Php 7.3 is here
O PHP ainda é uma linguagem amplamente utilizada por desenvolvedores para criar sites dinâmicos, extensões de integração de aplicações e agilizar o desenvolvimento de sistemas. Ela permite a interação com o usuário por meio de links, formulários e parâmetros de URL.
Como o PHP é um software de código aberto, os desenvolvedores podem baixar e compilar o código-fonte. A última grande versão do PHP foi 7.0.0, um marco importante com desempenho significativamente melhor e menor uso de memória.
O ano passado (2018) não poderia ter encerrado com uma chave de ouro mais perfeita que o lançamento da nova versão do PHP. Durante o evento PHP Conference Brasil, liberaram o release da nova versão, 7.3.
A boa notícia é que, agora, você encontra essa última versão aqui na Configr! E ela traz uma série de novidades que são de encher os olhos e acalmar o coração.
A versão recente do PHP, vinha sendo testada desde o seu lançamento (em junho) na versão Beta. O 7.3 traz correções de bugs, novas implementações e atualizações de métodos.
E os ganhos do PHP 7.3?
Performance e desempenho
O desempenho de uma aplicação depende diretamente da configuração do seu servidor e, em especial, da memória RAM dele. Quando acontece algum tipo de sobrecarga no seu servidor, que compromete o espaço disponível da RAM,
Um dos fatores para isso acontecer é a falta de otimização e softwares desatualizados. A falta de otimização de códigos ou do código fonte podem gerar erros, aumentando o consumo de recursos do seu servidor. Mantendo as atualizações do PHP em dia, você garante que os códigos sejam sempre os mais novos e mais leves e não consome tanta memória do servidor.
Essa nova versão trouxe várias mudanças significativas de códigos que mantém sua aplicação mais simplificada e leve. Mantendo ele sempre atualizado, você garante que o desempenho e a performance sejam a melhor possível.
Segurança
Com PHP 7.3, foram corrigidas várias falhas de segurança encontradas e detalhadas no CVE. Muitas delas poderiam ser utilizadas como caminho para pessoas mal intencionadas em busca de informações ou sabotagens, o que poderia levar à perda de dados. Dessa forma, a atualização previne possíveis ataques e mantém a aplicação segura.
Novidades da versão 7.3
Algumas alterações permitem a simplificação do trabalho do desenvolvedor e deixam os códigos mais limpos. O que muda tecnicamente nesta versão PHP?
● Atribuições de referências em list() - esta versão traz uma sintaxe que permite usar a atribuição de referência com list(), o que não era possível nas versões anteriores.
● Função is_countable() - agora é possível fazer a criação de método que retorne TRUE ou FALSE para indicar se um objeto é contável.
● Funções array_key_first() e array_key_last() - Permite reunir a primeira e a última chave do array respectivamente.
● Migração do PCRE para PCRE2 - Mudança nas expressões regulares utilizando PCRE2 que utiliza a nova API, trazendo mais performance e novas funcionalidades do regex.
● Aprimoramento de hash da senha Argon2 - Ele é um algoritmo moderno de segurança para criação de HASHS de senha.
● Flexibilidade de sintaxe Heredoc e Nowdoc - Foram introduzidas duas alterações às atuais sintaxes heredoc e nowdoc: Permite que o marcador de fechamento seja indentado, e;
Remoção do novo requisito de linha após o marcador de fechamento
● Permitir trailing comma em chamadas de função e método - Permite uma “vírgula à direita” em chamadas de função torna mais conveniente acrescentar argumentos em muitos contextos em que é comum chamar uma função com muitos argumentos.
● Tratamento de exceções em erros no json_encode e json_decode - a adição de uma nova flag (JSON_THROW_ON_ERROR) de opção para json_decode() permite a alteração do comportamento de erro dessas funções. O estado de erro global não é modificado e uma exception do tipo JsonException é lançada.
Podemos notar o aumento significativo de performance que essa atualização trouxe. Também foram retiradas, ou descontinuadas, diversas atualizações que sujavam o código e pioravam o desempenho do PHP.
E como fica o PHP 7.3 na Configr?
Você consegue atualizar a versão do seu PHP de forma fácil e rápida, pelo painel da Configr, em poucos cliques você solicita a mudança. Nossos desenvolvedores treinaram o robô Domo para ele fazer automaticamente toda a instalação da nova versão no servidor!
Wordpress 5.0
Com a atualização para o PHP 7.3 será possível, também, fazer a sua atualização do Wordpress para o WordPress 5.0. Esta versão do Wordpress é a mais nova e maior atualização em muito tempo. Nela, o Gutenberg é o editor padrão e único nas instalações, mas você consegue, por meio de plugins, resgatar o editor antigo.
Faça agora sua atualização do PHP 7.3. Garanta que sua aplicação se mantenha com o maior desempenho possível e evite dores de cabeça com segurança e performances duvidosas. A documentação já está disponível no php.net e você pode conferir todos os detalhes no PHP RFC. O PHP 7.3 já é estável e está mesclado ao branch master do projeto no Github.