Problemas de Segurança? Conheça o WAF!
O WAF (Website Application Firewall) é uma camada de proteção que fica entre seu site e o tráfego que ele recebe.
Um ataque organizado a um site traz prejuízos que podem ser irreversíveis a um negócio. Se o seu site possui informações delicadas de usuário, como dados de cartão, conta, documentos, essas informações podem ser alvo de ciberataques.
O WAF funciona como uma espécie de Firewall, mas não da forma tradicional. Além de monitorar, filtrar e bloquear elementos perigosos no tráfego ele impede que configurações erradas de segurança sejam executadas.
Ele mantém a segurança e ao mesmo tempo o tráfego, sem riscos em um site ou aplicação, como Wordpress. Isso permite que o servidor fique bloqueado e protegido contra ataques de Hackers, Spammers, DDoS, Injeções SQL e diversos outros ataques.
Por que preciso de um WAF?
Qualquer domínio pode estar vulnerável a algum tipo de ataque cibernético. Os firewalls comuns podem proteger uma grande parte deste tipo de ataque, mas não todos. Muitas dessas soluções não são eficazes para bloquear o tráfego online mal-intencionado.
Um ponto relevante é a segurança do seu servidor. Dependendo do host em que o site está hospedado, os bloqueios contra ataques não são 100% eficazes.
O WAF é uma ferramenta com inteligência artificial, ou seja, ela está em constante aprendizado para atualizar o sistema de acordo com as medidas mais atuais de proteção contra ataques.
Alguns hosts, como a Configr, oferecem em seu servidor o Website Application Firewall diretamente instalado. Isso garante a segurança da sua aplicação direto na infraestrutura.
Além disso, ao instalar o WAF, todas as atualizações do sistema são feitas de forma automática, sem que seja preciso perder tempo fazendo isso manualmente.
Ou seja, com ele você economiza tempo de atualização e dor de cabeça com os problemas originados de uma invasão de site.
As vantagens do WAF:
- Estuda e entende automaticamente a estrutura de uma aplicação ou site.
- Mapeia o comportamento do usuário.
- Constantemente atualiza as defesas e ameaças
- Identifica o tráfego proveniente de fontes maliciosas e fraudulentas
- Faz análise e correções de vulnerabilidade
- Zero Impacto de Implantação
- Monitoramento e auditoria de Atividade do Banco de Dados
- Monitoramento de atividades e proteção em tempo real para bancos de dados críticos Avaliação do servidor
- Avaliação de vulnerabilidade, gerenciamento de configuração e dados para bancos de dados
- Nuvem de Proteção DDoS
- Alto desempenho
Possibilidades do WAF
O WAF pode ser aplicado de diversas formas: aplicação de rede, plug-in de servidor ou serviço na nuvem, é frequentemente implantado por meio de um proxy. A seguir, vamos falar quais são as vantagens e desvantagens de cada um.
WAF de Rede: este é um modelo instalado localmente (hardware) e por isso, costuma ser mais rápido. Normalmente, são gerenciados por fornecedores, o que torna este um serviço com alto custo.
WAF de host: funcionando diretamente no host, podem ser completamente integrado ao código da aplicação, proporcionando alta capacidade de personalização e baixo custo. A grande desvantagem é a complexidade no gerenciamento.
WAF em nuvem: administrados por provedores do serviço, possui configuração adequada às necessidades do cliente e simplicidade no gerenciamento.
Benefícios do WAF:
Como podemos perceber, o Website Application Firewall é uma ferramenta de extremo desempenho e entregas satisfatórias. Mas os principais benefícios dela são:
Potente Segurança:
Com ela, você consegue estabelecer com facilidade os critérios e regras necessários para impedir os ataques e ações mal-intencionadas no seu site.
Também é possível acompanhar os detalhes de cada acesso e estabelecer um log de bloqueio para as ações que foram consideradas fraudulentas.
Proteção garantida contra as maiores dez ameaças de segurança
São elas:
- Injection;
- Broken Authentication and Session Management;
- Cross-Site Scripting (XSS);
- Broken Access Control;
- Security Misconfiguration;
- Sensitive Data Exposure
- Insufficient Attack Protection;
- Cross-Site Request Forgery (CSRF);
- Using Components with Known Vulnerabilities;
- Underprotected APIs.
Economia de tráfego e infraestrutura
Ataques, e tentativas, contra aplicações consomem recursos do seu site, banda de Internet, infraestrutura e recursos operacionais. Como o WAF bloqueia o acesso considerados perigosos, o seu site não é afetado por essa tentativa.
O WAF - Website Application Firewall está em constante aprendizado e é assim que ele consegue identificar ações mal-intencionadas do tráfego comum. Ele consegue separar tais ações como tráfego permitido, podendo entrar na aplicação sem problemas, e não permitido, barrado na primeira tentativa de entrada.
Viu como o WAF pode ser a solução para as suas questões de segurança? Aqui na Configr, nossos clouds são protegidos com ele, teste grátis por até 7 dias.