/ aumento vendas

Seu e-commerce está perdendo dinheiro e visitas?

Como andam as vendas em seu e-commerce? Seu faturamento, taxas de conversão e ticket médio estão aumentando, permanecendo inalterados ou insistem em diminuir? Se suas métricas ou perspectivas quanto ao seu e-commerce são negativas, saiba que você pode estar equivocado e que uma revisão profunda em seu modelo de negócio e na estrutura de seu site são necessárias!

Segundo dados do E-bit-buscapé, em 2015 os e-commerces de bens de consumo e ligados a vendas para clientes finais (B2C – Business to Customer) tiveram um crescimento de aproximadamente 3% na quantidade de pedidos que juntos somaram um faturamento de 41,3 bilhões de reais, o que significa um aumento de 15,3% em seu faturamento se comparado a 2014. Enquanto isso, o setor de varejo no Brasil registrou uma queda 4.3% em seu volume de vendas em 2015, segundo o Instituto de Geografia e Estátística (IBGE).

Vamos apontar alguns problemas que podem estar prejudicando o desempenho de sua loja virtual e identificar alguns caminhos que podem ser seguidos para resolver estes problemas.

SITE LENTO

A maior vilão do seu e-commerce é a lentidão no carregamento das páginas de seu site. Este é um dos principais e maiores causadores de perda de receitas e de baixas taxas de conversão em cada uma das páginas que formam o processo de compra em seu e-commerce. Segundo a Kissmetrics, uma empresa especializada em análises de números da web, 1 segundo de delay ou 3 segundos de espera pela resposta de uma página pode reduzir em 7% a conversão esperada naquela página. Se todas as páginas de seu site tiverem a mesma performance e seu e-commerce gerar R$ 1.000,00 por dia, um delay de 1 segundo representaria aproximadamente 25 mil reais de vendas perdidas a cada ano. Existem ainda outras 4 estatísticas divulgadas pela Kissmetrics que continuam indicando o tempo de carregamento do site e a lentidão como os principais vilões de seu sucesso no mundo digital.

  • 40% dos consumidores abandonam um site se ele demorar mais de 3 segundos para carregar, e 47% deles afirmam que esperam que uma página carregue em menos de 2 segundos;

  • 79% dos clientes que realizaram um compra em seu site e ficaram insatisfeitos com a performance dele, são mais propensos a não realizar uma nova compra;

  • 44% dos compradores online vão comentar com seus amigos sobre a má experiência que tiveram aocomprar ou tentar comprar algo em seu e-commerce;

  • 52% dos compradores online afirmam que o tempo de carregamento de um site é um dos critérios que avaliam para definir a confiança que possuem para realizar a compra.

Existem duas formas básicas de melhorar a velocidade e tempo de carregamento de um site.

MELHORIA NOS CÓDIGOS DE HTML, CSS E FUNCIONALIDADES DO JAVA SCRIPT

A primeira está na melhoria nos códigos de HTML, CSS e funcionalidades do Java Script, além de melhorias relacionadas ao uso de imagens e sua correta compactação. Algumas ferramentas como o Google PageSpeed Insight são capazes de fornecer relatórios que podem ser enviados para desenvolvedores e programadores de seu e-commerce para que as devidas melhorias sejam realizadas.

Para fazer um diagnóstico de cada página de seu site, basta acessar a ferramenta, inserir a URL da página que você deseja analisar e em alguns segundos serão apresentados um valor de 0 a 100 para a sua página e sugestões com três tipos diferentes de priorização que, se implementadas, garantirão uma melhoria no tempo de carregamento daquela página.

SERVIDOR EM QUE O E-COMMERCE ESTÁ HOSPEDADO

A segunda grande questão sobre como melhorar a velocidade de seu site está relacionada ao servidor onde ele está hospedado, pois questões como lentidão para consultas ao banco de dados, falta de memória e de CPU para processar as solicitações, estruturas ou bibliotecas mal configuradas, dentre outros aspectos técnicos da hospedagem, podem diminuir a velocidade e performance do site.

Por fim, há a questão da segurança da hospedagem do site, pois caso este ambiente seja invadido, seus recursos passam a ser utilizados também por terceiros, diminuindo a disponibilidade de recursos que antes estavam voltados apenas para o próprio site.

Alex Medeiros

Alex Medeiros

Apaixonado por comunicação e marketing digital, criatividade e inovação. CMO na Configr e mestrando na FCSH.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Seu e-commerce está perdendo dinheiro e visitas?
Share this