/ CMS

O que você precisa saber sobre WordPress e Joomla

WordPress Vs Joomla qual é melhor opção?

Hoje a maioria dos Websites são administrados por poderosos CMS, permitindo que você consiga facilmente instalar Plugins e criar um site extremamente poderoso. WordPress e Joomla são usados com essa finalidade e podem te ajudar a construir um site incrível.

Escolher o Sistema de gerenciamento de conteúdo é uma decisão que pode levar bastante tempo e te deixar bem confuso no decorrer de todo o processo, basicamente porque todos são bons e podem ser boas escolhas.

Mas mesmo sendo uma boa opção qualquer uma delas e tendo algumas similaridades, existem diferenças que provavelmente vão fazer você escolher uma à outra.

No post de hoje vamos abordar características de ambas para lhe ajudar a identificar qual a melhor opção para você e suas necessidades.

WordPress

O WordPress seguramente é o mais popular CMS hoje no mercado. E tudo começou como uma simples plataforma para blog e agora é uma poderosa ferramenta para a construção de sites com temas bem diversificados.

A plataforma é bem intuitiva e para quem está começando tem inúmeros tutorias e fóruns que vão ajudar a esclarecer qualquer dúvida que você tiver.

Pontos relevantes no WordPress:

1- Muito fácil e rápido de instalar.

Fazer o set up no WordPress é bem tranquilo e você literalmente pode configurar e instalar os Plugins em seu site em alguns minutos.

2- Altamente Customizável.

O WordPress tem centenas de temas e Plugins que fazem a customização do seu site extremamente simples. Você consegue facilmente encontrar várias opções gratuitas e deixar seu site bem turbinado com uma aparência incrível.

3- Comunidades.

Se você tiver algum problema na configuração ou com algum tema na construção do seu site, com certeza você vai encontrar suporte na comunidade do WordPress. Além disso, quase todos os temas e Plugins que você irá utilizar têm um time de desenvolvedores  dedicados para te auxiliar.

** Joomla**

É uma plataforma de CMS incrivelmente flexível e atualmente vem sendo usada por um número gigantesco de sites. Podemos afirmar que é a segunda maior, ficando atrás só do WordPress.

Vários tipos de sites podem se beneficiar usando essa Framework, desde empresariais, escolas, business e tantos outros, a lista é bem grande.

Aqui vale uma ressalva, embora Joomla seja bem poderosa ela não é tão amigável para iniciantes, claro que você consegue construir um poderoso site, mas caso programação não seja o seu forte é melhor então contratar alguém que saiba, porque o Joomla é bem técnico.

** Pontos relevantes no Joomla**:

1- É possível criar uma rede social

Joomla permite que você facilmente crie uma rede de relacionamento começando do zero.

2- Indicado para criação de E-commerce

Se você for desenvolver um E-commerce com certeza deve considerar faze-lo com Joomla, dá para criar com WordPress também, mas o Joomla tornar o processo mais eficaz.

3- Nível médio de habilidades técnicas

O Joomla requer um bom entendimento técnico. Não é necessário ser expert, mas saber o que está fazendo é primordial para operar o Joomla. Você precisa ter um pouco de confiança em suas habilidades para desenvolver features “parrudas”.

Como definir a melhor opção para você

—Não há uma resposta 100% correta— ambos possibilitam você atingir seu objetivos e são bem poderosos para suprirem suas necessidades. O que você precisa fazer é analisar que tipo de website você quer construir, quais as características, quem será sua audiência, etc...

Se você for iniciante, não entender nada de programação e tem pressa para colocar seu projeto no ar o quanto antes, então com certeza a melhor opção será o WordPress.

Agora, se você já tem certo conhecimento um pouco de habilidade técnica e pretende desenvolver um **projeto voltado para****e-commerce ou até mesmo uma rede social, **então definitivamente a melhor opção é o Joomla.

Espero que esse post ajude você a tomar uma decisão mais assertiva sobre qual plataforma de CMS escolher. Lembre-se não existe decisão errada, você consegue trocar de plataforma mais tarde, caso precise ou queira.

O importante é decidir qual sistema de gerenciamento de conteúdo você irá trabalhar, é essencial saber também que existem outros fatores com peso forte no desenvolvimento do seu negócio**.**

Alex Medeiros

Alex Medeiros

Apaixonado por comunicação e marketing digital, criatividade e inovação. CMO na Configr e mestrando na FCSH.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
O que você precisa saber sobre WordPress e Joomla
Share this