/ cloud server

Os 4 principais pontos fracos da Hospedagem Compartilhada

Você sabia que um servidor de hospedagem compartilhada pode simplesmente tirar o seu site do ar? Saiba os problemas das hospedagens compartilhadas neste artigo!

Hospedagem compartilhada surgiu em meados dos anos 90 e, devido ao seu preço relativamente baixo, é o serviço de hospedagem mais utilizado no mundo para sites pequenos ou amadores.

Como esse modelo surgiu quando os sites não eram muito acessados e a internet em si pouco difundida, atualmente, esse serviço passou a ser antiquado.

No artigo de hoje, explicaremos os 4 principais pontos fracos desse tipo de hospedagem, que se mostra um péssimo recurso para sua empresa! Confira!

1. A hospedagem compartilhada não suporta muitos acessos

Já imaginou se o site da sua empresa começa a receber muitos acessos de um dia para o outro? Ótimo, né?

No entanto, por conta desse enorme número de acessos, o mesmo pode ficar fora do ar, fazendo com que sua empresa perca potenciais clientes ou que você deixe de vender pela sua loja online.

O cenário não parece dos melhores, né?

Pois é, os problemas da hospedagem compartilhada começam justamente quando você precisa elevar o nível do seu site.

Afinal, ela não suporta uma grande quantidade de acessos, e isso pode ser péssimo para a sua instituição.

Um site fora do ar prejudica bastante a experiência do usuário e pode significar uma grande perda de consumidores em potencial.

Além disso, ele passa a sensação de que a sua empresa é um tanto amadora, o que pode levar a pessoa a buscar a concorrência para uma solução mais profissional.

2. A hospedagem compartilhada é insegura

Nos últimos anos, os ataques de hackers a diversos sites é um assunto que tem sido bastante noticiado.

Eles usam diversos métodos, como o ataque DDOS (Distributed Denial of Service, em inglês), que, basicamente, se aproveita de servidores que não suportam grandes quantidades de tráfego e nem garantem a proteção contra esse tipo de ataque.

Sites hospedados em hospedagens compartilhadas estão praticamente indefesos contra esse problema, por isso, podem se tornar presas fáceis, sem qualquer tipo de resistência.

Além dos ataques DDOS, existem outras ações, como a injeção de arquivos maliciosos, que podem dominar certos servidores compartilhados.

Basta que um único site dessa rede esteja vulnerável e todos os demais poderão ser vítimas.

Lembre-se de que a hospedagem compartilhada é um serviço em que diversos sites de diferentes donos ficam hospedados, compartilhando os mesmos recursos.

Portanto, se um único site dessa hospedagem for invadido, as chances que o invasor tem de conseguir acessar os dados dos outros são altíssimas.

3. O provedor pode tirar seu site do ar por abuso de recursos

A empresa de hospedagem pode, simplesmente, tirar o seu site do ar, caso ele esteja tendo uma grande quantidade de acessos.

Isso pode acontecer até mesmo se você estiver fazendo backups, cadastros ou outra ação que utilize muitos recursos, gerando lentidão nos outros sites da mesma rede.

Fazendo uma analogia, esse processo funciona como um condomínio, em que o síndico pode te visitar e impor algumas sanções caso você faça muito barulho.

Contudo, se o seu site for uma Ferrari, porque limitá-lo à velocidade de uma carroça?

Prefira sempre um serviço de Cloud Server, pois, com ele, o seu site estará livre para utilizar os melhores recursos, de forma que todo o potencial do sistema seja utilizado.

4. A hospedagem compartilhada tem tecnologias inflexíveis

Em uma hospedagem compartilhada, você possui uma limitação de quais tecnologias utilizar, por exemplo, em quais linguagens de programação o seu site pode ser programado, quais recursos tecnológicos utilizar etc.

Já em um serviço Cloud, o desenvolvedor tem muito mais liberdade!

Ele pode utilizar todas as tecnologias necessárias, enquanto que, com uma hospedagem compartilhada, o profissional está limitado aos recursos mais populares.

Logo, dificilmente você vai ter a chance de utilizar recursos menos conhecidos que o seu site talvez precise.

Como vimos, limitação é a palavra-chave de uma hospedagem compartilhada.

Se você não quer sofrer com esses problemas, o ideal é a contratação de um serviço de Cloud Server. Assim, a sua empresa terá os recursos necessários para lidar com os novos tempos.

Quer migrar para Cloud Server, mas tem dúvidas de como escolher um? Clique aqui e conheça a solução ideal para sua empresa.

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Os 4 principais pontos fracos da Hospedagem Compartilhada
Share this