/ BI

Medo de BI pelo alto investimento? Conheça o Metabase.

O Metabase te ajuda a coletar, processar e analisar os dados da empresa e é uma poderosa ferramenta para geração de insights que auxiliam a melhorar o desempenho, conhecer e entender clientes, identificar vantagens competitivas…

O Business Intelligence (BI) é um conjunto de metodologias e processos que, aliadas a tecnologias, transformam grandes quantidades de dados em estratégias úteis para o fortalecimento e crescimento de uma empresa.

Softwares de BI são feitos para ajudar empresas a gerarem melhores resultados de negócio.

Eles descobrem, interpretam e disponibilizam os dados importantes, incorporando várias práticas, técnicas e tecnologias que possuem custo alto.

Existem diversas opções no mercado. Mas os elevados custos deixam as empresas com um pé atrás de fazer este tipo de investimento diante das necessidades operacionais básicas providas por outros softwares, que costumam ser priorizadas.

Para solucionar o dilema, surge o Metabase. Uma plataforma que tem se popularizado muito entre cientistas de dados e empresas.

Ele é uma aplicação open source e gratuita que permite que você faça análise de dados a partir de um banco de dados.

O que é o Metabase?

De acordo com o próprio site, o Metabase é “uma forma simples e open source para todos da sua empresa fazer perguntas e aprender por dados”.

Isso significa que ele faz leitura e interpretação de um banco de dados. É capaz, também, de fazer cruzamento e análise de informações cruciais.

O Metabase é uma ferramenta open source, ou seja, mantida por uma empresa,mas aberta para a comunidade contribuir com ele.

Com ele, você consegue compartilhar dados, dentro da empresa, de maneira rápida e fácil.

Com interface simples e interativa, é possível construir dashboards, gráficos e até programar alertas por email ou slack.

Dependendo da necessidade, você não vai precisar escrever uma só linha de SQL. Legal, né?

Você consegue explorar os dados por tabelas, fazer conexões entre essas tabelas, fazer dashboards para facilitar a visibilidade e compartilhamento, visualizar dados em mapas e gráficos.

Se deseja um pouco mais de poder, é possível, também, personalizar dados SQL.

Ou seja, ele é simples para quem não possui conhecimentos aprofundados, mas, ao mesmo tempo, dá flexibilidade para quem precisa aprofundar mais nos dados coletados.

A melhor parte é que ele é uma ferramenta gratuita e de configuração relativamente fácil. Dependendo da sua expertise, você consegue configurá-lo em pouco tempo (veja como a Configr pode te ajudar).

Ficha técnica da aplicação

A linguagem do Metabase é CLOJURE e sua versão mais atual é o v0.32.9 . Provavelmente ele funciona com todos os seus bancos de dados. Possui integração com:

BigQuery, Crate, Druid, Google Analytics , H2, MongoDB, MySQL, PostgreSQL, Presto, Amazon Redshift, SQLite, SQL Server.

A ferramenta permite tunelamento e integração com sistemas de alerta: email e slack. Consegue fazer logins para users e admin.

Tipos de visualizações: Number, Progress bar, Table, Line chart, Bar chart, Row chart, Area chart, Scatterplot or bubble chart, Pie/donut chart, Funnel, Map

Primeiros passos

Tenha um banco de dados alimentado para conectar ao Metabase. Este é o primeiro passo e o mais fácil também. Difícil, hoje, é encontrar uma empresa que não atue com pelo menos um ERP ou CRM, recheado de dados prontos para serem minerados.

Para a configuração do Metabase, a etapa mais importante, é a escolha de um bom cloud server. Para poder usufruir de toda plataforma de BI, ela precisa antes existir fisicamente em algum servidor.

Como o Metabase exige muito processamento, a qualidade do seu servidor influencia diretamente na performance do Metabase, pois vai ao encontro de tempo de disponibilidade da plataforma e segurança dos seus preciosos dados.

Após a escolha do servidor, o próximo passo é a configuração do mesmo. No site do Metabase, é encontrada a documentação completa da ferramenta.

Você encontra fácil pela internet alguns tutoriais de configuração rodando a partir do JAR em uma instância Linux.

Mas se seu cloud é Configr, você já sabe que essa etapa é feita em pouquíssimos cliques direto na plataforma, seu Metabase fica configurado em poucos minutos (sem perder tempo programando).

Depois da máquina configurada, é partir para o abraço. Desbravar as centenas de possibilidades da aplicação e anotar a chuva de insights que virão a partir dos dados.

BI é o ̶f̶u̶t̶u̶r̶o̶ presente dos negócios.

Não perca tempo pensando se deve desprender tempo de investimento e aprendizado ou não.

A inteligência aplicada à interpretação dos dados coletados com o auxílio de softwares de alta performance, tornam a intuição em decisões profissionais.

Com os insights sobre seus dados, as empresas passam a serem ativas no mercado (e não reativas a ele), percebem oportunidades de crescimento estratégico, vantagens competitivas, oportunidades de redução de custos e consegue, além de tudo, aumentar a satisfação do cliente.


O número de empresas que adotam estratégias baseadas em Business Intelligence cresce a todo momento.

Nada é mais enriquecedor do que conhecer o negócio a partir dos dados gerados por ele mesmo.

Por isso a escolha da plataforma que vai te auxiliar nesta jornada é muito importante. Existem diversas no mercado, mas o Metabase se destaca por seu desempenho e gratuidade.

Escolha sempre um host que te garanta segurança. Hoje, os dados são um dos bens mais valiosos do seu mercado.

Se você já possui experiência com o Metabase, comenta aqui embaixo como tem sido, queremos saber!

Conte com a Configr para te ajudar com mais essa nova funcionalidade :)

Até a próxima.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Medo de BI pelo alto investimento? Conheça o Metabase.
Share this