, servidor e gerenciamento infraestrutura.

O que é Domínio?

Um domínio funciona como um endereço para o navegador encontrar o seu site na internet. É um conjunto de caracteres, como por exemplo: configr.com

Assim como uma residência se encontra em um endereço único a que você pode chegar buscando em um mapa, o mesmo acontece com o domínio. Ele é a forma de que todas as pessoas encontrem o seu site na internet se buscarem por este “endereço”.

Existem empresas especializadas apenas em registro de domínio, mas o seu próprio servidor de hospedagem pode fornecer esse serviço. Essa escolha é muito importante, pois o seu domínio é exclusivo e você quer que ele seja encontrado pelo máximo de pessoas interessadas em seu negócio, certo? .

O que é aplicação WEB?

Em linhas gerais, aplicações WEB são sistemas de informática feitos para serem utilizados através de um navegador, pela internet ou aplicativos desenvolvidos utilizando tecnologias WEB o HTML, o JavaScript e o CSS.

Fica fácil entender se você faz um comparativo com uma aplicação local, como uma pasta ou um programa de computador, como o Office da Microsoft. A diferença está no local onde estão instaladas essas aplicações, na forma de acesso e como são escritas, específicas para o ambiente WEB.

Diferentemente de uma aplicação local, executada em um desketop específico,elas são executadas em servidores e geram o conteúdo em códigos HTML. Esses códigos são interpretados pelos navegadores (como o Chrome, Mozila e Explorer) e geram a interface para o usuário.

A execução acontece em ambientes distribuídos, onde as partes do sistema podem executar em máquinas diferentes que se comunicam pelo protocolo HTTP ou HTTPS (Protocolo Seguro).

Em resumo, as aplicações WEB, são os sites em geral, sites de e-commerce, portais dinâmicos, buscadores (como o Google), etc.

O que é um site?

Um site é um tipo de aplicação WEB, composto por um conjunto de páginas WEB que, como já explicado, está instalado em um servidor e é acessado a partir de um endereço chamado domínio.

Geralmente, ele é possui cabeçalho, corpo e rodapé. Além disso, as páginas estão conectados por hiperlinks.

Quando um usuário pesquisa determinado domínio no navegador, o servidor onde está instalado este site entrega o conteúdo ao navegador, que “traduz” as informações de forma visual para o usuário na ponta.

Existem inúmeras formas de se criar um site, seja via código puro por tecnologias como PHP, seja via CMS (Content Management System) como o Wordpress e outros.

Um site pode conter os mais variados propósitos, servindo como portfólio, loja virtual, blog, etc.

O servidor

O servidor é uma espécie de computador muito potente conectado à internet e repleto de softwares que cuidam de toda a parte “técnica” para que um site possa funcionar. Neste computador, existem programas especiais que interpretam as requisições de acesso e fornecem aos usuários uma cópia dos arquivos das páginas do site que eles querem visitar.

Uma aplicação WEB estará dividida em diversos códigos, arquivos e informações armazenadas em bancos de dados.

Por isso, uma das tarefas do servidor é lidar com toda essa quantidade de informações e fazer com que isso possa ser entregue para o usuário, permitindo a visualização do site no navegador.

Esse processo é muito complexo, dependendo dos softwares utilizados e dos equipamentos que compõem este servidor. Para conseguir configurar e gerenciar um servidor, a pessoa técnica desprende de várias horas para aplicar uma configuração compatível e favorável a aplicação WEB.

Se o servidor de hospedagem for de baixa qualidade (tendo problemas nas suas peças, programas ou na conexão com a internet) o site terá problemas de performance e poderá ficar lento ou até mesmo fora do ar! Além disso, se o CMS utilizado for repleto de erros, seu site também será prejudicado. Pensando em te ajudar a evitar estes problemas, lhe damos abaixo algumas dicas sobre como escolher o melhor CMS e hospedagem para seu site.

Veja como a Configr pode te ajudar!

O que é Hospedagem de site?

Hospedagem é um serviço online que permite deixar seus sites e aplicações WEB disponíveis para acesso na web.

Ou seja, a hospedagem de sites permite que você guarde páginas e aplicações WEB, além de diversos outros arquivos que poderão ser acessados na internet, incluindo músicas, vídeos, imagens e muito mais.

Ela disponibiliza um ou mais servidores para que você armazene seus dados, ou seja, na prática é como se você estivesse alugando um servidor - ou parte dele.

Existem diversos tipos de hospedagem no mercado: A tradicional (compartilhada), as exclusivas VPS (ou hospedagem em nuvem) e hospedagem dedicada.

O provedor de hospedagem precisa manter o site no ar e funcionando, proteger de ataques maliciosos e transferir seus arquivos do servidor até o navegador do visitante.

Pontos importantes ao avaliar um provedor de hospedagem:

Performance e Desempenho: 40% dos usuários abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar. O desempenho está diretamente ligado a capacidade de processamento do servidor, CPU, a quantidade de Memória RAM, rede de distribuição de conteúdo (CDN) e tamanho das imagens.

Tempo de disponibilidade: Os robôs das ferramentas de busca são ávidos em relação a sites que apresentam períodos de downtime. Muitas vezes uma queda tem como consequência uma queda no posicionamento nos motores de busca.

Segurança: Vulnerabilidade e riscos de invasão, por hackers e malwares, podem trazer lentidão, instabilidade e, até mesmo, derrubar o site. É importante ter medidas de segurança, como o HTTPS/2 e WAF.

Escalabilidade: este é um recurso exclusivo para hospedagem na nuvem. Ela é possibilidade de expansão dos recursos tecnológicos ou na capacidade de aumentar a quantidade de usuários em um determinado sistema de gestão. Ou seja, se seu site sofre quedas com picos de acesso, você consegue fazer temporariamente um upgrade de pacote para suprir a deficiência.

Não se trata apenas de escolher um plano de hospedagem, muitas vezes as principais métricas que são exibidas para você não são aquelas que vão ter grande impacto no desempenho do site. Para realmente tomar uma decisão consciente, você precisa entender completamente como sua escolha de hospedagem afeta o tráfego, o envolvimento e a rentabilidade do seu site.

O Cloud Server (servidor em nuvem) é sempre a melhor opção.

A Hospedagem Cloud é um serviço que permite o armazenamento de arquivos, sites e aplicações em servidores virtuais. Eles funcionam em um ambiente de computação em nuvem, captando seus recursos de uma grande rede de servidores conectados à internet.

Com ele, você estará com um servidor robusto totalmente preparado para sanar as suas necessidades sem compartilhar nenhum recurso.

Logo, o seu site terá todas as condições de suportar picos de acessos, sem dores de cabeça geradas por desligamentos repentinos ou escassez de recursos. E o mais legal em um serviço de Cloud Server é a escalabilidade!

Conclusão

A ideia central deste post foi trazer um apanhado de conceitos sobre hospedagem de site para quem está começando na web, mas nada melhor que começar com o pé direito, não é mesmo?

A Configr disponibiliza além de conteúdos, uma série de parceiros que atuam em desenvolvimento de sites.

Se quiser saber mais sobre as melhores práticas sobre Hospedagem e gerenciamento de sites, acompanhe nosso Blog, redes sociais e canal do youtube.

Até a próxima,

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
O que você precisa saber antes de fazer um site! Saiba o que é aplicação, servidor e mais.
Share this