Home office: Veja as verdades e mitos
Home Office
Acordar cedo, tomar banho e café da manhã, enfrentar o trânsito cada vez mais caótico (seja no carro próprio ou no transporte público). Parece cansativo, não? E é!
Até chegar ao local de trabalho, o trabalhador enfrenta uma longa rotina e sua jornada de trabalho, que em geral são de 8 horas, acaba se prolongando para 11, 12 e até 13 horas.
—Essa é a realidade para a maioria esmagadora dos brasileiros—
Uma forma alternativa de regime do trabalho é o home office. Traduzindo ao pé da letra, seria o mesmo que trabalhar em um escritório na sua própria casa. Mas não precisa ser só em casa.
Trabalhar fora do ambiente da empresa, como em cafés, shoppings e praças, também é considerado home office.
Só que essa ainda é uma modalidade de trabalho pouco adotada no Brasil: segundo estudos, no Brasil, apenas 36% empresas adotam esse regime.
Há quem seja absolutamente a favor, apontando sempre vantagens no home office. Outros, no entanto, ainda são totalmente contrários.
O fato é que ainda existem muitos mitos sobre essa modalidade que acabam prejudicando a adoção desse modelo de trabalho nas empresas.
No post de hoje, listamos alguns mitos e verdades sobre a experiência de trabalhar em home office, para que você possa esclarecer algumas de suas dúvidas sobre esse tema. Confira!
É preciso ser organizado para trabalhar no modelo home office
Trabalhar em home office exige, de fato, alguns cuidados. Ter um pouco de organização é um deles, afinal não há a figura do chefe para verificar sua presença ou ausência no recinto ou, ainda, para acompanhar sua produtividade.
O ideal é que se prepare um ambiente específico para trabalhar, de modo a aumentar a concentração e evitar distrações.
Também é indicado estabelecer algumas regras, como horário de trabalho e tarefas a serem executadas, por exemplo.
Não há como trabalhar em home office com crianças em casa
Quem tem filhos sabe que a rotina da casa acaba sempre se alterando e girando em torno deles. Mas é possível, sim, estabelecer uma rotina de trabalho em casa com crianças por perto.
Mas para isso a palavra de ordem continua sendo* –organização–*
Quem tem a possibilidade de trabalhar em casa e ainda tem filhos, embora tenha opção de fazer suas tarefas a qualquer hora, precisa estabelecer um horário mínimo para dedicação exclusiva ao trabalho.
Por exemplo, se a criança vai à escola pela manhã, o é ideal é que se aproveite esse horário para dar uma boa adiantada no trabalho.
Vou trabalhar em home Office e nunca mais ponho os pés na empresa
Embora trabalhar em home office seja equivalente a trabalhar fora do ambiente corporativo, a maioria das empresas que adota esse tipo de regime permite que seus colaboradores trabalhem afastado da empresa por apenas 2 ou 3 dias da semana, sendo necessário em algumas avisar com antecedência a necessidade do home office.
Outra opção é trabalhar todos os dias da semana em home office, com a condição de comparecer em reuniões presenciais ou ir à empresa em períodos regulares (de 15 em 15 dias, por exemplo).
Cada empresa adota regras diferentes, mas na maioria dos casos o funcionário tem cumprir sim sua rotina na empresa.
Não é possível manter a produtividade
Este é um dos problemas mais temidos e que podemos considerar como um mito. Quem trabalha em home office consegue manter e, até mesmo, aumentar sua produtividade.
Só que esses bons resultados exigem do trabalhador boa organização, planejamento e dedicação. É preciso também uma boa dose de disciplina. Estabelecer um ritmo de trabalho é fundamental.
Além disso, usar a tecnologia, como o Cloud Computing por exemplo, e algumas técnicas específicasé praticamente uma obrigação para quem trabalha em home office.
Conseguiu entender um pouco mais sobre o que significa fazer home office?
Pois, então, continue ligado em nosso blog e leia também o nosso artigo sobre ferramentas essenciais para home office.