Configr é patrocinadora do Rails Girls Brasília
A História da Ruby e o Ruby on Rails
Em 1993 o programador japonês Yukihiro Matsumoto começou o desenvolvimento de uma nova linguagem de programação. Matsumoto queria uma linguagem que fosse ao mesmo tempo funcional e imperativa. A linguagem desenvolvida por ele, chamada Ruby, foi oficialmente lançada em 1995 e de lá para cá se tornou uma das linguagens de programação mais populares do mundo.
Muito do sucesso da linguagem se deve a um de seus frameworks mais renomados, o Ruby on Rails, lançado em 2004. O Rails é um framework livre e foi criado com o intuito de agilizar o desenvolvimento de sites orientados a bancos de dados. A usabilidade do Ruby on Rails atraiu e atrai programadores e programadoras do mundo inteiro e isso permitiu a criação de grupos e eventos especializados na linguagem e no framework.
Rails Girls
A Rails Girls, por exemplo, é uma iniciativa que busca, através de workshops, incentivar mulheres a programar em Ruby e construir grandes coisas. A ideia é que elas vejam o mundo como uma plataforma para expor e compartilhar ideias.
Isso se torna especialmente importante numa época de afirmação e empoderamento de mulheres em todo o mundo. Através do Rails Girls, mulheres de diversas idades, dos mais diversos países, assistem a workshops e têm acesso a ferramentas e a uma comunidade engajada, para que possam entender melhor a tecnologia que as rodeia e usá-la como uma ferramenta para espalhar suas ideias.
A iniciativa, surgida na Finlândia, se espalhou pelo mundo inteiro e realiza workshops e encontros de programadoras e interessadas em aprender Ruby on Rails em países como Holanda, Alemanha, Uganda, Grécia e Japão.
Rails Girls Brasília
Uma ótima notícia para programadoras e entusiastas da programação do Distrito Federal é que o evento irá desembarcar em Brasília nos dias 13 e 14 de abril. O evento abordará algumas questões sobre a linguagem, quais os passos para quem quer seguir na área e buscará responder à famosa pergunta: “Programar é difícil?”. Além disso, nos dois dias de evento as programadoras e aprendizes irão conceber e desenvolver uma aplicação web.
Para saber mais, acesse: http://railsgirls.com/brasilia.html