/ pagespeed

O que o PageSpeed Insights tem a ver com experiência do usuário [+overview PSI]

É difícil aquele que ao consultar pela primeira vez a sua pontuação no PageSpeed Insights (PSI) e não saiu frustrado.

Obter uma pontuação alta no PSI não é tarefa fácil. Exige de você muitas horas de dedicação e estudo.

Mas todo esse empenho e estresse no seu site valem a pena. É comprovado que um site rápido performa muito mais em SEO e conversões.

Pesquisas mostram que no primeiro sinal de lentidão de uma página, o usuário não exita em abandonar a página.

Então, antes mesmo de você pensar em converter esse cara, é necessário pensar em estratégias de experiência do usuário.

User Experience (UX)

A experiência do usuário é um processo que nasce desde a concepção de um produto, serviço ou sistema que terá algum tipo de interação com o público.

O objetivo é entregar ao consumidor a melhor experiência em todos os pontos de contato dele com a empresa. Pode ser na navegação do site, no atendimento feito por chat ou telefone, no relacionamento de modo geral e na compra, na entrega e uso dos produtos/serviços adquiridos.

O pagespeed tem um papel importante na UX de um site. Se o site demora para carregar significa que a experiência do usuário está comprometida e consequentemente o ranqueamento nos mecanismos de busca também.

1 segundo realmente faz diferença?

Sem sombra de dúvidas! Imagina que chato perder 7% de conversões por conta de 1 segundinho de atraso?

Pois é isso que acontece. Segundo uma pesquisa da Kissmetrics, o comportamento de um consumidor online é afetado diretamente pelo tempo de velocidade do site que deseja efetuar uma compra.

E ainda mais! Seu site precisa carregar em menos de 3 segundos, pois 40% dos clientes abandonam um site que demora mais que esse tempo para carregar.

Bom, se 1 segundo de atraso reduz 7% o número de conversões, esse mesmo segundo (ou 3s de espera) reduzem a satisfação dos clientes em 16%.

Overview do PageSpeed Insight

O PSI é uma ferramenta que faz parte do Google Search Console. Ele gera uma nota de classificação da velocidade do seu site.

Essa nota é gerada a partir de uma avaliação completa dos requisitos importantes tanto para dispositivos mobile quanto para desktop.

A ferramenta a usa como critério os aspectos que influenciam a experiência do usuário em sites. A avaliação é feita em uma escala de 0 a 100 e classificada em rápida, média e lenta.

A pontuação deve ser interpretada dessa forma:

Vermelho: sites lentos, pontuação entre 0 e 49

Amarelo: sites medios, pontuação entre 50 e 89

Verde: sites rápidos, pontuação entre 90 e 100

Junto a essa pontuação, o PSI te entrega um relatório com todas as recomendações específicas para o seu site melhorar a experiência do usuário. A plataforma é bem intuitiva e autoexplicativa.

Para consultar um site é muito simples. Basta abrir a página do PageSpeed Insights e colocar no campo indicado a URL do site que deseja avaliar e em seguida apertar o botão “ANALISAR”.

ps1

Escolhi consultar um site que eu pensei que seria lento pela quantidade de vídeos disponível.
O Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos do próprio Google. Sua nota no PSI é de um site lento, o que mostra que até os sites do próprio google podem ter dificuldades de otimização de velocidade.

image--7-

Está aqui é a pontuação do Youtube no Desktop.

A primeira coisa que aparece é a nota do site e, imediatamente embaixo, uma legenda para você entender onde seu site está classificado.

O resultado da avaliação do PSI é uma lista com todos os itens que foram reprovados e aprovados. Cada item possui uma breve explicação de como corrigir, se necessário, e link para documentação completa.

Mais embaixo, você encontra os “dados de laboratório. Que são basicamente um resumo do desempenho de velocidade da página. Você consegue ver a versão resumida ou detalhada.

image--8-

image--9-

E então, ele te entrega uma lista das otimizações podem acelerar o carregamento desta página, mostrando o quanto você consegue economizar de tempo ao lado.

image--10-

O PSI te gera um diagnóstico de diversos itens que estão atrapalhando o desempenho do seu site. É só clicar sobre o item para saber a descrição completa.

image--11-

E por último ele te entrega uma lista dos itens que ele avaliou e aprovou no seu site! Oba! Mas é legal ficar de olho neles também, pois às vezes o Google te dá dicas do que pode ser melhorado ainda mais.

image--12-

O PSI é um grande adianto no processo de melhorar o desempenho do seu site. Além de te entregar todos os pontos de melhoria, você consegue consultar quantas vezes quiser.

Não restam dúvidas sobre a relevância de uma página veloz no quesito experiência do usuário. Ela pode ser o fator principal da taxa de abandono da página.

Fique atento ao blog, na semana que vem eu irei trazer dicas para você alcançar uma pontuação incrível no PageSpeed Insights.

Você já consultou a sua nota? Me conta aqui nos comentários qual foi!

Até a próxima,

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
O que o PageSpeed Insights tem a ver com experiência do usuário [+overview PSI]
Share this