/ site

Qual a diferença entre site e domínio?

É comum pensar que domínio e site são a mesma coisa, mas esse não é um entendimento correto. Por mais que sejam complementares, eles têm funções diferentes e podem funcionar de forma independente.

Enquanto um site é composto por um conjunto de páginas web, o domínio é o registro, ou melhor, o endereço único que um site tem para ser acessado pelos usuários. Digamos que o site é uma casa, o domínio seria o endereço que as pessoas utilizam para ir até o local.

Seja você alguém que está planejando ter o próprio site ou alguém que teve a curiosidade de saber o que é e para que serve um site e um domínio este artigo irá te ajudar. Leia até o final e tire suas dúvidas.

Vem comigo!

O que é um site?

Conforme uma empresa cresce, o desejo de torná-la conhecida pelo máximo de pessoas também aumenta. Uma forma prática de alcançar muitas pessoas é com um site ativo, no qual com as estratégias corretas é possível atingir o público-alvo da empresa.

Mas você já parou para pensar o que realmente é um site? Como dito na introdução deste artigo, um site é um conjunto de páginas web armazenadas em um servidor, mas de forma mais detalhada um site é o local onde um usuário pode colocar as informações de seu negócio, caso tenha uma empresa, por exemplo.

Existem duas maneiras de construir um site:

  1. Através de códigos html (Hypertext Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto), a linguagem base da internet, pois todo site disponível é construído com base em html. Esta é a forma mais complicada de se construir um site, pois é necessário um conhecimento mais avançado em códigos para criar um site 100% funcional.

  2. Com CMS (Content Management System, ou em português, Sistema Gerenciador de Conteúdo), esse talvez você conheça pelo nome do mais famoso: Wordpress. Nesse o trabalho de criar um site é facilitado, pois o usuário não precisa digitar nenhuma linha de código (mas se quiser pode), o trabalho pesado é feito pelo gerenciador e o usuário apenas customiza o site e vê o resultado em tempo real.

Digamos que um arquiteto quer divulgar seu trabalho online, ele pode criar um perfil nas redes sociais e divulgar por lá, mas ele estaria à mercê dos layouts definidos pelas redes sociais que são iguais a todos usuários. Agora com um site, ele pode customizar e deixar o site com o design que achar mais atraente, da forma que gostar.

No próprio site ele terá mais liberdade, além de poder escolher o provedor de hospedagem, podendo ser um Cloud Server, por exemplo.

Tecnicamente falando, um site não tem limite máximo de páginas. Ou seja, pode ser desde uma única página estática que mostra de forma simples uma informação ou pode ter centenas de páginas com conteúdo diferente em cada uma, como é um blog, por exemplo.

Seja qual for o tamanho do site, ele precisa ser leve e rápido para atender os requisitos de page speed Google. Caso deseje, você pode saber a velocidade do seu site em poucos cliques no PageSpeed Teste.

Mas apenas construir um site não é o suficiente para ele ser encontrado, é necessário que ele esteja em uma hospedagem para que possa ser propagado pela internet e, assim, encontrado pelo público da empresa. E é aí que entra a função do domínio.

O que é um Domínio?

Se um site são páginas web localizadas em um servidor, um domínio é o endereço único que o usuário vai digitar no navegador para encontrá-las na internet. Um site também pode ser encontrado ao digitar seu IP no navegador, mas essa forma não muito usual ao usuário comum.

O domínio possui uma estrutura padrão, já conhecida por todos que utilizam a internet com frequência (mesmo que involuntariamente): “www.seusite.com.br”. Esse endereço completo é chamado de URL, o nome de domínio em si está após o “www”.

O sufixo “.com” é o mais comum, mas também há o “.gov” para sites governamentais, “.edu” para portais educacionais, “.med” para portais medicinais e muitos outros.

Um domínio é único, portanto, antes de registrar o domínio para seu site, você precisa verificar se o que deseja registrar está disponível para uso. Há sites que verificam gratuitamente se um endereço web está sendo utilizado.

Dica: opte por um nome curto para seu domínio, além de ser mais fácil de decorar, um nome curto é mais atraente, concorda?

Veja abaixo um exemplo de domínio:

exemplo_dom-nio

Conclusão

Após a construção do site e depois de registrar um domínio bacana para ele, o próximo e último passo para ter presença online é encontrar uma boa hospedagem de sites para que seus clientes e futuros clientes possam ter uma boa experiência online com sua marca.

Caso tenha dúvidas sobre qual hospedagem escolher, temos um artigo que mostra os passos a serem considerados antes de definir a hospedagem de seu site.

Espero ter te ajudado a entender melhor a diferença entre site e domínio. Qualquer dúvida é só comentar aqui embaixo que te responderei.

Até a próxima!

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Qual a diferença entre site e domínio?
Share this